Localizado exclusivamente na América do Sul (Guiana Francesa, Brasil, Paraguai, norte da Argentina, norte da Bolívia) e, embora frequentemente associado a florestas tropicais, na verdade ele frequenta uma grande variedade de ambientes. Encontra-se voluntariamente em matas ciliares, savanas arborizadas, plantações de coqueiros, cana-de-açúcar e palmeiras, se houver árvores grandes o suficiente. De fato, seu alcance não inclui ou uma proporção muito pequena da floresta amazônica. A seguir, algumas informações sobre os tucanos, em especial onde eles fazem seus ninhos.
Traços de Caráter Comportamental
O tucano não é um pássaro selvagem e chega a entrar em casas para roubar comida sem se preocupar com cães. Esse animal voador é claramente arbóreo e repousa pouco no chão. Com pernas robustas e dois a dois dedos , ele agarra os galhos e prefere pular em vez de voar de um para o outro.
Às vezes, ele se joga entre duas árvores em um vôo ondulado. Ele então alternar séries de batidas e planos descendentes curtos, asas estendidas. Embora não sejam tão sociáveis quanto outros tucanos, às vezes formam pequenas faixas que ficam nas árvores ou voam na fila. Os membros desses grupos, especialmente entre casais, preparam um ao outro a plumagem do final de sua longa conta laranja ou oferecer-se comida. Eles se comunicam com gritos típicos como os do sapo. Ao contrário de outros pássaros que se banham ao nível do solo, os tucanos o fazem nas árvores. Eles usam para essas poças de água da chuva mantidas na cavidade de grandes troncos.
Dieta
O tucano se alimenta principalmente de plantas, incluindo frutas, frutos e sementes. Também captura insetos e aranhas na folhagem e na casca. Ele pega pequenos lagartos ou cobras e ataca os ovos e filhotes de pequenos pássaros. Os alimentos geralmente são apanhados com a ponta do bico . Toco Toucan tem um 15 centímetros linguagem longa que ajuda a lidar com alimentos. Os sulcos correm ao longo dos lados da língua, alargando-se para formar no final uma espécie de pincel. Uma vez que a peça bem no lugar, o tucano endireita o bico verticalmente para engolir. Se a porção for muito grande, o pássaro a segura com uma perna e a rasga com o bico.
Ninho
O tucano se aninha no fundo de um buraco cavado na madeira podre de uma árvore ainda viva. A cavidade, cuja entrada apenas deixa a passagem para o pássaro, pode ser usada por vários anos seguidos.Se a caixa for muito estreita, o tucano poderá aumentá-la, mas não poderá perfurar a madeira saudável para criar uma.
O ninho não está cheio, mas as sementes regurgitadas frequentemente acabam formando um colchão sob os ovos. A desova geralmente consiste em 2 a 4 ovos que os dois adultos incubam por sua vez. Na eclosão, os jovens estão nus e cegos, sem o mínimo para baixo . Eles são alimentados com frutas e insetos por machos e fêmeas e crescem em poucas semanas. A plumagem aparece após um mês. A partida do ninho é entre 47 e 49 dias.
- Guiana, Bolívia, Paraguai, Brasil (savanas do Cerrado) e norte da Argentina (selva de Misiones). Ao contrário de outras espécies, este pássaro prefere espaços abertos, como savanas e áreas com pouca floresta.
- Se alimenta principalmente de frutas e pode ocasionalmente comer insetos, répteis e ovos de outras aves.
Qual a Importância do Tucano?
Ao ver este pássaro com plumagem brilhante, é difícil resistir à admiração e surpresa. A primeira pergunta que pode surgir quando se olha para um tucano é como um pássaro tão pequeno consegue voar com um bico tão grande. No entanto, a natureza foi, como sempre, sábia e dotou esse bico de penas, que, apesar de sua maciça aparente, é muito leve. Sua leveza se deve ao fato de que consiste em câmaras de ar e camadas de placas de queratina. O bico não lhes causa nenhum inconveniente durante o voo ou durante a refeição. Pelo contrário, é muito conveniente para pegar o prato principal dos pássaros – frutas. Também seu objetivo é espantar inimigos, termorregulação e uso durante jogos de acasalamento. Os tucanos se reproduzem uma vez por ano. Na época do acasalamento, eles são divididos em pares e vivem com a sua “metade” até o final da vida, ou seja, são caracterizados pela monogamia.
https://www.youtube.com/watch?v=wSjaM1P15os
A forma do bico varia dependendo da idade do indivíduo. Assim, em bebês é plana, a metade superior é mais longa que a inferior. Assim, ele foi projetado para tornar mais conveniente para os pais colocarem comida nele. Nos próprios pais, o bico será achatado nas laterais. Seu comprimento atinge cerca de 20 a 35 cm – cerca de um terço do comprimento do corpo. A borda é equipada com entalhes que ajudam o pássaro a segurar os frutos das árvores e a limpar a pele. A cor do bico é geralmente cores saturadas brilhantes – amarelo, vermelho, laranja, verde, embora possa ser preto.
Também encontrado em florestas montanhosas a uma altitude de 3000 m acima do nível do mar. Eles podem viver perto de habitações humanas, em parques e jardins da cidade. Nos locais de residência, eles têm o título de habitantes mais barulhentos e barulhentos – seus sons dificilmente podem ser gritados por mais alguém na selva. Por isso foram apelidados. Eles também gostam de tirar o bico alto. Na natureza, os tucanos preferem comer alimentos vegetais – frutas e bagas. No entanto, ocasionalmente, quando não é possível encontrar alimentos vegetais, eles podem comer insetos, lagartos, aranhas, invertebrados, cobras, ovos e filhotes de outras aves.Os tucanos levam uma vida cotidiana, instalam-se nos galhos. A maior parte do tempo é gasta em árvores; raramente elas caem no chão com relutância. Eles também tentam voar com pouca frequência, porque não são muito espertos nesse assunto. É difícil para eles subirem, para que não passem muito tempo no ar.
Portanto, torna-se vital respeitar esse animal, tanto seu ninho como seus filhotes e presas. Essencial para a história, cultura e vegetação brasileira, símbolo de uma nação e presente estampado na nossa moeda, o tucano é um dos principais expoente da fauna e flora brasileira. Preserva-lo é necessário, em meio a tantos ataques que nossas florestas, praias e animais andam recebendo, políticas que contemplem a sobrevivência dos tucanos são fundamentais.