Os tucanos são animais exuberantes que chamam muita atenção pelo seu bico grande e colorido. São aves imponentes que apresentam diversas cores e tamanho. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre eles. Preparado? É só conferir!
Características dos Tucanos
As aves possuem olhos pretos e azuis. Sua postura sempre com o peito estufado nos indica que ele é um animal independente e muito diferenciado. Suas penas possuem coloração de acordo com a espécie que eles fazem parte e podem se apresentar nas cores: preta, azul, amarela, verde, vermelha ou uma grande combinação de todas elas. Um verdadeiro espetáculo para os nossos olhos!
São pássaros nativos da região amazônica e do pantanal brasileiro. Também é possível encontrar tucanos na Mata Atlântica e áreas litorâneas. Possuem a habilidade de voo pouco desenvolvida e podem realizar pequenos pulos para trocar de árvores.
De forma geral são animais que se alimentam de vegetais, sementes e frutas. Existem espécies que também agregam à alimentação alguns animais como ratos e até mesmo outros pássaros.
Ninho dos Tucanos
Essas aves geralmente escolhem a parte oca das árvores para construírem os seus ninhos. É nesse local que as fêmeas dos tucanos colocam os seus ovos que podem gerar até quatro pequenos filhotes.
Os ovos são chocados por mais de quinze dias e após nascerem os filhotes eles são alimentados pela mamãe tucano até que adquiram maturidade para conseguir alimentação por conta própria. Isso pode durar aproximadamente um mês e meio.
Durante o período de incubação dos ovos, tanto macho quanto a fêmea se revezam para os cuidados ou realizar mudanças de local do ninho caso seja necessário. Dentre as espécies mais encontrada no nosso país podemos citar: tucano de bico verde, tucano de papo branco e tucano toco. Estima-se que existam mais de trinta espécies do animal.
Hábitos dos Tucanos
Além do Brasil, podemos encontrar tucanos também na Argentina e no México. Eles pertencem à família dos Ramphastida. Seu grande bico tem uma função muito importante: liberar calor.
Os tucanos não costumam ser aves que migram para outros lugares e podem ser encontrados sempre em bandos na parte de cima das árvores. Sua alimentação é complementada com pequenos animais como os insetos.
Um hábito muito interessante da ave é que eles possuem a capacidade de esconder o bico em suas asas quando vão dormir. Eles também são verdadeiros agricultores e são responsáveis por dispersar sementes pela natureza e proporcionar o desenvolvimento de diversas espécies de plantas.
https://www.youtube.com/watch?v=wSjaM1P15os
Tipos de Tucano
Conheça algumas das principais espécies de tucano:
Tucanuçu
Pode ser encontrada na região amazônica e mede mais de cinquenta centímetros. Seu bico é laranja com uma mancha negra. Suas penas são pretas e é uma das espécies mais bonitas encontradas na natureza.
Tucano de bico preto
Essa espécie habita diversos estados brasileiros das mais diversas regiões do país. Seu nome científico é Ramphastos vitellinus.
Tucano Grande E Papo Grande
Possuem um porte um pouco maior e podem chegar a medir quase sessenta centímetros. Encontrados na Amazônia e em alguns países da América.
Tucano De Bico Verde
Possui o nome científico de Ramphastos dicolorus e pode chegar a pesar até 400 gramas. Pode ser encontrado nas regiões sudeste e sul do Brasil, além de alguns países sul-americanos. Seu papo é amarelo.
Outras Informações Sobre os Tucanos
Vamos conhecer algumas curiosidades sobre essas aves tão exuberantes?
- Os tucanos preferem regiões com climas tropicais. As florestas são o seu habitat natural preferido e eles podem ser encontrados no Brasil, Argentina, Guiana e em alguns outros países.
- As asas do tucano são curtas. Já os seu bico e sua cauda possuem um comprimento longo. Para ter uma ideia, o bico do tucano pode chegar a medir quase 25 centímetros. Inacreditável, não é?
- O bico da ave é formado de queratina e diferente do que muitas pessoas pensam, ele não é pesado. Dessa forma, é possível que o tucano possa voar com tranquilidade.
- É exatamente a cor do bico do tucano que é utilizada para definir a espécie que o animal pertence. As mais conhecidas são: tucano do bico preto, tucano do bico verde, tucano do bico amarelo.
- Você sabia que os tucanos aproveitam ninhos de outras aves que foram abandonados? Quando os pequenos filhotes nascem eles não possuem nenhuma pena e o seu bico ainda é bem curto. Mesmo após o crescimento dos novos integrantes é muito comum que os tucanos permaneçam convivendo em família.
- Os tucanos podem invadir ninhos de outras aves e utilizá-las para alimentação. Os ovos também são devorados com o auxílio do bico que possui pequenas serras e são essenciais para comer frutas e alguns alimentos.
- São animais barulhentos e ao realizarem o voo emitem um som muito característico.
- Felizmente a espécie ainda é encontrada com facilidade no Brasil. Entretanto, são comumente vítimas da caça ilegal e vendidos no tráfico de animais. Em algumas situações eles costumam morrer nos primeiros dias em que são presos, já que não é uma espécie que se adapta ao cativeiro.
Nosso artigo acaba por aqui, mas você pode continuar visitando o Mundo Ecologia e acompanhar ainda mais novidades sobre plantas e animais. Que tal compartilhar esse conteúdo com os amigos e nas suas redes sociais?
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre essa ave ou se você quiser deixar uma sugestão é só nos deixar um comentário, ok? Seja sempre muito bem-vindo (a) no nosso site! Esperamos encontrar você o mais breve possível. Até mais!