O golfinho é um mamífero que pertence à ordem dos cetáceos, e ao filo cordata. Eles estão presentes por quase todo o planeta, nos ambientes marinhos, exceto nos polos. Os golfinhos mais comumente encontrados no Brasil são o boto-cor-de-rosa, o golfinho-nariz-de-garrafa, tucuxi, golfinho-rotador, o boto-cinza e o toninha.
Os golfinhos são animais dóceis, divertidos e interativos. Eles se socializam muito bem com seres de outras espécies, inclusive com os seres humanos.
No post de hoje, vamos descobrir onde encontrar os golfinhos no Brasil e no Mundo e em quais praias eles são mais comuns. Continue lendo…
Onde Encontrar Golfinhos no Brasil
Confira abaixo alguns lugares onde encontrar golfinhos no Brasil:
1 – Ilha do Superagui (Paraná): essa ilha é parte integrante do Parque Nacional do Paraná, e contém manguezais e praias desertas. Nela, os golfinhos costumam nadar em meio aos barcos de pesca ancorados na região. Quem quiser, pode até aproveitar para nadar perto deles.
2 – Fernando de Noronha (Pernambuco): a Baía dos Golfinhos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, é o melhor lugar para quem deseja conhecer os animais. Diariamente, chegam às praias de Fernando de Noronha para se reproduzirem, para descansarem, para se proteger dos predadores e também para cuidarem dos seus filhotes.
3 – Baía dos Golfinhos (Santa Catarina): essa praia é considerada como uma das melhores para encontrar golfinhos, uma vez existem centenas desses animais espalhados pelas suas águas. Para chegar ao local, é possível ir de barco ou por terra. Durante o trajeto, os visitantes conseguem avistar esses mamíferos pelo caminho.
4 – Baía Formosa (Rio Grande do Norte): a Baía Formosa se localiza bem próximo da Praia da Pipa. Durante os passeios monitorados, é possível ver os golfinhos. Outro local de onde também é possível observá-los é da “Praça do Pôr do Sol”, que se localiza bem no centro da cidade. O melhor horário para realizar os passeios é durante a manhã. Nesse horário, os animais ficam mais aparentes, pois a maré está mais baixa.
5 – Ilha do Cardoso (São Paulo): os golfinhos podem ser vistos durante o trajeto de lancha, de balsa ou de barco. Eles costumam nadar lado a lado com as embarcações, em especial na parte ocidental dessa ilha. E causam muito encantamento aos turistas.
6 – Praia do Curral (Rio Grande do Norte): também conhecido como Baía ou como Enseada dos Golfinhos, esse é um bom lugar para nadar e para observar esses animais. Eles recebem os visitantes fazendo acrobacias e dando saltos. Para chegar a esse local, dá para ir fazendo uma caminhada na beira do mar, ou em um passeio de barco.
Onde Encontrar Golfinhos no Mundo
Conheça abaixo mais alguns lugares onde encontrar golfinhos pelo mundo:
1 – Cancún (México): além de oferecer ao turista lindas praias, em Cancún também é fácil ver os golfinhos em passeios e diretamente do seu habitat natural. Também dá pra nadar e mergulhar com esses animais em ambientes controlados. O turista pode, dentro do aquário, tocar os golfinhos, fazer truques, nadar e brincar com eles.
2 – Flórida Keys (Flórida – EUA): a Flórida possui lindas praias e muitas oportunidades de entretenimento. É um local ideal para aquelas pessoas que desejam ver golfinhos. E a Flórida Keys é o melhor lugar dessa região para encontrar esses mamíferos, pois é onde eles são mais abundantes. Além do mais, quem quiser uma aproximação maior ainda com os golfinhos, pode nadar com eles em um parque aquático daquela área.
3 – Havaí (Estados Unidos): um dos pontos principais do Havaí para encontrar os golfinhos é a Baía Kealakekua. Os melhores horários para avistar esses animais são no pôr do sol ou na parte da manhã, nas primeiras horas do dia. O golfinho-rotador é a espécie mais comum nessa região. Eles têm o costume de fazer acrobacias para acompanharem os passeios de barcos para Niihau e para Na Pali.
O golfinho-riscado é outra espécie que, às vezes, também costuma ser encontrada por lá. No Havaí, também existem parques nacionais marinhos, onde os turistas podem nadar com os golfinhos.
4 – Grand Bahama (Caribe): considerada como a maior ilha das Bahamas, esse local é um dos principais roteiros procurados por mergulhadores, por apresentar jardins de corais e buracos azuis. É outro local onde é possível mergulhar com golfinhos no seu habitat natural.
5 – Los Cabos (península Baja Califórnia – México): essa região apresenta uma beleza natural surpreendente. Além de ser um local onde também é possível encontrar baleias e golfinhos. O melhor período para avistar esses animais é entre os meses de janeiro a abril. Já a Baía Madalena é um verdadeiro santuário de baleias cinza. Elas vêm para procriar nesse local. Dessa forma, ao passear de barco por essa área, é possível ver filhotes de golfinhos e de baleias. No parque aquático, o visitante também pode nadar com os golfinhos.
6 – Papau (Micronésia): um verdadeiro lar dos golfinhos e que podem ser vistos durante os passeios de caiaque e de barco. Há também encontros programados e mergulhos em alto-mar. Se desejar, o visitante pode ainda acompanhar o treinamento de um dia do golfinho da reserva.
7 – Punta Cana (República Dominicana): é possível ver os golfinhos em dois parques em Punta Cana. Em um desses parques, o turista pode, além de vê-los, brincar e nadar com eles. No outro parque, os turistas podem ver shows, onde as atrações principais são os golfinhos e os leões-marinhos.
8 – Roatán (Honduras): local ideal para os mergulhadores, repleto de enormes paredões cobertos por esponjas do mar, recifes de corais e os belos golfinhos.
9 – Shar Bay (Perth -Austrália): a Baia, Patrimônio da Humanidade, cujo nome faz referência à tubarões, é repleta de golfinhos que, todos os dias, entram na área para interagir com os turistas e para nadar. No Money Mia, existe um programa especial para proteger os animais. E é lá o melhor ponto para avistar os golfinhos.
10 – South Padre Island (Texas – Estados Unidos): um dos principais passeios para os visitantes do South Padre Island é aquele feito para avistar os lindos golfinhos. Os dois melhores locais para que os turistas possam interagir com els são a Enseada dos Golfinhos e a Madre Bay.