Apesar de ter alguns milímetros de largura e viver pouco mais de um mês, as moscas estão entre os insetos mais numerosos e disseminados do planeta. Estima-se que para cada pessoa no mundo haja 17 milhões de moscas e que haja pelo menos um milhão de espécies diferentes.
Uma Descrição Resumida Dessas Pragas
As moscas que entram na casa pelas janelas têm geralmente entre 6 e 7 milímetros de comprimento e uma envergadura de asa quase dupla. Não é fácil distinguir uma fêmea de um macho, mas em geral as fêmeas têm asas mais longas que os machos, que por outro lado têm pernas mais longas. Os olhos das fêmeas são claramente separados, enquanto nos machos a distância é muito menor. Uma mosca doméstica tem um total de cinco olhos.
Os olhos mais óbvios da mosca são aqueles compostos, grandes nas laterais da cabeça e de cor avermelhada. Eles são usados para ver imagens e são compostos de uma infinidade de elementos minúsculos chamados ommatidia, que podemos considerar uma versão muito simplificada do nosso olho.
As características e o funcionamento variam entre insetos diurnos, como a mosca doméstica, e noturnos. No primeiro caso, os ommatídios percebem os raios solares chegando paralelos ao seu eixo: reunindo a miríade de percepções de ommatídios, temos uma visão em mosaico bastante clara, especialmente se o inseto estiver em ambientes muito claros.
Além dos dois olhos compostos, as moscas têm três olhos primitivos na cabeça, muito mais simples, chamados ocelli. Eles não percebem imagens, mas apenas variações de luz. Eles são uma ferramenta essencial, especialmente para detectar a posição do Sol, mesmo no caso de nebulosidade, para manter a orientação correta nas fases de vôo.
As moscas são muito mais rápidas do que nós para processar as imagens que saem de seus olhos; estima-se que sejam sete vezes mais rápidas que as nossas. Em certo sentido, é como se eles nos vissem em câmera lenta em comparação a nós, e é por isso que são tão difíceis de capturar ou esmagar: eles percebem com o tempo o movimento da nossa mão ou do mata-moscas, voando para longe antes de dar um mau fim.
Onde as Moscas Dormem À Noite? Onde Elas Se Escondem?
A maioria das espécies de moscas são de fato apenas folhetos diurnos, disse um curador da divisão de zoologia de invertebrados do Museu Americano de História Natural de Nova York. Elas exigem luz polarizada para guiá-los visualmente. “À medida que o dia se põe, as moscas se refugiam sob folhas e galhos, galhos e troncos de árvores, caules de grama alta e outras plantas”, disse o cientista.
“Eles normalmente não passam a noite no chão. Ciclos claro / escuro são o principal determinante nos tempos de vôo das moscas”, disse, “afetados um pouco pela temperatura”. Certos tipos incluindo mosquitos e moscas da areia, são alimentadores crepusculares, preferindo o amanhecer e o anoitecer, enquanto outros preferem a noite.
Moscas negras que estão intimamente relacionadas com mosquitos, são ativas apenas durante o dia ou períodos de crepúsculo. Os tipos de moscas que a maioria das pessoas consideram moscas, incluindo moscas domésticas, são verdadeiramente diurnas. Alguns, como a mosca da fruta Drosophila, preferem manhãs e noites frias e úmidas.
As Moscas Dormem?
Cerca de uma década atrás, pesquisadores da Universidade de Queensland realizaram um estudo sobre moscas para estudar sua capacidade de dormir. O estudo sugeriu que o ciclo do sono nas moscas é muito semelhante ao dos seres humanos. O sono humano envolve dois estágios:
Estágio de movimento rápido dos olhos, também conhecido como sono leve (durante o qual podemos ver sonhos). Um estágio também conhecido como sono profundo. Da mesma forma, o ciclo do sono das moscas também consiste em dois estágios, ou seja, o sono leve e o sono profundo. Este estudo estabeleceu um fato inovador que mesmo os menores cérebros de animais precisam dormir para funcionar corretamente.
As moscas dormem principalmente durante a noite, mas às vezes também tiram um cochilo durante o dia. Geralmente, as moscas não procuram áreas de dormir livres de predadores, mas apenas dormem em qualquer lugar. Moscas podem ser encontradas dormindo no chão, paredes, cortinas, folhas de plantas etc.
Fatos Curiosos Sobre Moscas E Seu Sono
As moscas dormem a maior parte do sono diário necessário durante a noite. No entanto, elas também tiram alguns cochilos curtos durante o dia. O ciclo do sono de uma mosca é afetado da mesma maneira por certas drogas, assim como ocorre nos seres humanos. Por exemplo: produtos químicos como cafeína e cocaína mantêm as moscas acordadas.
Enquanto anti-histamínicos ou bebidas alcoólicas os deixam sonolentos como os humanos. As moscas precisam dormir mais em climas quentes do que em climas ligeiramente mais frios. Se não for permitido às moscas, dormir em paz por uma noite, elas tentarão dormir mais no dia seguinte para compensar isso. Isso é chamado de recuperação do sono.
O aumento da privação do sono nas moscas pode afetar sua memória. Em outro estudo, os pesquisadores descobriram que o bebê mosca precisa de mais sono do que o adulto. Moscas juvenis requerem mais sono para o desenvolvimento do cérebro.
As Moscas São Pragas?
A mosca tem um papel importante nos processos de decomposição de material orgânico, como as carcaças de animais que não são coletados e descartados (cães, gatos, ratos, pombos). O problema surge quando a presença deles é abundante. Ao viver com a decomposição do material orgânico, as moscas podem ser o vetor mecânico de bactérias como salmonelose, enterobactérias, protozoários e ovos de vermes responsáveis pela parasitose em humanos, principalmente nos países em desenvolvimento.
A mosca vive em ambientes muito sujos, portanto, o único perigo é a contaminação das superfícies, mas é suficiente para evitar que as moscas entrem nos espaços domésticos ou locais públicos, onde há manipulação de alimentos. Apenas tome medidas como cortinas de ar em restaurantes ou colocação de iscas ou armadilhas no exterior que permitam que as moscas sejam interceptadas antes de entrar.
As moscas são atraídas por substâncias açucaradas. Uma maneira de monitorar a presença de moscas é usar painéis cromotrópicos de cor amarela, uma cor que atrai a mosca, com um fundo de cola e polvilhado com uma substância açucarada, como o mel. O ar condicionado é um bom aliado, pois ajuda a mantê-los afastados. As moscas são animais de sangue frio e não gostam de baixas temperaturas: no verão são muito animadas, quando as temperaturas baixam, os reflexos são menos ativos. Até a rede mosquiteira é uma excelente ferramenta de defesa.