Como um carnívoro de nível superior, o felino ajuda a manter uma diversidade de espécies, regulando o número de presas e competindo com outros carnívoros menores. As onças-pintadas também são importantes na cultura humana, freqüentemente desempenhando um papel central nas histórias, canções e orações dos povos indígenas.
Ainda hoje, as onças-pintadas foram quase eliminadas dos Estados Unidos e as populações da América Central e do Sul estão caindo por causa da destruição de habitats, caça de troféus e conflitos com seres humanos.
Para que as onças retornem aos Estados Unidos, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA deve revisar seu plano de recuperação para apoiar a restauração das onças-pintadas em toda a gama de ambientes ecológicos que eles ocupavam antes de serem erradicados.
Impacto dos Defensores
Os defensores tiveram um papel fundamental em ajudar a estabelecer a Reserva Jaguar do Norte em Sonora, México, para proteger a população de onça-pintada restante no norte.
Os advogados estão defendendo que o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA adote critérios de recuperação mais significativos para ajudar as onças a se recuperarem em uma porção maior de sua faixa no sudoeste americano. Isso inclui a avaliação de todo o potencial habitat de onça-pintada em sua faixa histórica.
Os advogados estão promovendo métodos não letais inovadores e baseados na comunidade para diminuir o conflito humano-carnívoro, como o uso de cavaleiros, algumas das quais técnicas podem funcionar para onças-pintadas.
Também estamos lutando vigorosamente contra a construção de um muro de fronteira entre os EUA e o México que impediria a migração de onças-pintadas entre os dois condados e o habitat viável.
No nível internacional, os Defensores estão defendendo medidas de política internacional que imponham a proibição internacional do comércio de onças-pintadas e peças e produtos de onças-pintadas.
Os defensores fornecem apoio contínuo aos países latino-americanos para combater o comércio ilegal e é patrocinadora da primeira oficina de onça-pintada da Bolívia em 2019.
As onças-pintadas estão sendo mortas por causa de conflitos percebidos com o gado e perseguidos por troféus e como substituto dos ossos de tigre na Ásia.
A perda de habitat também é um grande problema para a população do norte e o muro da fronteira EUA-México ameaça bloquear as rotas de migração da onça-pintada.
Taxonomia
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Carnivora
- Família: Felidae
- Gênero: Panthera
- Nome científico: Panthera onca
- Nome comum: Jaguar, Onça-Pintada
- Grupo: Mamífero
- Número de espécies: 1
- Localização: América Central e do Sul
- Habitat: Floresta tropical, pântano e várzea
- Cor: Bronzeado, Amarelo, Marrom, Branco, Preto
- Tipo de Pele: Pele Tamanho: 1.1m – 1.9m
- Peso: 36kg – 160kg
- Velocidade máxima: 80 km / h
- Dieta: Carnívoro
- Presas: Cervos, Capivara, Anta
- Predadores: Humanos
- Estilo de Vida: Crepuscular
- Comportamento do Grupo: Solitário
- Tempo de vida: 12-15 anos
- Idade de maturidade sexual: 3-4 anos
- Período de gestação: 90-105 dias
- Nome dos Jovens: Filhote
- Idade do Desmame: 3 meses
- Status de Conservação: Ameaçado
- Tamanho estimado da população: 15.000
- Maior ameaça: caça e perda de habitat
- Característica mais distintiva: belo padrão de pele com rosetas
- Curiosidade: O maior felino do continente americano!
- Classificação e Evolução
A onça é o maior felino do continente americano e é o único dos “grandes” gatos do mundo a ser encontrado no Novo Mundo.
As onças-pintadas estão intimamente relacionadas aos leopardos e têm várias características semelhantes, incluindo o padrão de manchas distintas em seus pêlos.
A onça é o terceiro maior gato do mundo, atrás do Tigre e do Leão, e é conhecido por seu imenso poder e agilidade.
De fato, diz-se que o nome Jaguar, outro nome pelo qual ela é conhecida, vem da palavra nativa americana yaguar, que significa “aquele que mata com um salto”.
Apesar de seu poder incrível, as onças-pintadas têm sido caçadas através dos tempos principalmente por seu pêlo incrivelmente bonito.
Embora agora seja proibido caçar peles de onça-pintada, os números da população diminuíram em grande parte de sua faixa natural, com as onças-pintadas desaparecendo completamente de várias áreas.
Anatomia e Aparência da Onça-Pintada
A onça é um animal grande e musculoso que tem um corpo mais pesado e mais robusto que o de um Leopardo.
Eles têm uma cabeça grande e larga com mandíbulas tão fortes que dizem ter a mordida mais poderosa de todos os gatos do mundo.
As onças-pintadas tendem a ter uma cobertura de pêlo castanho escuro ou amarelo escuro, pontilhado com padrões mais escuros de rosas semelhantes aos de um leopardo (além do fato de que eles têm manchas escuras no meio).
O padrão do pêlo da onça-pintada é único para cada animal, assim como as impressões digitais são únicas para cada pessoa e, apesar de sua beleza, ele realmente atua como a camuflagem perfeita na selva circundante.
Essa camuflagem é tão vital para suas chances de sobrevivência, que as onças encontradas na floresta tropical são mais escuras e geralmente menores do que os encontrados em áreas mais abertas.
Distribuição e Habitat
A onça é nativa do Hemisfério Ocidental, onde habita principalmente as florestas tropicais da América Central e do Sul.
Embora a extensão histórica da onça-pintada se estendesse por todo o continente e até mesmo nos estados do sul dos EUA, hoje eles estão confinados a bolsões remotos de floresta tropical, particularmente na úmida Bacia Amazônica.
As onças-pintadas tendem a preferir selva densa, densa e úmida, onde há cobertura suficiente para caçar com sucesso e depois emboscar presas.
Eles quase sempre são encontrados perto da água e preferem um pantanal permanente ou florestas inundadas sazonalmente.
A onça foi severamente afetada pela perda de habitat em grande parte de sua área natural, juntamente com caçadores furtivos que a matam quando se aproximam demais das fazendas de gado.
Comportamento e Estilo de Vida da Onça-Pintada
Embora esse animal indescritível passe a maior parte do tempo descansando na segurança das árvores ou caçando na densa vegetação, as onças estarem nas proximidades de águas como planícies de inundação e rios de movimento lento (o que é raro entre os felinos), e eles raramente se aventuram em áreas áridas e mais desérticas.
Ela é uma excelente nadadora e pode se mover através da água a uma velocidade surpreendente, principalmente quando está em busca de presas.
Como em muitas outras espécies de gatos, a onça é um animal solitário, com exceção dos primeiros dois anos que os filhotes passam com a mãe.
Os machos são particularmente territoriais e, embora sua área de residência se sobreponha à de várias fêmeas, eles defenderão seu sistema ferozmente de outros machos.
As onças marcam seus territórios com urina, arranhando marcas nas árvores e afirmando-se com gritos vocais.