Ofiúros comum, ou estrelas serpentes, parentes da estrela-do-mar, cujo nome científico é Ophiothrix fragilis são comumente encontradas na costa das Ilhas Britânicas, bem como em todas as outras costas que fazem fronteira com o Mar do Norte e por todo o Oceano Atlântico oriental, ao sul do Cabo da Boa Esperança. Eles também são encontrados nas ilhas açorianas.
Habitat dos Ofiúros Comuns
Ofiúros comuns são epifauna e vivem em grupos extremamente grandes em alto mar de até 2000 indivíduos, conhecidos como leitos de estrelas. Dentro da zona entremarés, são mais frequentemente encontrados individualmente.
Eles geralmente preferem substratos duros (fundos de areia e conchas) e geralmente são encontrados sob conchas ou rochas, mas também podem ser encontrados em recifes rochosos e substratos moles. Esta estrela frágil é encontrada em águas rasas, mas também com profundidade de 350 m., e prefere áreas com corrente forte. Como altos níveis de sedimentação podem impedi-los de se alimentar e eventualmente interromper a respiração, essa espécie evita áreas de alta sedimentação.
Características dos Ofiúros Comuns
Ofiúros comuns têm coloração enigmática, ajudando-as a evitar a predação. Os indivíduos geralmente são vermelhos, brancos ou marrons e alguns também são com faixas ou manchados.
Os discos centrais do corpo variam de 2 a 20 mm. de diâmetro e as cinco pernas são muito longas e finas (geralmente cinco vezes o diâmetro do corpo em comprimento) e são segmentadas, com pés de tubo e sete espinhos serrilhados por segmento. O corpo central também é coberto de espinhos.
Ciclo de Vida dos Ofiúros Comuns
Ofiúros comuns têm três estágios principais da vida: larva, juvenil e adulto.
O desenvolvimento da fase larval à fase adulta leva de 20 a 30 dias, dependendo da disponibilidade de nutrientes, enquanto o desenvolvimento até a maturidade completa pode levar de 6 a 10 meses.
Reprodução dos Ofiúros Comuns
Os ovos de ofiúros comuns têm 0,1 mm. de diâmetro. Aproximadamente 12 horas após a fertilização, as larvas em formato oval deixam suas membranas de ovo e formam uma crista vacuolada (uma crista com uma cavidade cheia de líquido no centro). Um dia depois, eles formam braços posterolaterais. O início do período larval exotrófico é determinado pela formação da boca e do ânus (normalmente durante o terceiro dia). Durante os próximos 10 dias, estrelas frágeis comuns desenvolvem seus pares de braços anterolaterais, pós-orais e pós-dorsais.
Ofiúros comuns acasalam liberando espermatozoides e óvulos na água, com a liberação de espermatozoides pelos machos, provocando as fêmeas a liberar óvulos. Os ovos são fertilizados e se desenvolvem na coluna d’água.
Acredita-se que os indivíduos atinjam a maturidade sexual com aproximadamente 10 mm. de diâmetro do disco corporal, embora o tecido da gônada possa ser encontrado em indivíduos tão pequenos quanto 3 mm. Os indivíduos geralmente desovam uma vez por estação reprodutiva.
Comportamento dos Ofiúros Comuns
Estrelas frágeis comuns adultas ajudam os juvenis a se alimentar. Os juvenis que ajudam, no entanto, podem não ser os seus: à medida que as larvas se desenvolvem na coluna d’água, correntes fortes podem causar uma migração passiva, levando-as a uma população completamente diferente. Esta espécie vive em média 10 anos na natureza. Nada se sabe sobre sua vida útil em cativeiro.
Não se sabe muito sobre o comportamento de estrelas quebradiças comuns. Eles exibem um comportamento enigmático, se escondendo sob rochas e fendas durante o dia e saindo para se alimentar à noite. Estudos de larvas indicam que eles viajam passivamente na coluna de água para novos locais.
O tamanho do território varia de acordo com a população. Pesquisadores descobriram que geralmente existe um intervalo sem ophiuroides que separa as espécies dos recifes rochosos próximos, onde pode haver predadores.
Não se sabe muito sobre como essas estrelas quebradiças se comunicam. Sabe-se que eles formam seus leitos com base na interação com outras estrelas quebradiças, não devido a sinais ambientais. São algumas evidências de que eles se comunicam usando feromônios (como outros equinodermes), principalmente durante a reprodução.
Dieta dos Ofiúros Comuns
Ofiúros comuns são um alimentador de suspensão passiva noturna. Para se alimentar, ele levanta os braços através de fendas nas rochas, passando partículas para a boca, onde usa os dois pares de pés de tubo na boca e uma fileira vertical de dentes e um grupo de papilas dentárias para consumir seus alimentos.
A dieta dessa espécie é composta principalmente de detritos, diatomáceas e fitoplâncton. Ocasionalmente, também vasculha material morto.
Ecologia dos Ofiúros Comuns
Ofiúros comuns são presas de muitas espécies de peixes, caranguejos oportunistas e algumas espécies de estrelas do mar. Seus principais predadores incluem os gramíneas ballan, gramíneas de cuco, dragonetas comuns, caranguejos de veludo, estrela do mar espinhosa e estrela do mar comum. As estrelas quebradiças têm dois mecanismos de defesa principais contra predadores como esses. Eles têm cores e comportamentos enigmáticos, geralmente se alimentando à noite e se escondendo durante o dia, e também têm a capacidade de perder os braços, que depois se regeneram, para distrair os predadores.
Ofiuros comuns têm vários papéis ecológicos. Esta espécie é presa de uma variedade de peixes, caranguejos e estrelas do mar e seus leitos grandes podem criar abrigo para outros animais, como bivalves. Esses animais se alimentam de diatomáceas e fitoplâncton, removendo partículas da coluna d’água; eles também são detritívoros, alimentando-se de material em decomposição do fundo do oceano. Estrelas frágeis comuns são hospedeiras de várias espécies de copépodes ectoparasitas, e alguns estudos descobriram que elas também se tornaram hospedeiras de uma espécie de ortonectídeos.
Diferenças Entre o Ofiúro Quebradiço Peludo e o Ofiúro Comum
O ofiúro comum pode ser descrita como uma grande estrela quebradiça com braços longos. Os braços são muito eriçados, com sete espinhos rugosos e vítreos em cada segmento. O disco é um pouco pentagonal e apresenta pequenos espinhos na superfície dorsal. Essa estrela quebradiça é muito variável em cores; ocorrem amostras com padrões vermelho, amarelo e laranja, bem como as mais comuns, marrom ou cinza. Os braços são geralmente unidos com cores escuras e claras.
O ofiúro quebradiço peludo (Ophiothrix luetkeni) tem uma aparência peluda e desarrumada, devido a todos os espinhos articulados na base, cônicos e finos, sete em cada segmento do braço. Também existem espinhos no disco central. Ele vem em uma ampla gama de cores como verde, marrom, laranja, amarelo ou vermelho. O disco pode atingir um diâmetro de 2 cm e os cinco braços um comprimento de até 10 cm. São comum no Oceano Atlântico Leste, de Lofoten, na Noruega à África Ocidental.