Se você tem muitas curiosidades a respeito do rato hoje nós vamos falar um pouco sobre as curiosidades, sobre sua vida, sobre onde ele vive e mais muita coisa legal. Acompanhe o nosso texto até o final para não perder nenhum informação hein.
O Rato Urina de Quanto em Quanto Tempo?
Já vamos começar tirando essa dúvida tão comum, muitas pessoas pesquisam isso o tempo todo pois não entendem como pode encontrar tanta urina de rato pela casa. Então vamos lá, para começar você precisa saber que os ratos possuem uma bexiga muito pequena por isso eles têm uma necessidade muito maior de urinar mais vezes, em média cerca de 80 vezes em apenas um dia. Ficou assustado? Pior do que isso é saber que boa parte dos ratos carregam em sua urina o parasita que é o que causa a toxoplasmose.
Cuidados Com a Urina dos Ratos
A doenças toxoplasmose que citamos é muito séria e é transmitida principalmente pelos ratos que ficam dentro das nossas casas, também são transmissores de doenças os camundongos, os ratos de telhado e as ratazanas de esgoto.
Só se eles estiverem contaminados por bactérias é que eles serão capazes de passar essa doença para frente, como eles invadem nossas casas nós corremos risco e também nosso animais de casa.
Os ratos muitas vezes se infectam com bactéria e eles mesmo não desenvolvem essa doenças, mas continuam portadores e soltando no meio em que vive, isso pode contaminar alimentos, até mesmo a água. Saiba que a ratazana é o principal responsável.
Muitas vezes em casos de muita chuva que causam inundações e enchentes a urina que estava nos bueiros e esgotos sobem se misturando com aquela água e toda aquela sujeira. Uma pessoa que estiver andando no meio dessa água principalmente sem proteção pode ser contaminado pela doença. Portanto nesses casos nunca se arrisque nessas águas, às vezes você tem um ferimento que nem percebeu e pode ser uma porta de entrada para essa bactérias. A bactéria vai entrar através da pele, especialmente se houver qualquer arranhão ou machucado aberto. Mesmo em épocas de pouca chuva existe risco, pois você pode ter contato com água contaminada, em rios, lagoas e poças de água em locais abandonados.
Dicas Contra Doenças do Rato
Procure ficar longe desses lugares para se proteger. Saiba que a leptospira que é a bactérias responsável pode ficar viva por muito tempo no ambiente, tudo depende do clima, temperatura, se tem água e diversas outras variáveis, mas pode durar semanas e meses.
Por outro lado não são resistentes a desinfetantes e outras condições do ambiente. Locais que tomam bastante sol e ficam secos raramente terá perigo, procure limpar os lugares com água sanitária pois as bactérias certamente não resistirão.
É importante saber também sobre a contaminação de animais, os cães por exemplo quando infectados podem liberar essa bactéria através da sua urina e não é sempre que apresentam sintomas da toxoplasmose. Que podem ser o alimento parar de se alimentar, sentir-se fraco, ter febre, vomitar, ter diarréia, icterícia e hemorragia, a toxoplasmose pode levar seu animal a falecer. Sempre que desconfiar de qualquer sintoma do seu animal, procure seu veterinário de confiança.
Os animais contaminados podem infectar outros animais, inclusive podem contaminar humanos através da bactéria de sua urina.
É importante saber que a doença não é transmitida de humano para humano.
Fique atento sempre, principalmente em épocas mais chuvosas. Cuide de você e dos seus animais de estimação.
Curiosidades Sobre os Ratos
Depois de conhecer um pouco mais sobre eles, vamos continuar sabendo outras curiosidades sobre esse animal que desperta tanto pavor em nós humanos não é mesmo? Com certeza você já viu um rato alguma vez na sua vida, seja dentro da sua residência, ou em alguma rua e saiu gritando desesperadamente por aí? Se você nunca viu, fique feliz.
Apesar da gente não gostas desses animais é precisando entender sobre a vida deles, o que os atraem, onde eles gostam de ficar, se eles transmitem doenças, qual a melhor forma de acabar com eles e diversas outras coisas, só assim você vai se sentir seguro o suficiente.
Por isso pesquisamos algumas afirmações sobre esses roedores tão detestado, confira com a gente e se surpreenda.
- Se você sempre achou que a comida preferida dos ratos era queijo errou feio, os roedores são fãs de carne, manteiga de amendoim, chocolate e tudo que leve muito açúcar. Dieta variada não é mesmo?
- Se você acredita que os ratos gostam de viver em locais sempre sujos se enganou também, pois eles podem conviver facilmente em locais limpos. Tudo que eles precisam é de algumas migalhas no chão.
- Os ratos são divididos em 1700 espécies diferentes, nem todos são nojentos e repugnantes. Aliás muito são animais de estimação outros são utilizados em estudos de laboratório.
- Eles se reproduzem muito rapidamente, apenas uma fêmea é capaz de ter 100 filhotes em um ano.
- Os desenhos te enganaram a vida inteira, mostrando elefantes correndo de ratos. Eles não têm medo, são as abelhas os assustam.
- São animais com excelente senso de localização, e podem encontrar um caminho com muita facilidade. Se você pegar um rato e colocá-lo na rua ele encontra facilmente o caminho de volta.
- Os ratos urinam cerca de 80 vezes em um único dia por possuírem a bexiga muito pequena.
- Ele é principal transmissor da Leptospirose, que é transmitida através da sua urina e é tão séria que pode matar.
- Eles são capazes de fugir através de um buraco minúsculo, e são extremamente ágeis. É praticamente impossível encurralar um rato.
- Saiba que caso a sua casa esteja sofrendo uma infestação de ratos pode ter certeza que o seu vizinho está com o mesmo problema que o seu, nesse caso não vai adiantar dedetizar apenas a sua casa, pois eles voltaram. O seu vizinho também vai precisar de ajuda.
- Um rato é capaz de ficar submerso em água por até 2 minutos sempre precisar respirar.
Meu Deus, quanta curiosidade nova que me surpreendeu. E você ? também ficou surpreendido?