Lobo Alfa na hierarquia da matilha é o macho e/ou fêmea que lidera o grupo. Lobo Beta é o macho ou a fêmea do grupo com maior probabilidade de substituir o alfa atual. Lobo subordinado é cada membro da matilha que não é alfa, nem beta e nem ômega. Lobo Omega é o mais baixo no ranking de prováveis alfas.
A Matilha
Como uma família, o bando de lobos é uma unidade social. A matilha é composta pelo casal reprodutor, ou pais, chamados alfas e suas filhas, filhos, irmãs e irmãos. Os alfas nem sempre são os maiores lobos do bando, mas geralmente são os mais duros e respeitados. Os grupos de lobos têm de dois a um número indeterminado de indivíduos. A média de matilha de lobos consiste de quatro a sete indivíduos, com matilhas de até trinta e seis membros documentados e grupos com mais de cinquenta membros.
A matilha é liderada pelo macho e/ou fêmea alfa. O macho alfa geralmente controla as atividades dos outros lobos no bando, mas ocasionalmente uma fêmea muito forte usurpa o controle do grupo. A estrutura da matilha beneficia os lobos em lugares onde eles podem agir sem restrições por seres humanos. Quando os lobos caçam em grupo ou cuidam e ensinam coletivamente seus filhotes, permite a tomada de uma predação maior; os lobos podem se dividir na perseguição, conservando assim sua força e trazendo mais presas na refeição pretendida.
Seres humanos recorrem ao tiro para abater lobos que abatem o gado, ou como ato de controle populacional artificialmente planejado, a estrutura da matilha nestas circunstâncias pode realmente agir como uma desvantagem.
Deposição do Alfa
Quando um lobo alfa é deposto pela matilha, o que significa que a matilha é removida à força ou se torna vítima de uma lesão ou doença fatal, o grupo pode ter apenas o alfa restante por um tempo até que outro parceiro adequado seja selecionado. A deposição pode ser resultado da morte do membro deposto, depois de um frenesi de violência, numa decisão da maioria, que levar o bando a perseguir o lobo deposto até a exaustão e depois matá-lo.
O controle dos machos é geralmente o dever do alfa masculino, e as fêmeas, da fêmea alfa, embora qualquer líder possa dominar os subordinados de ambos os sexos. Lobos Alfa mantêm sua posição pelo simples respeito; que é concedido pela sua capacidade de dominar outros membros do bando em combate ritual. Quando um Lobo procura dominar, outro desafio é feito, se o Lobo desafiado não se submeter a uma luta, pode resultar em determinar qual Lobo é superior. Vencer repetidamente estes concursos resulta em uma reputação dentro do grupo.
Privilégios do Alfa
Os líderes de uma matilha estabelecida mantêm o direito de acasalar, não através do título, mas através da habilidade de impedir que outros lobos de seu gênero copulem com outros durante a época de acasalamento. O macho alfa geralmente aceita a fêmea mais forte para acasalar; e isso tende a ser a mesma cadela ano após ano, a menos que ela seja deposta. Os alfas são os primeiros lobos a se alimentar no local de uma matilha.
Lobos Beta
Lobos-beta são lobos fortes que podem repetidamente desafiar seus alfas pela regra do bando. O macho beta pode tentar acasalar com a fêmea alfa durante a época de acasalamento e o macho alfa deve persegui-lo para se certificar de que ele não o faça. A mesma coisa se aplica à fêmea beta, que pode tentar atrair o macho alfa para montá-la até ser expulso pela fêmea alfa. Os betas também são capazes de dominar os outros subordinados em praticamente todos os desafios por eles emitidos.
Lobo Ômega
O lobo ômega é o macho ou fêmea na parte inferior da hierarquia. O lobo ômega é geralmente o último a se alimentar no local de uma matilha. O ômega parece ser o bode expiatório para os outros lobos e geralmente se submete ao ato de agressão por outros. Quando o alfa está em um humor particularmente rabugento, ele pode não permitir que o ômega se alimente ou constantemente o domine.
O ômega desempenha um papel importante no grupo, agindo como uma espécie de cola social, permitindo que a frustração seja evitada sem atos reais de guerra, que poderia ameaçar a estrutura da matilha. É interessante notar matilhas que perderam seu ômega, entraram em um longo período de luto, onde todo o bando pára de caçar e fica parado, parecendo infeliz. Os ômegas são conhecidos por se tornarem mais fortes e, literalmente, lutam para subir nas fileiras para ocupar um lugar entre os subordinados; isso pode acontecer se eles repetidamente vencer o desafio contra outros lobos.
Inteligência de Lobos
Os lobos são seres extremamente inteligentes, com grande curiosidade, capacidade de aprender rapidamente e toda a gama de emoções que as pessoas gostam de atribuir apenas aos seres humanos. Está documentado que os lobos têm um tamanho de cérebro físico de um sexto a um terço maior do que os caninos domésticos.
Também documentado, a capacidade dos Lobos de pisar através da água parada para mascarar seu perfume e abrir as portas, girando a maçaneta depois de ter observado os humanos fazendo isso. Na natureza, Os lobos desenvolvem estratégias de caça complexas para perseguir e capturar a presa como um grupo. Os lobos são criaturas muito curiosas que inspecionam e brincam com itens incomuns.
O Que o Alfa Representa Para o Grupo?
Os lobos alfas cinzentos uivam para reunir seus parceiros e filhotes antes e depois de uma caçada, para avisá-los do perigo, e para se localizar durante uma tempestade, quando atravessarem um território desconhecido, ou quando separados por uma grande distância. É o chamado não do lobo solitário zangado e anti-social, mas de um pai que está liderando, guiando e amavelmente reunindo sua matilha.
Uma definição única e abrangente de “alfa” não pode – e não existe – para os humanos. Somos muito socialmente complexos. Nós rolamos em muitos círculos. E as habilidades e atributos físicos que valorizamos variam de pessoa para pessoa e de grupo para grupo. Na natureza, um alfa precisa ser capaz de dominar fisicamente todos os seus rivais em potencial. Mas com os humanos, precisamos apenas dominar socialmente nossos rivais.