O sonho com animais costuma significar barreiras difíceis de serem transpostas. E, no caso dos gorilas, isso pode significar, também, que você está (ou estará) lidando com adversários poderosos, habilidosos e capazes de lhe obrigar a fazer algo que vai contra os seus princípios, interesses ou capacidades.
Os gorilas estão entre as espécies mais envoltas em mistérios e significados esotéricos. Eles são bastante ligados a forças ocultas, em especial àquelas que dizem respeito a energias que buscam a todo o custo vencê-lo.
Pode ser um vício, uma paixão, um inimigo imaginário, entre outras energias que caracterizam-se por sobrepor-se às suas forças.
Um indivíduo que sonha numa luta com um gorila, por exemplo, na verdade luta contra os seus próprios desejos e paixões instintuais; é possível que ele esteja perdido sem saber quem é e qual o seu papel no mundo.
Tenta fugir de determinadas pressões sociais, escapar de exigências que vão contra os seus princípios; e é justamente à noite, no momento em que algumas faculdades estão adormecidas, e outras despertas, que essa luta interna costuma ser empreendida com maior vigor.
Isso não chega a ser um privilégio desse ou daquele indivíduo. Na verdade elas são forças presentes em cada um de nós; mas que, em determinados momentos das nossas vidas, passam a atuar de forma quase irresistível contra as nossas aspirações.
Os Diversos Significados dos Sonhos com Gorilas
Um dos sonhos mais recorrentes com esse tipo de animal é aquele em que um indivíduo se vê sendo perseguido por ele. E esse é um sintoma clássico, de acordo com o esoterismo, de que o seu aspecto interior lhe avisa sobre a presença de pessoas invejosas ao seu redor.
Logo, esse será o sinal de que algo não vai bem. Por isso mesmo será necessário redobrar a vigilância, desenvolver pensamentos positivos, considerar a possibilidade de aderir ao hábito da meditação e reunir-se em torno de uma congregação religiosa.
Entre outras formas de produzir uma espécie de campo de força capaz de neutralizar energias malévolas em sua direção.
Já outros indivíduos relatam sonhos nos quais empreendem uma espécie de diálogo com um gorila. Na visão esotérica isso pode significar apenas e tão somente a presença sorrateira de pessoas que tramam pelas suas costas; mas isso ocorre de forma tão habilidosa e silenciosa que nem mesmo o melhor observador é capaz de perceber a sua influência.
Em todo caso, o mais importante para você será manter o equilíbrio, pensamentos positivos, atitudes mais equilibradas diante da vida, atenção às amizades (que nesse caso geralmente não são das melhores), evitar as rodas de bebedeiras, entre outros convívios que muitas vezes escondem rancores e invejas ocultas.
Por que Sonhamos?
Aqui está algo para o qual a ciência ainda não “bateu o martelo!”. Desde os primórdios o homem busca respostas acerca do significado dos sonhos – e até mesmo sobre o significado do próprio sonhar – , porém sem obter qualquer resposta que seja verdadeiramente conclusiva.
Para a ciência esotérica é nos sonhos que estão a verdadeira chave para o autoconhecimento. Já a ciência tradicional os enxerga como fenômenos, digamos, psicobiológicos, nos quais o inconsciente mistura os fatos ocorridos durante o dia com anseios, medos e traumas guardados nessa instância psíquica.
Enquanto isso, Freud, em seu controverso “A Interpretação dos Sonhos”, vê neles apenas o desaguar de desejos reprimidos; desejos que se revestiriam de aspectos oníricos (um véu ou fachada), para que, dessa forma, possam guardar verdades que, de acordo com o Pai da Psicanálise, são facilmente descobertas em algumas sessões.
Estariam ali, em uma espécie de porão ou reservatório escondido, todos os nossos traumas, medos, vergonhas, anseios, desejos, entre outros afetos que se misturam numa confusão de imagens que, supostamente, têm como principal objetivo “enganar” até mesmo o indivíduo que sonha.
Já psicólogos e psiquiatras veem o sonho como um instrumento de autorregulação dos componentes psicológicos de um indivíduo; uma espécie de proteção; um escoadouro desse nosso cabedal de informações que, sem a digestão providencial dos sonhos, poderiam tornar-se destruidoras da nossa saúde mental.
Mas há também uma corrente neurofisiológica que enxerga os sonhos como instrumentos para a preservação da memória.
Eles se incumbiriam de arquivar, em determinada estância especial da mente, um sem número de informações que podem ser acessadas durante os períodos de vigília, ou descartadas por algum motivo em especial.
Sonhos com Gorilas Podem Significar o Descortinar da Essência do Ser
A ciência nos revela que os sonhos são ferramentas essenciais para a manutenção da saúde mental de um indivíduo. Durante o sono uma carga considerável de sangue é direcionada para o cérebro, fazendo com que ele mantenha-se quase tão ativo como se estivéssemos no estado de vigília.
Durante esse fenômeno, a medula espinhal perde boa parte da sua conexão com o cérebro, o que evita, por exemplo, que saiamos caminhando toda a noite, ou então que executemos os movimentos normais do dia mesmo enquanto dormimos.
Cabe somente aos olhos continuar executando os seus movimentos frenéticos durante o chamado sono “REM”. E esses movimentos ocorrem guiados pelo que realmente estamos vendo durante o sono – na verdade as células da região lobo temporal medial do cérebro apresentam atividades semelhantes às que ocorrem quando estamos acordados.
Dessa forma, o significado de sonhar com gorilas pode ser apenas e tão somente uma manifestação simbólica da opressão pela qual passamos durante o dia.
Pode significar a opressão do chefe, do marido, da mãe, pai, filhos, amigos, entre outros acontecimentos que, por algum motivo, o nosso cérebro procura disfarçar por meio de símbolos.
Mas, como dissemos, a ciência ainda não “bateu o martelo” acerca dos reais significados dos sonhos que sonhamos. Sendo necessário, portanto, uma boa dose de cautela diante desses “interpretadores de símbolos”.
Já que inúmeros fatores podem estar por trás dessa ou daquela simbologia presente nos sonhos. E a sua interpretação equivocada poderá tornar-se um transtorno ainda maior do que os dilemas e desafios vividos na vida real.
Esse artigo foi útil? Tirou as suas dúvidas? Foi o que esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando, discutindo, questionando, sugerindo, refletindo e aproveitando-se dos nossos conteúdos.
Fontes:
https://amenteemaravilhosa.com.br/por-que-sonhamos/
https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-sonhamos/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-41747085
https://sonhosmisticos.com.br/sonhar-com-gorila.html
https://www.sonhos.com.br/sonhar-com-gorila