Seja de que raça for, se o seu cão costuma dormir de barriga para cima, parabéns. Você está criando um pet confiante e bem socializado, pois esta é uma posição muito vulnerável para um animal, e se ele age assim é porque se sente extremamente seguro em seu lar.
De acordo com pesquisas realizadas por renomados cientistas, embora não seja um comportamento comum entre cães selvagens, 5 a 10% dos cães apreciam dormir de barriga para cima, deixando tudo à mostra sem qualquer pudor, pois só assim se sentem relaxados.
As atitudes de um cão falam por ele. E com a forma de dormir não é diferente. Por isso, preste atenção na mensagem que seu pet está passando quando dorme. Analise a posição em que ele dorme.
Posições Mais Comuns
- Posição de lado – Se essa é a posição preferida de seu cão para dormir, fique tranquilo. Essa posição mostra que o pet está bem confortável, sente-se protegido e encontra-se em paz. Geralmente os cães que dormem nessa posição são leais aos donos e muito felizes junto a ele.
- Posição de barriga para baixo com patas traseiras esticadas – Se o seu cão dorme nesta posição, com as patas dianteiras encolhidas e as patas traseiras esticadas, procure dar mais atenção a ele para que ganhe mais confiança em si próprio. Esta posição significa que se trata de um cão gentil, mas envergonhado e tímido. Sobretudo, esta não é uma posição recomendável para dormir devido à posição de partes dos músculos que não conseguem relaxar como é necessário durante o sono.
- Posição de barriga para baixo com as quatro patas esticadas – Esta posição significa que seu cão está sempre alerta. Esta posição estratégica permite que ele se levante com rapidez quando algum barulho abrupto o acorda ou mesmo quando o dono o chama. É um cão motivado para executar brincadeiras e muito agitado.
- Posição de bolinha – Significa que seu cão é doce, gentil e aceita bem pessoas estranhas. Essa posição relaciona-se ao seu instinto selvagem de animal e é muito positiva, pois assim ele protege seus órgãos de predadores e inda se mantém aquecido.
- Posição de barriga para cima e patas traseiras em pé – Esse cão entende que o melhor repouso para as patas é coloca-las para cima, porque ajuda a relaxar os músculos com rapidez. Geralmente o cão que dorme de barriga e patas para cima é um animal que se adapta sem dificuldades a novas situações, é confiante, feliz e frequentemente fica exausto porque gasta muita energia.
- Posição de barriga e patas para cima – Como já dissemos no início, se o seu cão dorme nesta posição é porque sente-se muito seguro. Embora seja uma posição onde fica muito vulnerável, dorme assim porque está confiante.
Por que Alguns Cães Ficam de Barriga Para Cima Quando Assustados?
Já aconteceu com você de chamar a atenção de seu cão e ele deitar-se de barriga para cima? Esta reação é explicável: ele aprontou alguma arte e está se sentindo assustado por ser ameaçado ou simplesmente acusado. Esta é a forma que os cães encontram de cativar seus donos e ficarem livres de algum castigo.
Segundo alguns estudiosos, esta posição súbita é u sinal claro que eles estão submissos, que tudo já passou e só querem paz. Eles vão mais além e revelam que esta é uma característica herdada de seus ancestrais, os lobos, que assim se portavam diante dos líderes da matilha, como uma demonstração de consideração e respeito, evitando brigas e agressões que poderiam leva-los à morte.
Porém, atenção para a frequência e situações em que ele tom essa posição. Se o seu cão costuma ficar nessa posição toda vez que ouve algum barulho ou movimento mais intenso dentro da casa, como barulho da máquina de lavar, do aspirador de pó, ou o simples movimento de uma vassoura varrendo a casa, pode estar desenvolvendo alguma fobia por se se sentir estressado ou com medo. Neste caso, consulte seu médico veterinário de confiança que poderá orientá-lo em como fazer seu pet perder o medo do objeto ou barulho em pauta.
Por que Alguns Cães Tremem Enquanto Dormem?
Se o seu cão costuma tremer enquanto dorme, pode ser apenas uma atitude normal, mas pode também ser reflexo de problemas enfrentados em seu cotidiano. Acompanhe algumas razões para que isso aconteça:
- O cão pode estar sonhando – Se você não sabia, fique ciente de que um cão também sonha e pode ter até pesadelos, como os humanos. Se observar bem, verá que um cão pode apresentar aparência desconfortável enquanto dorme, dando a ideia de que estão correndo de um perigo ou simplesmente fugindo.
- Alguns cães até mesmo uivam ou latem durante o sono, pois como os humanos, enquanto dormem passam por três estágios conhecidos como NREM (quando os olhos se movimentam mais lentamente), REM (quando os olhos se movimentam rapidamente) e SWS (que é o sonho de ondas leves).
O que Fazer?
- Se o seu cão treme muito enquanto dorme, verifique se o ambiente está com uma temperatura baixa, que pode passar frio ao seu cão. Nesse caso, você pode colocar uma coberta sobre ele e esquentá-lo.
- Pode também ser algo mais sério, como uma convulsão. Para descartar esta ideia, verifique se o corpo do cão está relaxado. Se estiver rígido e a respiração for ofegante, ele pode estar convulsionando. Chame-o delicadamente pelo nome, se ele não responder ao seu chamado, chame o veterinário com urgência.
- Se o ambiente estiver quente e o corpinho do seu pet relaxado, leve em conta que pode ser um sonho. Assim, acorde-o delicadamente, chamando-o baixinho, fazendo carinhos, sem movimentos bruscos que possam assustá-lo.
- Mas tome cuidado, se seu cão for do tipo agressivo pode acontecer de acordar assustado e, para defender-se, mordê-lo. Mas geralmente eles acordam bem e gratos por saírem daquela situação que os desestabiliza. Alguns parecem até sorrir quando são acordados. E se isso acontecer, você terá ganho o seu dia…
Por que Cachorros Dormem Muito?
Se compararmos o cachorro aos humanos, veremos que o cão dorme muito mais. Isso porque cada espécie de animal tem necessidades diferentes de tempo de sono. Os humanos adultos dormem entre 7 a 9 horas de sono por noite. Já os cães precisam de 12 a 14 horas de sono a cada 24 horas. Isto significa que mais de 50% de seu tempo/dia, eles utilizam para dormir.
Os cachorros, em geral, dormem sete horas durante a noite, mas dormem também durante o dia, quando cochilam de quando em quando. Se são filhotes ou idosos dormem ainda mais, e podem até passar 20 horas/dia dormindo, mesmo que seja com intervalos curtos.