O que são vermes achatados (platelmintos) e vermes cilíndricos (nematelmintos)? Pra resumir, já se pode desde já responder que uma grande diferença entre um e outro é que eles são duas famílias diferentes de vermes.
Quais São Algumas Diferenças Entre Platelmintos E Nematelmintos?
Os platelmintos são vermes chatos que incluem um grande número de espécies, desde planícies inócuas até equinococos parasitas terríveis. Suas principais características são corpo liso, boca no centro do corpo, que eles também usam como um ânus e uma cabeça distinta com olhos e receptores olfativos. (Isso não tem que funcionar em parasitas, eles geralmente não têm olhos e “narinas”, e alguns até não têm sistema digestivo.)
Os nematelmintos são redondos e também têm organismos vivos parasitas e livres. A principal diferença é que os nematoides (maneira mais fácil de escrever, certo?). Têm boca na extremidade dianteira e ânus na extremidade traseira. Eles são o primeiro animal a evoluir o ânus. É realmente engraçado quando você diz isso, mas imagine o que aconteceria se eles não o fizessem.
De qualquer forma, essas são as diferenças. É claro que excluiu-se aqui o genoma e a estrutura geral do corpo que também apresentam algumas outras diferenças. Vamos detalhar mais cada família?
Os Platelmintos
Platelmintos, os animais que pertencem a um grupo com um nome bárbaro incluem personagens que você conhece. Aqui está incluída a solitária e o schizostoma, alguns podem não saber, mas é uma importante causa de mortalidade (humana) no mundo. Tudo isso não parece feliz você vai me dizer e bem se! Uma dessas pragas, apesar de desagradável, tem ciclos de vida tortuosos e fascinantes mas de dois, todos os platelmintos não são maus invasores dos corpos de outros animais.
Um bom número são nadadores graciosos com mil cores, outros são habitantes discretos e adoráveis das lagoas, outros ainda são terríveis predadores. Como o nome indica, vermes ou flatworms são planos. Este grupo é descrito como “acoelomato”. Na verdade, a mesoderme não é oca, não há cavidade nela.
Acreditava-se antes que os platelmintes eram assim primitivos, coisinhas pequenas ou parasitas. Hoje consideramos o oposto: seus ancestrais teriam um coelome, mas seria conectado (ou não estaria aberto) nesta linha. Os platelmintos teriam assim uma forma de celoma tão evoluída que é então tomada por uma ausência de celuloide. Como sabemos disso? Por filogenia!
Os platelmintos estão localizados no meio de outros coelomates (aqueles que têm um coelome) na árvore da vida. Obviamente, esta árvore da vida leva em conta muitos outros personagens de nossos platelmintos e seus amigos coelomates e, obviamente, não depende apenas do coelome.
Outra “simplificação” (já que você vê, não é tão simples) platelmintos, nossos queridos (mais ou menos parasitas) vermes chatos, têm apenas um orifício de digestão. Eu lhe lembro, você tem dois buracos digestivos, a boca e o ânus (sim, em biologia “anus” é usado sem complexo, e definido como buraco digestivo). Agora os platelmintos têm um! Obviamente, é uma reversão pois seus ancestrais tinham dois.
Muitos platelmintos são parasitas, mas o que é um parasita? Normalmente, o parasitismo é uma relação duradoura entre dois organismos, onde um é ferido e o outro é feliz (o parasita). Mas as coisas são realmente mais complicadas. Quando é um relacionamento sustentável? Um predador que leva tempo para comer sua presa é um parasita?
O parasita deve deixar sua presa viva, caso contrário, é um parasitoides. Sim, mas aqui, entre matar e adoecer, na natureza há apenas um passo. Bem, e se fosse uma relação exclusiva entre duas espécies? O parasita é um especialista de uma espécie? Sim, mas alguns parasitas passam por várias espécies.
O Que São Nematoides
Comumente conhecidos como vermes redondos, os nematoides são um grupo de vermes que compõem o filo nematoda. Com mais de 15.000 espécies identificadas hoje, elas podem ser encontradas em diferentes habitats que variam de ambientes terrestres a marinhos. Os nematodes existem como organismos vivos livres em ambientes terrestres e aquáticos ou como parasitas de plantas e animais.
Alguns dos vermes que pertencem ao filo Nematoda incluem: Ascarids, Filarias, Adenophorea, Enoplea, etc. Algumas das características gerais das lombrigas incluem: uma seção transversal redonda, corpo alongado, são muito pequenos e podem ser microscópicos, mas alguns podem medir até um metro de comprimento e se reproduzem sexualmente (sexos separados).
Como muitos outros organismos no reino Animalia, os nematoides (também conhecidos como metazoa) são eucarióticos, organismos multicelulares que obtêm nutrientes de fontes orgânicas. Este filo é composto por organismos com as seguintes características:
- Fino e alongado (parecido com cabelo)
- Tubular na aparência
- A maioria é microscópica, enquanto alguns podem ser vistos a olho nu. No entanto, placentonema gigantissima, um nematoide que infecta cachalotes, tem demonstrado crescer até 9 metros de comprimento
- Cabeça e cauda não são visualmente distintas
- Eles têm uma cutícula
- Eles têm um sistema nervoso que controla as células musculares
Os nematoides são divididos em três classes principais e subclasses que possuem várias características diferentes, incluindo: a classe Rhabditea. a classe Chromadorea e a classe Enoplea.
Uma População Ainda Incalculável
Os nematodes são alguns dos invertebrados mais abundantes na terra. De acordo com estudos de pesquisa, os nematoides rivalizam com arthropoda tanto na biodiversidade quanto na abundância de espécies. Por exemplo, enquanto cerca de 20.000 espécies de nematoides foram descritas, estima-se que a diversidade entre essas espécies esteja entre 100.000 e 10 milhões.
Como resultado de sua trajetória evolutiva que resultou em suas diversas estruturas, fisiologia e padrões reprodutivos variados, os nematoides demonstraram estar entre os organismos mais bem-sucedidos, invadindo muito mais habitats do que outros organismos multicelulares.
Apesar de haver muitos organismos diversos, os nematoides têm um plano corporal canalizado que é frequentemente atribuído à pressão de seleção ao longo de muitos milhões de anos. Enquanto a maioria das espécies se reproduzem através de meios bissexuais e anfi-míticos, eles também podem usar vários outros meios de produção, incluindo hermafroditismo e pseudogamia, onde o zigoto se desenvolve como resultado de estimulação e não de fertilização.
No que diz respeito à morfologia, os nematoides são na sua maioria não segmentados com uma secção transversal cilíndrica sendo a maioria deles microscópicos (menos de um milímetro de comprimento). A maioria das espécies também possui um trato alimentar completo e um sistema nervoso bem desenvolvido que controla os músculos das células.
Além das espécies parasitas que obtêm secreções celulares e teciduais do hospedeiro, os nematoides também possuem várias estratégias de alimentação diferentes. Por exemplo, enquanto algumas espécies se alimentam de várias plantas, algas e detritos, outras são carnívoros que não apenas se alimentam de outros organismos menores (fungos e bactérias), mas também de outros nematoides.
Enquanto um bom número de nematoides são organismos livres, existem muitas espécies parasitas. Os nematodes parasitas infectam diferentes tipos de animais e seres humanos. Para algumas das espécies que são parasitas de seres humanos, tais insetos como mosquitos atuam como hospedeiros intermediários.