O Que São Pôneis?
Muita gente pensa que os pôneis são cavalos-anões, o que é incorreto. Os pôneis são uma subespécie, ou raça, de cavalos, porém não são anões e não possuem qualquer tipo de deficiência em relação ao tamanho.
História E Origem Dos Pôneis
Todos os equinos, como cavalos, asnos e zebras possuem um ancestral em comum, o hyracoterium. O hyracoterium tinha apenas o tamanho de uma raposa. Então, nesse caso, foram os cavalos que acabaram crescendo demais. Eles, em geral, apresentaram maior crescimento em função da alimentação que tinham disponível e do ambiente em que viviam.
Os ancestrais dos pôneis viviam em regiões inóspitas, no norte dos continentes europeu e asiático. Por não terem disponível uma alimentação adequada para seu crescimento, apenas os menores exemplares acabaram sobrevivendo. Foram esses pequenos animais que deram origem a todas as raças de pôneis conhecidas atualmente.
O pônei é considerado uma das quatro categorias básicas de cavalos primitivos provenientes da antiga Eurásia. As outras três são os ascendentes de raças como o cavalo árabe e afins; o cavalo de sela genérico, cujo ancestral é o tarpon; e os antepassados do cavalo de sangue-frio.
Características dos Pôneis
Para ser considerado um pônei, o equino precisa medir até no máximo 1,47m de altura, embora muitos exemplares da raça não cheguem sequer a atingir a altura de 1m. Há algumas organizações da raça que aceitam pôneis com até 1,50m e outras mais rígidas que só aceitam animais com até 1,42m.
Mesmo com o tamanho diminuto, a altura do pônei não influencia em sua resistência e eles podem ser empregados tanto para o trabalho como para o lazer. Muitas vezes, um pônei pode carregar um homem adulto e puxar o mesmo peso que um cavalo.
Assim sendo, podem ser usados como animais de tração no campo, para guiar carroças, para montar, para guiar charretes em passeios turísticos, para aulas de equitação de crianças, para equoterapia, auxiliando no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, doenças, sequelas ou necessidades especiais.
Por serem bonitos e dotados de muita graciosidade, os pôneis eram antigamente dados como presentes – inclusive para príncipes e princesas – e tidos como animais de estimação.
As principais diferenças físicas entre o pônei e o cavalo – além da altura – são as crinas e rabos, que nos pôneis são mais abundantes; os ossos, que nos pôneis são mais densos; e as patas, que nos pôneis são proporcionalmente menores em relação ao tamanho do corpo.
Além disso, possuem o peitoral mais alargado, orelhas triangulares e a cabeça pequena. E os pôneis são mais rústicos, mantendo características dos ancestrais primitivos dos equinos.
Em relação ao temperamento, o pônei é, normalmente, mais teimoso que o cavalo, embora ambos sejam muito inteligentes. Além da teimosia, os pôneis são dóceis, afáveis e carinhosos.
Raças de Pôneis
Existem mais de 50 raças diferentes de pôneis. Umas são muito conhecidas, outras nem tanto. Abaixo listamos algumas delas.
Asturiano: seriamente ameaçada de extinção – a raça já chegou a ter apenas 40 animais – são pôneis oriundos das Astúrias, no norte espanhol – daí seu nome. Atualmente os pôneis asturianos são protegidos e estão em processo de expansão (já existem mais de 800 animais da raça). A altura média deles é de 138cm e a pelagem é essencialmente preta ou marrom-escura. São muito utilizados no campo e como animais de tração pesada.
Brasileiro: raça nascida no Brasil, é resultado de cruzamentos de pôneis shetland com exemplares de animais argentinos, uruguaios e paraguaios. É comumente utilizado para aulas de equitação para crianças e para tração leve. Machos podem atingir até 95cm de altura e fêmeas até 110cm. A cor do pelo é diversa, admitindo praticamente as mesmas variações da pelagem dos cavalos de raça árabe.
Fjord: originário da Noruega, é uma das raças de pôneis mais puras e antigas – acredita-se que os ancestrais dos fjord migraram da Mongólia para a Noruega há mais de quatro milênios. São animais rústicos e facilmente adaptáveis a qualquer clima ou atividade, sendo usados tanto para tração, como para adestramento e esportes. Seu pelo é predominantemente baio e o tamanho varia entre 137 e 147cm.
Exmoor: nativos do Reino Unido, alguns exemplares dos pôneis exmoor ainda vivem de forma semisselvagem. Há poucos pôneis dessa raça, que quase foi extinta no período pós-Segunda Guerra Mundial – o que a faz integrar a categoria de raça ameaçada de extinção da The Livestock Conservancy (TLC). Seu pelo é basicamente de cor castanha, com marcas em torno dos olhos, barriga, flancos e nariz. A altura média de um pônei exmoor é de 1,30m.
Galês: originários das montanhas do País de Gales – são classificados em quatro categorias, sendo que a menor atinge no máximo 122cm e a maior pode atingir 157cm – são uma das raças de pôneis mais exportadas. Guarda semelhanças físicas com a raça árabe. É muito utilizado no campo e também como montaria para crianças – embora os exemplares maiores também possam ser montados facilmente por adultos. A cor do pelo é basicamente castanha.
Halflinger: originário da região de Tirol, na Áustria e norte da Itália, é considerado um pônei grande – machos podem atingir até 1,50m e fêmeas até 1,48m de altura. O pelo é alazão, com crina e cauda claras e mancha branca na testa. É um animal longevo, podendo atingir os 40 anos e tem bastante força, sendo muito utilizado na agricultura.
Piquira: mais uma raça nativa do Brasil, o pônei piquira é um animal marchador ideal para montaria de crianças, podendo ser usado em qualquer modalidade hípica. É também usado como animal de tração leve. O tamanho máximo para um pônei piquira é de 1,30m de altura para os machos e 1,28m para as fêmeas, e todas as pelagens – exceto a albina – são admitidas.
Pônei de Dartmoor: nativo da Inglaterra, é uma raça de pônei selvagem muito resistente. Por ter um tamanho pequeno, o pônei de dartmoor foi muito utilizado para trabalhos em minas de estanho. Tentativas de cruzá-los com pôneis shetland para diminuir ainda mais seu tamanho quase levaram a raça à extinção. De pelo normalmente castanho, preto ou tordilho, sua altura média varia entre 114 e 127cm.
Pônei do Sudão Ocidental: o Sudão é o décimo país com mais cavalos no mundo. Entre suas raças originárias está o pônei do Sudão Ocidental, encontrado principalmente ao sul de Darfur e ao sudoeste de Kardofan. Sua pelagem geralmente é baia, castanha ou acinzentada malhada de branco.
Shetland: é originário das Ilhas Shetland, na Escócia – onde pôneis tem sido criados desde a Idade do Bronze. É uma das menores raças de pônei e uma das mais conhecidas. A cor de sua pelagem é, em geral, marrom ou preta, porém podem apresentar quaisquer cores de pelo – que é muito espesso para suportar o frio e a chuva de sua região de origem. Oficialmente o pônei shetland precisa medir no máximo 1,12m (sendo que o shetland dos Estados Unidos pode medir até 1,17m).