Home / Animais / O Que Representa a Formação da Pérola nas Ostras?

O Que Representa a Formação da Pérola nas Ostras?

No mar de Wadden, existem ostras do Pacífico em toneladas. Na maré baixa, os grandes bancos de ostras secam, e é uma ótima experiência passear, colher e comer ostras.

As ostras do Pacífico foram colocadas em gaiolas no mar Wadden dinamarquês em 1983, em conexão com o início de uma produção de ostras em Rømø. No início dos anos 90, foram encontradas as primeiras ostras “selvagens” e, desde então, essas ostras provavelmente se espalharam para outras partes do mar de Wadden e formaram bancos de ostras. Em muitos lugares, contrariamente às expectativas, eles se multiplicaram e, desde os anos 90, conseguem reunir ostras do Pacífico ao redor do mar de Wadden. Os bancos variam muito em tamanho e acessibilidade e agora são um destino popular para muitos turistas. Às vezes, os turistas podem encontrar as próprias jóias culinárias, mas também é possível obter orientação de intermediários que levam grupos de vários pontos ao longo da costa do mar de Wadden. É gratuito para qualquer pessoa coletar ostras do Pacífico para consumo próprio.

Ostras Pacífico

Ostras
Ostras

Irmãs do Pacífico (Crassostrea gigas), como o nome latino indica, é um gigante entre ostras. A concha pode ter até 40 centímetros de comprimento. A espécie pode atingir a idade de 30 anos e é extremamente resistente, tolerando temperaturas da água de – 5 ° C a + 40 ° C. A tolerância da espécie a grandes flutuações de temperatura contribui para sua enorme disseminação em todo o mundo. É originário da costa do Pacífico Asiático, mas foi implantado em vários novos continentes, onde agora vive bem. As ostras do Pacífico se nutrem filtrando a água do mar em busca de algas planctônicas microscópicas. Estudos mostraram que uma ostra do Pacífico é capaz de filtrar 12 litros de água do mar por hora e, como o conteúdo de nutrientes do mar de Wadden é grande, as ostras do mar de Wadden estão crescendo rapidamente. As fêmeas desovam no final do verão e pode-se gerar entre 20 e 100 milhões de ovos de cada vez. Infelizmente, os becos de ostras do Pacífico são muito prováveis ​​a cada ano no mar de Wadden. A desova requer uma temperatura da água acima de 20 ° C por um período contínuo mais longo e essas condições são alcançadas nas “piscinas” formadas nas margens na maré baixa.

Do Pacífico ao Mar de Wadden

Mar de Wadden
Mar de Wadden

Em 1922, a ostra européia (Ostrea edulis) afetados por doenças que causaram grande mortalidade e, em poucos anos, erradicaram todo o estoque europeu de ostras. É possível que outras condições também tenham influenciado a extinção do estoque, incluindo mudanças nas condições de energia. A falta de ostras levou à importação de ostras do Pacífico do Japão para a Europa em meados do século XX. Ele provou ser resistente à doença que a ostra européia teve que lidar. Os primeiros lançamentos para criação ocorreram na França e na Holanda no período 1964-1969. E em 1986, ostras do Pacífico foram expostas no arenque alemão do mar de Wadden. Como as ostras do Pacífico não pertencem naturalmente à natureza dinamarquesa e têm um efeito negativo sobre espécies nativas, é oficialmente considerada uma espécie invasora. Portanto, é apenas um auxílio à natureza dinamarquesa,

Pérolas

As ostras frescas são uma iguaria deliciosa que pode ser apreciada ao tomar ostras como colecionador de ostras. As pérolas representam o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra.

Ecossistema

Os muitos bancos de ostras no mar de Wadden parecem grandes recifes, formando incontáveis ​​esconderijos para algumas das espécies animais menores no fundo do mar. A maior prevalência de esconderijos aumenta o número de caranguejos e estrelas do mar, levando a um aumento da pressão sobre suas presas. Dessa forma, as ostras do Pacífico podem indiretamente alterar o equilíbrio da cadeia alimentar no mar de Wadden. Além disso, as ostras do Pacífico se estabelecem em cima de bancos de mexilhões preexistentes. E como a ostra do Pacífico é um filtro forte e vive da mesma comida que o mexilhão azul, as condições para ela se deterioram. Isso significa que espécies de aves como aranha, danos na praia e gaivota prateada, que se alimentam principalmente de mexilhões azuis, têm mais dificuldade em encontrar comida.

Não colha ostras ou mexilhões perto de rios, águas residuais ou saídas de porto. Os venenos de algas ocorrem com mais frequência nos meses de verão, quando o clima é calmo e quente, mas podem ocorrer ao longo do ano.
Os venenos de algas são estáveis ​​ao calor e não são removidos por cozimento com calor.
O veneno de algas pode causar diarréia, vômito, paralisia, dormência, por ex. dedos, dificuldade em respirar, coma e, na pior das hipóteses, morte.

Os sintomas do envenenamento por algas aparecem após algumas horas e podem continuar por 2-3 dias.
Se houver suspeita de intoxicação por frutos do mar – ligue para a 112 imediatamente.

Bactérias

Ostras e mexilhões podem acumular bactérias e vírus da doença, que podem resultar em diarréia, vômito e infecção no estômago, entre outras coisas. Bactérias e vírus de doenças ocorrem com mais freqüência em transbordos de águas residuais em chuvas fortes. Você pode aquecer amêijoas e ostras para que fiquem até 100 graus por um minuto, se quiser evitar vírus e bactérias.

Mexilhões
Mexilhões

Em casos graves de dor abdominal, procure atendimento médico. Nessas águas, ostras frescas podem potencialmente conter vírus que podem causar infecção aguda do estômago com diarréia e vômito. Se você aquecer as ostras a 100 graus por 1 minuto, os vírus ganham vida. No mar de Wadden, a recomendação da Administração Dinamarquesa de Veterinária e Alimentação refere-se principalmente à área em torno da cidade de Esbjerg. Foi documentado que em áreas urbanas e com o tratamento biológico e mecânico de águas residuais, o número de vírus pode ser reduzido apenas, mas a remoção completa não pode ser garantida. Portanto, como coletor de ostras, você deve tomar suas precauções.

Tráfego

Viajar no mar de Wadden está associado a riscos. Marés e clima instável podem, em pouco tempo, colocá-lo em situações perigosas. Ouça conselhos sobre o trânsito no mar de Wadden e é sempre recomendável usar um guia se você não conhece a área.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *