Certamente, um dos hábitos mais comuns feitos pelos cães é o ato de lamber, seja o dono, outras pessoas, ou até mesmo outros cães. Mas por que fazem isso? É o que vamos entender em nosso próximo texto.
Na verdade, por mais que se pense que essa seja uma atitude relativamente simples, o ato de lamber dos cachorros pode ter vários significados. E esse tipo de comportamento também é compartilhado entre os lobos selvagens. Por exemplo, um lobo pode lamber a boca de outro apenas para mostrar respeito, ou até mesmo afeição.
Uma Lambida Para Conhecer o Mundo ao seu Redor
No caso dos cachorros doméstico, o hábito de lamber serve a diversos propósitos. Um desses propósitos é colher informações do ambiente. Nisso, é bom dizer que o olfato é o sentido mais apurado de um cachorro, visto que o córtex cerebral dele dedica boa parte das atividades para o faro. E, pra quem não sabe, um cão comum não sente o cheiro das coisas apenas com o nariz, mas também através da boca. O fato, por exemplo, de lamberem o focinho é para limpar o nariz e poderem usar melhor o tato.
Além disso, os cachorros possuem o que chamamos de órgão de Jacobson, que fica localizado na boca do animal. Caso um cachorro não consiga discernir um determinado odor, esse órgão, então, ajuda o animal a interpretara as moléculas daquele cheiro. É esse órgão, portanto, que consegue dar ao cachorro as informações necessárias para detectar coisas que estão ao seu redor. Afinal, e só pra ressaltar, a visão de um cachorro comum não é lá muito boa.
Quando um cão limpa moléculas de determinados odores de seu focinho, e os leva para a boca através de uma lambida, o órgão de Jacobson, automaticamente, detecta que cheiro é aquele. É através disso, inclusive, que um cão pode perceber os feromônios de outros cão em período de cio. Sem contar que essa tática também tem outras finalidades, como ajudar filhotes a encontrarem suas mães com mais facilidade.
Lamber é um Mimo de Mãe
É comum que mães lambam seus filhotes recém-nascidos, pois isso os estimulam a respirarem por conta própria. Sem isso, dificilmente eles sobreviveriam, e esse ato já começa a partir do momento em que os pequenos cãezinhos nascem.
Mais tarde, logo após o nascimento, essas mesmas mães lambem os seus filhotes mais uma vez, agora, com o intuito de limpá-los. Caso haja algum problema com os pequeninos, imediatamente as mães lambem os filhotes freneticamente. Em suma, é a forma que elas têm de cuidar de suas crias.
Só que o contrário também acontece, ou seja, filhotes lambendo a mãe. Lá nos primórdios, esse comportamento canino dos pequenos cachorros de lamber a face da mãe tinha uma causa bem direcionada. Eles, na verdade, estavam estimulando a genitora deles a regurgitar o alimento que ela tinha ingerido para que eles pudessem se comer. Uma estratégia bastante eficaz e interessante, visto que era perigoso lobos e cachorros selvagens levarem grandes pedaços de carne para as suas tocas, atraindo, assim, outros animais famintos.
Lamber Outros Cães e Humanos Como Sinal de Amizade
O ato de lamber outros cachorros já é um comportamento bastante enraizado no instinto do animal, e em outros canídeos, como e o caso dos lobos, por exemplo. Quando isso acontece, eles, na verdade, estão querendo dizer ao outro que não são ameaçadores, e que podem confiar neles. Geralmente, o gesto consiste em lamber perto ou diretamente na boca.
Já quando a lambida se dá entre um cão e o seu dono, a questão mais provável é que haja um sentimento de conciliação do animal para com o seu tutor. Afinal, quando um cão lambe a face de outro, é para mostrar que ele não é nenhuma ameaça. Já, quando lambe o dono, ele, na verdade, está querendo atenção de alguma forma.
Isso tanto é correto que se ignorarmos quando um cão está nos lambendo, certamente, ele irá encontrar um outro meio de chamar a nossa atenção. Caso sejam recompensados com a nossa atenção, o mais provável é que continuem com esse hábito, que não tem nada de mais a não ser mostrar carinho e afeto.
Um Ato que Pode Fazer Bem Para a Saúde (de Todos)
O próprio ato de lamber mostra, na maior parte dos casos, que o cachorro está feliz ou mesmo positivamente eufórico. Isso, inclusive, causa a liberação de substâncias chamadas de endorfinas, que fazem o animal se sentir melhor e mais relaxado. Em alguns casos, lamber também combate o estresse no animal, da mesma forma que uma criança humana, quando chupa o dedo, por exemplo.
Porém, é importante ficar atento a certos hábitos, pois quado os cachorros estão excessivamente nervosos, eles também podem começar a lamber tudo o que encontram pela frente. Em alguns casos, eles lambem a si próprios até que causem feridas.
Por sinal, isso dos cães lamberem muito é uma condição patológica chamada de granuloma de lambedura, e que é algo muito desagradável e dolorido para eles, acredite. Essa patologia é mais comum em animais que tenham algum tipo de alergia, ou mesmo distúrbios de ansiedade. Portanto, é importante ficar atento a todos os passo de seu cão de estimação.
Contudo, nós também somos beneficiados com isso. Além da lambida de cães em nosso rosto ser uma espécie de conciliação, isso também demonstra carinho. Estudos recentes têm mostrado, por exemplo, que quando estamos recebendo esse sinal de afeto deles, automaticamente liberamos dopamina, uma substância que dá prazer. Dopamina, essa, que também é liberada pelos cães ao verem um ser humano do qual gostam, que pode tanto ser o seu dono, quanto outra pessoa.
Seja para reconhecer o ambiente, cuidar de seus filhotes, mostrar amizade para com outros cães e apresentar conciliação e carinhos pelas pessoas, o ato de lamber dos cães é um comportamento bem peculiar, e que pode demonstrar o quanto o animal está feliz e saudável. Um ato que, ainda por cima, deixa os seus donos bastante contentes por receberem uma boa lambida de seus pets.