Certamente, você deve conhecer a raça de cachorros poodle, não é verdade? Mas, já ouviu falar de um subgênero dessa raça, chamado de poodle toy? Pois é, e como o próprio nome já dá a dica, trata-se de uma versão ainda mais em miniatura desse tipo de cão. Vamos saber mais sobre ele?
Origens Do Poodle Toy
Das 4 variedades de poodle existentes, o toy é a menor de todas, podendo ter entre 24 e 29 cm (não mais que isso). Já sua origem é bem antiga. Durante muitos séculos, tanto o poodle, quanto o barbet eram basicamente a mesma raça, sendo usado, na maior parte das vezes, como cão de guarda para ovelhas e cabras. Eventualmente, também era usado para caçar aves selvagens. Somente por volta do século XVI que esses tipos de cães começaram a se diferenciar.
Somente entre os séculos XVI e XVIII que os criadores especializados cruzaram poodles de tamanho normal com outros menores, fazendo surgir a versão anã dessa raça. E, foi quando essas versões menores do poodle começaram a se popularizar que mais cruzamentos deram origem a um tipo de cão menor ainda: justamente o toy. E, mesmo que esta já exista há alguns anos, ela só foi oficialmente reconhecida recentemente, no ano de 1984.
No entanto, mesmo que se saiba que o surgimento desse tipo de poodle tenha se dado através desses sucessivos cruzamentos, não se sabe ao certo em que país nasceu o primeiro exemplar do toy (uma “disputa” que fica entre a França e a Alemanha, por sinal).
Atualmente, nos EUA, o poodle toy é a terceira raça mais numerosa por lá, e figura entre as mais inteligentes do mundo, tendo uma capacidade de aprendizado e de compreensão acima da média para os cães normais.
Características Físicas
O poodle toy possui apenas entre 24 e 28 cm de altura, e mesmo tão pequeno, tem uma musculatura que é bem firme, o que faz com que chegue a pesar quase 4,5 kg. A diferença entre machos e fêmeas, inclusive, é justamente o tamanho, com elas sendo um pouco menores do que eles.
Suas orelhas são longas, caindo do lado de suas faces. A cauda é longa, e em países onde esse procedimento é permitido, geralmente, ela é cortada. Já a pelagem pode ser crespa e brilhante ou encaracolada e abundante, sempre com pelos bem finos. As cores dessa pelagem, por sua vez, podem ser branca, preta, cinza, abricó ou marrom, e alguns animais possuem até mesmo as duas cores ao mesmo tempo.
Inclusive, devido a essa pelagem variada, é necessário ficar atento à manutenção desses pelos através de escovações regulares, para evitar nós nos fios e acúmulo de sujeira, pois isso pode ocasionar problemas sérios de pele, incluindo vários tipos de dermatites.
A expectativa de vida do poodle toy é entre 10 e 15 anos, mais ou menos.
Comportamento Habitual
Não é porque possui um tamanho reduzido que o toy deixa de ser um poodle como qualquer outro. Por isso, ele se mostra um cão bastante fiel ao tutor, chegando ao ponto de seguí-lo para tudo o quanto é lugar. Além de inteligente, ele também se mostra muito alegre e também observador, o que faz com que aprenda vários tipos de comando de maneira rápida e eficaz.
Em algumas ocasiões, pode latir na presença de pessoas estranhas, ou mesmo quando é deixado sozinho em casa. Além disso, os seus instintos de defesa e proteção são bem altos, é por isso que que os constantes latidos podem ser um problema na criação do toy. Contudo, se a família adotar esse cãozinho desde cedo, e começar a treiná-lo ainda filhote, esse tipo de situação será bastante amenizada.
Trata-se de uma raça bastante sociável, que faz amizade com facilidade, inclusive com outras raças de cães e até mesmo com outros animais. Contudo, é o tipo de cachorro que gosta de bastante atenção, e por isso é complicado deixá-lo longos períodos de tempo sozinho.
Apesar de ser bastante ativo, o toy não necessita de exercícios muito intensos, precisando, a maior parte dos casos, de uma simples caminhada diária. Mesmo simples, esses exercícios precisam ser feitos para que o animal não fique estressado, e desenvolva problemas de comportamento.
Quais Os Cuidados Específicos Com Essa Raça?
Essa raça de cachorro, até por ser muito ativa e elétrica, precisa ter tutores tranquilos, que saibam como lidar com esse animal. Ou seja, ambientes calmos e relaxantes são ideais para o poodle toy, que, dessa forma, não desenvolve problemas psicológicos.
É necessário também, como já mencionamos aqui que esse cão não fique muito tempo sozinho, pois como ele gosta bastante de companhia, inevitavelmente, ele se sentirá abandonado caso fique muito tempo confinado em uma casa sem ninguém. Até mesmo por conta do tamanho, consegue se adaptar bem a espaços muito pequenos (como em apartamentos, por exemplo), e não tem muitos problemas em viver nos centros urbanos.
Já quando a questão é a alimentação, o poodle toy precisa de refeições leves, preferencialmente, com pouca quantidade de comida, já que seria um problema esse cãozinho ganhar muito peso devido ao seu tamanho reduzido.
E, assim como já mencionamos desse texto, o cuidado com o pelo desse poodle é essencial, ao mesmo tempo que difícil. O mais recomendável é levar o animal a um profissional que realize tosas em cachorros, mais especificamente em exemplares dessa raça.
Se O Poodle Toy É O Menor Do Mundo, Qual O Maior?
Nesse raça de cachorros, há variações de tamanho um pouco significativas. O anão e o toy certamente são os menores exemplares de poodle, porém, o maior é o do tipo standard, que pode medir até 60 cm, possuindo basicamente as mesmas características que a versão média desse cão. Inclusive, o poodle médio é o que deu origem ao standard.
O corpo do maior exemplar dessa raça é esbelto e bastante elegante, sendo frequentemente usado em competições de tosa devido ao seu porte atlético, que de fato chama a atenção nesse tipo de evento. A pelagem vasta e volumosa dá um charme extra a esse tipo de poodle, o que não significa, porém, que seja mais bonito que o toy, já que ambos são belos exemplares dessa raça.