Você sabia que cachorros também podem doar sangue, é isso mesmo! Até porque muitos cachorros que passam por determinado tratamento podem precisar de sangue para se recompor, e é por isso que é necessário que existam cães que possam ser doadores de sangue. Por isso, além de poder fazer a doação, esse cachorro vai poder ajudar um outro cachorro a se estabelecer de alguma doenças.
Por isso, hoje vamos te mostrar como isso é possível, e você ainda vai saber o que o seu cão precisa ter para ser um doador de sangue.
Aliás, isso pode acontecer com qualquer cão que precise de uma transfusão de sangue, inclusive o seu. Muitos fatores podem levar a essa necessidade, pode ser uma doença inesperada ou um acidente como por exemplo um atropelamento ou diversas outras coisas.
Em outros casos o seu cão também pode ter essa necessidade, pode ser que ele precise de alguma cirurgia de repente, ou ele pode ter alguns problemas sérios no sangue como uma anemia grave por exemplo, ele pode sofrer hemorragias também e precisar de um doador.
Percebe como uma ação dessas pode salvar a vida do seu animal? Assim como de outros também, claro. Mas de onde devem vir essas bolsas de sangue para que seu cão use? Como fazer com que seu cão seja um doador? E ainda mais, o seu cão preenche os requisitos de um doador?
O Que Precisa para um Cachorro ser Doador de Sangue?
Saiba que nem todos os cães podem ser doadores de sangue. Da mesma forma que acontece conosco, nem todos os cães são elegíveis para doarem sangue. Para isso é preciso que o cão preencha todos os requisitos para poder ser um doador de fato. Podemos citar por exemplo sobre a personalidade do cão, os cães tranquilos e pacíficos sempre são mais elegíveis, pois tornam todo o processo viável. Fique tranquilo, pois seu cão não vai sentir dor e o procedimento é muito rápido. Caso o seu cão seja bravo ou muito agitado, esse processo vai ser muito mais complicado.
Mas somente um cão calmo não basta, é necessário que outras questões sejam vistas antes do seu cão se tornar um doador de sangue.
- A idade do cachorro é levada em questão, por isso eles devem ter de 1 a 8 anos;
- O peso também faz diferenças, os cães precisam ter mais de 25 Kg;
- Ele precisa estar com a caderneta de vacinação completa;
- Deve ter recebido todos os vermífugos e proteções adicionais;
- Não ter doado ou recebido sangue nos últimos 30 dias;
- Não devem estar no cio ou grávidas no caso das fêmeas.
Quais São os Tipos Sanguíneos dos Animais?
Você sabia que nem todos os cães têm o mesmo tipo sanguíneo? Assim como acontece com as pessoas, cada um tem um tipo diferente. Se você for analisar, quando se fala em tipos sanguíneos de cães, na realidade é até mais difícil de explicar. Mas continua sendo importante que os doadores sejam compatíveis.
Por isso, antes de qualquer procedimento, é preciso fazer alguns testes tanto em quem vai receber como em quem vai doar o sangue.
São conhecidos ao menos 7 tipos sanguíneos caninos que são divididos por números.
Mas vamos entender como funciona o processo na hora de urgência. Quando o médico veterinário precisa ter uma ação rápida elas partem do princípio que qualquer cão pode receber qualquer tipo sanguíneo na transfusão. Precisamos entender que isso ocorre em caráter de urgência, e por isso as regras podem ser diferentes.
A partir desse momento o profissional vai acompanhar de perto a evolução desse animal, ele vai ficar de olho se o cachorro não manifesta alguma reação preocupante, como por exemplo febre, fraqueza, taquicardia entre outras que podem variar de leves a sérias.
Se isso ocorrer, é sinal que o cão vai precisar passar por outra transfusão, mas agora de um doador que tenha o sangue compatível com seu tipo sanguíneo.
Existe Contra Indicação Para o Animal Doar Sangue?
Não existe nenhum efeito negativo para doador, por este motivo não existe contraindicação para o cão ser um doador, desde que ele preencha todos os requisitos. Saiba que ainda pode sair bonificado, pois para doar sangue ele vai precisar passar por uma consulta e diversos testes de saúde para saber como ele está, e isso é ótimo.
O efeito mais comum após a doação de sangue é o sono, então pode ser que seu cão volte domingo para casa. Isso não traz nenhum prejuízo para vida dele, é super comum e se resolve com um cochilo. Quando chegar em casa deixe água fresca e limpa disponível para ele, agrade com um petisco e ofereça muito amor e carinho.
As doações precisam ser incentivadas, pois com um banco de sangue rico, você fica seguro que se um dia seu animal precisar, vai ter. A próxima vez que levar seu cão para um visita ao médico veterinário converse com ele sobre seu cão ser um doador de sangue, pergunte sobre a frequência e tire todas as suas dúvidas. Ajude a salvar outras vidas.
Tem Benefícios em meu Cão Ser um Doador de Sangue?
Como dissemos ele vai passar por uma consulta com um profissional que examinar e fazer um check up total de graça. Além disso, ele vai poder realizar diversos exames gratuitamente como um hemograma completo que vai identificar se ele tem alguma infecção ou até mesmo um animal. Vai fazer exames de ureia e creatinina que vai mostrar como está a saúde renal do seu pet. Teste de Leishmaniose, teste rápido de Dirofilariose, exames de Ehrlichia canis, de Lyme, brucelose, entre outras.