Home / Animais / O Que Pode Ser Quando o Cachorro Está Babando?

O Que Pode Ser Quando o Cachorro Está Babando?

Se você tem um cachorro, você deve ter notado que ele baba e que em algumas ocasiões ele o faz excessivamente. É normal um cão babar porque suas glândulas salivares estão continuamente trabalhando para ajudá-lo a comer, contribuindo para o processo de digestão.

No entanto, a salivação do cão pode ser excessiva em certas ocasiões e a broca torna-se uma fonte de preocupação para os proprietários, porque o cão pode ter alguns problemas de saúde para os quais um veterinário é necessário. Vamos ver nesse artigo então o motivo e a causa do cão babar e se é normal:

É Normal O Cão Babar?

Além da rebarba produzida pelo processo de digestão, completamente normal e natural em cães, você deve saber que existem algumas raças que tendem a babar mais devido à conformação da boca e dos lábios. Por exemplo o São Bernardo, ou o Dogue Alemão são cães que têm a salivação mais desenvolvida que os outros e os lábios pendentes, por causa da pele ao redor da boca, onde eles tendem a coletar toda a saliva nas laterais até transbordar quando está cheia.

Além disso, existem alguns estímulos externos que podem induzir salivação excessiva, um problema que também leva o nome de ptialismo. No cão, o ptialismo ocorre especialmente quando cheira um alimento de sua preferência, porque nesse caso o cachorro está literalmente salivando de desejo.

O mesmo acontece quando o cão está nervoso ou com medo de alguma situação ou está experimentando uma emoção muito forte: está feliz porque você está prestes a sair para brincar, está com muito calor ou está temendo uma viagem de carro, por exemplo.

Possíveis Causas De Muita Salivação Em Cães

Se a salivação excessiva persistir e o cão perder constantemente a saliva da boca, na ausência dos estímulos listados, é apropriado prestar atenção e começar a descartar quaisquer fatores responsáveis por essa reação no animal.

É necessário identificar a causa exata, não só por causa do problema da boca em si, mas também porque pode ser o sintoma de uma doença ou problema de saúde e porque o animal provavelmente ficará desidratado, com todas as consequências que isso acarreta.

Salivação Em Cães
Salivação Em Cães

A primeira coisa que você terá que fazer se o cão babar muito é verificar sua boca para ver se você consegue entender a causa do problema a olho nu, como:

Corpos estranhos: É possível que o cão tenha engolido algo que incomoda o estômago ou o esôfago, ou pode ter algo preso entre os dentes ou a gengiva.

Doenças do dente: Inflamação, infecções, dentes quebrados e outros problemas relacionados à cavidade oral podem ser a causa da salivação excessiva no cão.

Tumores: Se você perceber que o cão tem inchaço ou inflamação anormal em sua boca, consulte imediatamente seu veterinário.

Inflamação: Gengivite e estomatite, que ocorrem através de outros sintomas, podem causar salivação excessiva.

Gengivite no Cachorro
Gengivite no Cachorro

Em todos esses casos, a primeira coisa a fazer é chamar o veterinário ou levar o animal para uma visita, para remover o corpo estranho ou receber um diagnóstico exato.

É importante citar que o abscesso a um dente bem como aos seres humanos até mesmo para o cão é muito doloroso. Você pode identificá-lo perto de seus dentes se você notar pus acumulado. Se o dente afetado for o quarto pré-molar superior, pode causar inchaço sob os olhos e o rosto. Outros sintomas são febre, falta de apetite e depressão.

A periodontite manifesta-se pelo inchaço das gengivas, sangramento e halitose: isso também é muito doloroso e afeta profundamente as estruturas que sustentam os dentes até se tornarem gengivite.

Se a dor é muito forte, pode levar o cão a se recusar a comer, devido ao sofrimento vivido na fase de mastigação. Doenças como tumores na boca do cão podem causar melanomas, sangramento, halitose e dor intensa.

Cães são conhecidos por jogar com tantas coisas e principalmente usam a boca para fazer tudo o que os homens normalmente fazem com nossas mãos. Analise dentro da boca do cachorro, pois poderia ter um corpo estranho preso dentro, por exemplo, um pequeno pedaço de osso, preso entre os dentes, nas gengivas ou até mesmo na língua.

O risco aumenta especialmente na estação quente quando você começa a sair frequentemente e visita regularmente os prados. Se você não conseguir removê-lo melhor, entre em contato com seu veterinário.

Não deve ser excluída também a possibilidade do corpo estranho estar no esôfago: se tiver dificuldade de deglutição pode haver alguma pequena obstrução que o obstrua, é importante verificar imediatamente e entrar em contato com o veterinário, pois se for um objeto pontiagudo pode furar o esôfago.

Salivação Excessiva Em Cães: Outras Causas

Se o cão que perde muita saliva e não pode se ligar a nenhum problema da cavidade bucal, outras possíveis causas devem ser levadas em consideração, como:

Raiva: Se, junto com a saliva, o cão perder espuma branca da boca e for estranhamente violento, dirija-se imediatamente ao veterinário porque ele pode ter adquirido a raiva.

Raiva
Raiva

Envenenamento: Entre os sintomas de envenenamento em cães, encontramos abundante salivação, chiado, dilatação de pupilas e narinas. Pode acontecer com a ingestão de veneno, mas também outras substâncias potencialmente perigosas, como produtos de limpeza, etc.

Picadas de animais: Os cães poderiam ter sido picados por um inseto, um sapo ou um réptil.

Intoxicação Alimentar: Lembre-se que o cão pode ser alérgico a alguns alimentos, por isso tome cuidado com o que você o alimenta.

Doenças neurológicas: Devido a este tipo de doença, o cão pode ter dificuldade em engolir normalmente.

Náusea: Também é possível que a causa seja náusea, mas é importante entender do que depende. Uso de tranquilizantes e problemas de metabolismo também são boas opções.

E se a salivação excessiva não depender de nervosismo, excitação ou mesmo felicidade antes de receber um alimento em particular, ela é acompanhada por alguns sintomas que não devem ser subestimados, estes que são: mau hálito, estranho desenho na cavidade oral, fadiga, sonolência, vômitos, problemas de engolir e comer, dificuldade em respirar

Cão Babando Excessivamente: O Que Fazer?

Cão Babando Excessivamente
Cão Babando Excessivamente

É claro que a terapia a ser aplicada depende da causa da salivação excessiva no cão. No caso de doenças dentárias, pode ser necessário erradicar a causa do problema ou, em caso de infecções, podem ser necessários anti-inflamatórios e antibióticos. Além disso, o veterinário irá dizer-lhe como limpar a boca e os dentes do cão.

Em caso de câncer, somente por biópsia será possível determinar em que estágio se encontra e a terapia a ser aplicada dependerá dela. Se houver suspeita de que há um corpo estranho no trato digestivo, será necessária uma endoscopia, após a qual o veterinário lhe dirá como o objeto responsável pelo problema será extraído.

Listamos algumas das terapias e soluções que podem ser aplicadas quando um cão perde muita saliva, mas lembre-se que quando você notar anomalias, antes que a situação piore, você deve levar o cão ao veterinário.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *