Se você pretende adotar um coelho de estimação ou está apenas curioso sobre sua alimentação, saber o que esses pequenos bichinhos podem ou não comer pode fazer a diferença. Especialmente aqueles que vão adotar, deve-se ter todo o cuidado do mundo para não dar algo que os deixem doentes.
Não importa a raça, todos eles têm suas limitações alimentícias parecidas. Sendo assim, trouxemos algumas listas de como zelar pelo bem-estar desses coelhos através da alimentação.
O Que Eles NÃO Podem Comer
Apesar de serem dados como animais que se alimentam de muitas coisas e até mesmo falam que comem “quase tudo”, os coelhos têm suas restrições. É preciso levar muito a sério o que dar para eles comerem, pois, um alimento que seja ruim para seu corpo pode o deixar desde com somente diarreia quanto algo mais letal.
Na natureza, alguns coelhos podem chegar a morrer ingerindo folhas que são tóxicas para eles. Alguns dos alimentos e plantas que os coelhos NÃO devem comer são:
- Açúcar (seja diretamente o alimento, ou produtos que contenham)
- Bolachas, cereais processados e a maior parte de produtos industrializados
- Pão
- Sementes (não importa o tipo)
- Grãos e fibras (também não importa o tipo)
- Iogurtes
- Chocolate (proibido para coelhos e vários outros animais)
- Massas
- Alface (sim, muitos acham que alface pode ser inserido na alimentação dos bichinhos, mas causa diarreia e pode ser fatal dependendo da quantidade ingerida)
- Batatas (todas)
- Amido
- Cebola
- Feijão
- Ervilhas
- Couve-flor
- Milho
- Noz
- Repolho (todos os tipos)
Plantas para evitar de qualquer forma:
Obs: Caso ele for ficar solto em quintal, evitar ter pés dessas plantas, pois eles têm mania de comer tudo que vëm na frente.
- Comigo-ninguém-pode
- Copo-de-leite
- Eriocarpa
- Samambaia
- Boca-de-leão
- Erva-de-São-Pedro
- Lírio-do-brejo
- Lírio-de-maio
- Tasna
- Confrei
Como Mudar a Alimentação de Seu Coelho
Se você pretende mudar a alimentação do seu coelho, seja para adicionar ou tirar algum alimento, é imprescindível uma pesquisa aprofundada acerca de como ele reagirá. Caso tenha dúvida se pode ou não dar aquilo, não dê.
Após a certeza de que aquele alimento que você quer introduzir em sua dieta não o fará mal, comece de forma lenta e gradual. Nos primeiros dias adicione um pouco junto com alimentos que o coelho tem de comer e já comia antes. Com o tempo aumente a quantidade até o mesmo se habituar com o novo alimento.
Caso ele não se adapte com o alimento, seja não querendo comer, ou tendo alguma reação negativa (como diarreia ou refluxo), deve-se imediatamente parar de dar o alimento. Se a reação for muito forte, buscar um veterinário imediatamente.
O Que os Coelhos PODEM Comer
Apesar de uma grande lista do eles não podem, há também uma grande lista do que é permitido dar a esses animais para comer. Seu pilar consiste em alguns alimentos básicos como ração, feno e cenoura, mas facilmente e com tranquilidade pode-se adicionar outras comidas para aumentar até mesmo o nutriente e a saúde do bichinho.
Obs: Algumas comidas, mesmo que permitidas, devem ser pesquisadas, pois algo nelas pode não os fazer bem. Exemplo: laranja é permitido, porém sem a casca. Exemplo: cereja é permitido, porém sem a semente.
Frutas:
- Ameixa
- Banana
- Morango
- Framboesa
- Laranja (sem casca)
- Maçã
- Mirtilo
- Pêra
- Pêssego
- Melancia
- Coco
- Mamão (com moderação)
- Cereja (sem semente)
- Manga
- Melão (pode dar a semente e casca junto)
- Carambola
- Groselha
- Nectarina
Verduras e legumes:
- Beterraba
- Cenoura
- Couve chinesa
- Rúcula
- Pepino (pode dar com folha/somente as folhas)
- Manjericão
- Chicória
- Coentro
- Brócolis (com caule e folha)
- Pimentão (todos os tipos)
- Acelga
- Salsinha
- Nabo
- Agrião
- Chicória
- Espinafre
- Flores que são comestíveis (exemplo: rosas, hibisco)
- Aipo
- Dente-de-leão
- Menta
- Rabanete
- Manjerona
- Guandú
- Capim
- Rami
- Folhas de batata doce
- Erva cidreira
*Outros tipos de folhas devem ser pesquisados antes de dar. Dê também sempre preferência a folhas mais verdes escuras, que são mais ricas em nutrientes para seu coelho.
Cuidados com os Coelhos Sobre a Sua Refeição
Mesmo sabendo quais alimentos você pode ou não dar para seu animal de estimação, é preciso também identificar a partir de quando ele pode comer aquilo. Nos primeiros meses de vida, deve-se ter uma quantidade menor de comida e apenas alguns tipos de alimentos (aqueles que são imprescindíveis para seu crescimento). Com o tempo, você vai aumentando a quantidade e variando. Sempre se atendo a fazer tudo de forma gradual e devagar.
Obs: manter um vaso de água fresca, nova e limpa durante a refeição (e no restante do dia) é necessário. Ajuda a digestão e os mantém hidratados.
Nos três primeiros meses da vida do coelho é ideal:
- Dar uma ração de qualidade. Essa é a maior fonte de nutrientes desses animais desde quando nascem até os seus últimos dias. Então deve ser feita uma pesquisa detalhada de qual melhor ração para determinada raça e tamanho de coelho. A quantidade deve ser pouca, no máximo 50 gramas e todos os dias.
- O complemento da ração vai ser as folhas verdes. Quanto mais escuro o verde, melhor fará para os coelhos, pois maior a quantidade de nutrientes.
- Feno não deve faltar todos os dias e em uma boa quantidade (mínimo de 100 gramas). Junto você pode optar pela alfafa, uma leguminosa ótima para os animais. Esta deve ser dada somente em dias alternados e nunca mais de 50 gramas.
Depois dos 3 primeiros meses da vida do coelho é ideal:
- A partir disso, já é possível começar a aumentar a quantidade de gramas diárias e também a variedade. Mantenha sempre exames em dia, pois a quantidade vai depender disso. Você não quer que seu coelho fique muito magro ou muito gordo.
- Você pode adicionar frutas, mas com moderação, pois muitas são bem doces e podem engordar e fazer mal ao seu coelho.
- Também está liberado inserir tipos de legumes e vegetais em sua dieta. Sempre preferindo as folhas mais verdes escuras. Vegetais sem precedência devem ser ignorados e não inseridos na dieta.
Seguindo essa lista e sempre mantendo as pesquisas em dia, junto com acompanhamento de veterinário e exames, seu coelhinho terá uma vida longa e feliz ao seu lado.