Chegar em casa e ver seu peludo pulando em você, lambendo-o das mãos aos pés, e até mesmo o rosto se você se abaixar à sua altura, é um prazer inenarrável. Como não gostar dessa recepção carinhosa, de tanto amor reprimido, que agora se rompe em babas, latidos e até mesmo choro?
Mas nem sempre chegamos de bom humor, o cachorro suja sua calca, ou rasga sua meia, ou simplesmente baba em sua roupa. Ai, reprimimos o cão, pois temos que voltar ao trabalho com aquela roupa, e por aí vai.
Nesse momento, é bom que lembremos do seguinte: se para nós este é um momento rotineiro, para o cão é sempre um momento único de reencontro com o ser que ele mais ama, acima até de seus pais biológicos caninos.
A cena remete àquela frase popular que diz “amo mais que chocolate”, quando a gente gosta muito de alguma coisa, como gostamos de nossos pets.
Isso porque, já foi provado que o cão ama o seu tutor muito mais do que a comida. Se você lhe der comida e carinho por vários dias seguidos, ele se sente feliz. Se lhe der só carinho, também se mostra feliz. Mas se lhe der só comida, ele sente falta de seu carinho e corre o risco de parar de alimentar-se.
Sem dúvida o cão ama o seu tutor. E essa consideração vem acompanhada por um sentimento natural, que não se ensina: fidelidade. O amor é tão grande que o cheiro do dono tem poder especial sobre o pet, que o sente a aprova acima de todas as coisas, o que o deixa feliz e alvoroçado.
O cão é como se fosse o bebê de seu tutor, e o sentimento é recíproco, por isso muitos donos tratam e até chamam os pets como filhos. Quando um peludo se sente acuado ou assustado, corre para o seu dono, que o protege e acalma, numa troca de amor intensa. Bem diferente da relação que existe entre outras espécies de animais e seus donos.
Pesquisas realizadas nesta área mostram que os cães têm um comportamento semelhante ao comportamento de uma criança humana. Eles veem o tutor como a base de sua segurança. Assim como nas crianças, esse efeito é muito importante para o desempenho cognitivo do pet e influência sua vida diária de forma positiva. Assim a ausência do tutor pode afetar a motivação de qualquer cão.
Estudos Comprovam o Amor Canino
Quando alguém que amamos tem algum problema, nós nos preocupamos junto com ele, não é mesmo? O mesmo acontece com o cão, que expressa seus sentimentos a seu modo, procurando ajudar como pode, sejam em momentos alegres ou tristes.
Estudos comprovam que o olfato é o sentido do amor. Exames de ressonância magnética no cérebro de cães que participaram do estudo, provaram que os cães amam mesmo seus donos e que os veem como se fosse sua família.
Mais do que isso, os estudos mostraram que um cachorro de raça tem inteligência social mais sofisticada que os outros animais, e a convivência com o homem contribui para que evolua cada vez mais.
Este é um dos motivos pelo qual os cães estão sempre ligados no que acontece ao seu redor, seja em relação a outros cães ou em relação ao homem, tomando os sentimentos de seus donos ou pessoas muito próximas para si.
Conforme as pesquisas, o cão tem uma região semelhante ao do homem no cérebro. Esse fato, somado à forte ligação de sentimentos de amizade entre o cão e o homem virou tema de inúmeros estudos, que levantam uma hipótese: esses dois personagens podem processar informações emocionais similares.
Talvez essa seja a reposta para o sentimento de compreensão e sensibilidade que o cão possui em relação ao homem, fazendo com que ele entenda o que se passa a cada mudança de comportamento dos que o cercam, e comece e a agir como se fosse um membro da família.
Assim, conclui-se que os cães, mesmo sem o tutor dizer nada, conseguem perceber seus sentimentos e deixam-se envolver por eles. Talvez seja por isso que, quando estamos tristes e ficamos meio nostálgicos, nosso peludo sempre se aproxima nos lambendo as mãos e as faces. Parece até que eles estão sentindo o que sentimos e querem nos consolar com seu carinho.
Olho no Olho
Se ainda não viu, quando tiver oportunidade repare que o cão não olha nos olhos de seus pais biológicos caninos, mas olha nos olhos de seu dono. Essa é uma prova da comunicação, compreensão e amor que existe entre o cão e o homem.
Confiança Acima de Tudo
Todo cão tem um faro inegável para perceber traições e mentiras. Por isso, se o seu pet começar a latir quando você estiver com uma pessoa diferente, fique alerta. Pode ser que ele esteja latindo somente pelo cheiro de outro animal que ficou nas roupas da pessoa. Mas pode ser também que ele percebeu o caráter ruim da pessoa que o acompanha e está tentando afastá-lo do perigo.
Humor Igual
Você já percebeu que quando está alegre, de bom humor, seu peludo fica toda agitado, correndo de lá para cá? É a forma dele demonstrar que está alegre por você. Agora, se você chega de mau humor, acaba demonstrando isso na forma de tratar o seu cão, que por sua vez também ficará estressado.
Observe que quando tem alguém doente na família o cãozinho fica amuado e você até pensa que ele também está doente. Mas não é nada disso. Na verdade, o cão sentiu a fragilidade do doente e a tristeza de todos ao seu redor, pegando esse sentimento para si.
Seu Espelho
Cães são sensíveis aos gritos, e se você costuma gritar com o seu pet, ele vai reagir da mesma forma, latindo alto e rosnando, que é sua forma de comunicar que não está contente.
Segundo pesquisas, a área do córtex de um cão é similar à do homem. É uma área que se ilumina com sons de alegria e se escurecem com sons de raiva ou mau humor. Por esse motivo peludos e humanos se entendem tão bem e o cão será eternamente o melhor amigo do homem.