O papagaio (Amazona aestiva) é um animal extremamente brincalhão, também considerado uma das aves mais inteligentes por ser capaz de reproduzir sons, frases completas e até mesmo músicas. Ter um papagaio é uma ótima distração especialmente para os mais velhos e para as crianças, no entanto, quem deseja criar esta ave como animal de estimação precisa regularizá-la junto ao IBAMA ou outro órgão de jurisdição ambiental (municipal ou estadual, por exemplo).
Acredita-se que a grande capacidade do papagaio em imitar a comunicação humana (dando a falsa impressão de estar realmente elaborando diálogos) deve-se à língua carnosa e ao órgão siringe possuir algumas adaptações/modificações. A siringe, na verdade, é um órgão que está presente em todas as aves, e atua na emissão e produção de sons. Anatomicamente, este órgão se localiza entre a porção terminal da traqueia e a porção inicial dos dois brônquios.
Em ambiente silvestre, e com adequadas condições externas, a expectativa de vida do papagaio se assemelha à encontrada nos seres humanos, ou seja, 80 anos. No entanto, este cenário não é observado na maioria dos papagaios domesticados, os quais, principalmente, devido à alimentação errada, vivem 15 anos, em média.
O papagaio é um forte símbolo de tropicalidade, além de ser extremamente popular no mundo todo. A captura e criação da ave como animal de estimação iniciou-se com as civilizações nativo-americanos, somado à isso, a plumagem do animal também já despertava grande interesse.
As habilidades naturais do papagaio podem ser aproveitadas para brincadeiras em família que envolvam interação com o animal. Para você que cria domesticamente essa ave e gostaria de saber o que o papagaio gosta de brincar, esse artigo foi feito para você.
Venha conosco e boa leitura.
Características do Papagaio
A espécie papagaio-verdadeiro possui plumagem predominantemente verde com fronte azul. A área em torno dos olhos possui tom amarelado.
Papagaios mais jovens possuem coloração pálida na pelagem, especialmente na área da cabeça, e também possuem a íris do olho em cor marrom escuro, ao passo que no adulto esta coloração é alaranjada.
O papagaio mede 85 centímetros e pesa 400 gramas.
Hábitat e Distribuição Geográfica
O papagaio pode ser encontrado nos biomas de mata seca e úmida, além de áreas de cerrados, campos, beiras de rio e palmeiras.
Aqui no Brasil, esta ave é encontrada em todo o país, no entanto, é mais prevalente na faixa do nordeste (abrangendo os estados de Pernambuco, Bahia e Piauí), centro (Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso) e região sul do país (principalmente o estado do Rio Grande do Sul). Em relação aos nossos vizinhos latinos, o papagaio também pode ser encontrado na Bolívia, Paraguai e Argentina.
Alimentação
O papagaio se alimenta de grãos, sementes, frutas e, eventualmente larvas de insetos encontradas nas árvores frutíferas. Em relação ao consumo de grãos e sementes pode ser classificado como granívoro; ao passo que a ingestão de frutas o classifica também como um animal frugívoro.
Papagaios ‘soltos’ a natureza podem ser vistos com frequência em pomares ou grandes plantações de girassol e milho, por exemplo.
Padrão Reprodutivo
Aos 4 ou 6 anos de idade, o papagaio atinge a sua maturidade sexual. Em média, nessa época o macho procura uma fêmea que será a sua única companheira durante a vida. Após encontra-la, o casal procura um espaço para se alojar, o qual pode ser um oco de árvore (frequentemente palmeira), ou até mesmo um grande cupinzeiro.
No local, também é construído um ninho feito de madeira roída. Cada postura resulta em 3 ou 4 ovos chocados após 28 dias. Pais e mães revezam o momento da chocagem, assim como os cuidados com o filhote.
Tráfico de Papagaios
O tráfico de papagaios teve início a algumas centenas de anos atrás com os mercadores europeus. O colorido e a vivacidade da plumagem, associado à capacidade da ave em reproduzir a fala humana, infelizmente, gerou a ganância de muitos comerciantes.
Na época do Império Romano, também havia o hábito de ingerir a espécie como petisco ou pratos principais de banquetes. Nesse período, a caça predatória era bastante intensa.
Atualmente, o papagaio não é considerado uma ave extinta, no entanto, frequentemente e capturado e vendido clandestinamente. Durante este processo de captura, muitos ovos são perdidos e filhotes morrem durante o transporte ou simplesmente sua retirada do ninho. No processo da captura também ocorre a derrubada das árvores, retirando o possível hábitat natural para outros papagaios.
Dicas Rápidas Para a Criação do Papagaio Doméstico
A fase mais indicada para acostumar o papagaio ao convívio com a família é nos primeiros anos da vida adulto.
Papagaios que são acostumados a se alimentar com comida diretamente no bico ficam mais mansos. Para cria-los soltos, é importante cortar pela metade as penas de voo de uma asa, embora essas aves possam passar mais tempo escalando e andando do que voando, é importante evitar que fujam.
É fundamental proteger esta ave de variações de temperatura, as quais podem ser extremamente prejudiciais à sua saúde, por isso, se o mesmo possuir um viveiro, convém coloca-lo em uma área protegida do vento e da chuva.
Do que o Papagaio Gosta de Brincar? Sugestão de Atividades
Papagaios se divertem bastante pegando objetos com as patas e o bico, assim como subindo nos ombros e dedos de seus cuidadores. Somado a isso, os pássaros em geral possuem muitas habilidades, as quais podem ser aproveitadas em brincadeiras diversas. Algumas dicas abaixo podem auxiliar no desenvolvimento dessas brincadeiras.
Interaja Fisicamente Com o Papagaio
Quando o cuidador já percebeu que o papagaio gosta de encostar-se nos seus ombros e dedos, é chegada a hora de aumentar a confiança com o pássaro e posicioná-lo em outras áreas do corpo tais como nos pés, enquanto faz movimentos amplos e vagorosos sentado em uma cadeira de balanço por exemplo.
No início da interação é importante acostumar o papagaio gradualmente à presença do dono, começando por acaricia-lo, sempre que o animal permitir.
Outra dica é incluir novas atividades na rotina com o animal, tal como andar de bicicleta ou a pé com ele.
Como o papagaio gosta de fazer imitações, não somente de sons, também é interessante reproduzir alguns movimentos repetidamente na frente do papagaio para que ele tente imitá-los.
Utilize Brinquedos ou Objetos
Ensinar o papagaio a pegar, buscar ou atirar pequenos objetos como um bola ou um graveto, pode ser uma excelente distração para ele. Mesmo que o cuidador não esteja presente, deixar brinquedos disponíveis pode estimular a curiosidade do animal. Lembrando que brinquedos específicos podem ser encontrados à venda em Pet shops ou na internet.
*
Agora que você já sabe o que o papagaio gosta de brincar, continue conosco e conheça outros artigos do site.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
Como Fazer. Como Brincar Com Seu Pássaro de Estimação. Disponível em: <https://www.comofazer.com.br/como-brincar-com-seu-passaro-de-estimacao/>;
Portal São Francisco. Papagaio Verdadeiro. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/papagaio-verdadeiro>.
Um comentário
Pingback: Papagaio Classificações Inferiores | Mundo Ecologia