Um cachorro doente traz muitas preocupações ao dono, ainda mais quando sua temperatura corporal é modificada e a febre toma conta do animal.
Auxiliá-lo e tratá-lo é função do dono, que precisa ficar atento aos sinais que o cachorro indica, se demonstrar apatia, sonolência, indisposição, pode ser sinal de alguma doença.
Então fique atento e confira abaixo o que fazer quando o seu cachorro está com febre!
Cachorro Com Febre: O Que Fazer?
Muitas vezes nossos pets apresentam temperaturas altas no corpo, isso pode ser analisada a partir de um termômetro, ou mesmo de um simples toque nas orelhas ou no pelo do animal.
A temperatura média do corpo de um cachorro é de 39 graus, e desta maneira, se medir com o termômetro e como resultado aparecer algo mais elevado, é sinal de alerta e uma consulta ao veterinário seria de grande valor.
É preciso cuidar do cachorro como se fosse um filho, sobretudo quando ele está doente, pois não consegue se tratar sozinho, então precisa do auxílio do dono para ser curado.
Para medir a temperatura de um cachorro, você pode seguir os passos abaixo:
- Pegue um termômetro, pode ser um comum mesmo.
- Imobilize o animal para que ele não se mova e aplique a ponta do termômetro no seu ânus e deixe por alguns minutos.
- Retire e análise a temperatura, se der maior que 39 graus é sinal de que ele está com febre.
Agora, o que fazer quando o animal está com febre? O recomendado é procurar imediatamente ajuda de um especialista, pois pode ser o início de algo mais grave e o veterinário lhe auxiliará com os devidos procedimentos e medicamentos.
Porém, existem algumas opções caseiras para você amenizar a temperatura corporal do seu bichinho de estimação.
Veja abaixo algumas soluções caseiras que você pode tentar realizar para curar o animal.
Água
A água é sempre uma opção para qualquer ser vivo. Faça com que seu cachorro beba água, mesmo que ele não queira de imediato, insista para ele tomar alguns mililitros.
Deixe a vasilha de água a sua vista, perto do local onde ele está. Assim se sentir necessidade, ele pode beber água a vontade.
Panos Umedecidos
Uma alternativa é molhar panos com água gelada, espremer bem e colocar sobre o corpo do animal.
Essa ação faz com que a circulação e a temperatura corporal sejam beneficiadas e desta maneira, o cão também é.
Banho
O banho, assim como a água, é fundamental. Sobretudo para regular a temperatura corporal do cachorro.
Dê preferência ao banho gelado, se a temperatura está alta, mude a caminha de ambiente, coloque panos úmidos e de um bom banho no cachorro para que ele sinta melhor e tenha a temperatura regulada.
Não sabe se o cachorro está doente? Então veja a seguir os principais sintomas de cachorros quando estão doentes.
Característica De Um Cachorro Doente
Poucas pessoas conseguem analisar e identificar as doenças no animal, pois é claro, eles não falam, porém, se comunicam conosco através de gestos ou ações.
E para isso, é preciso que o dono tenha capacidade de identificar as ações do cachorro para saber se ele está doente ou não.
Veja abaixo os principais sintomas que podem ser manifestados através de recorrentes doenças.
Apatia
Um cachorro apático não é nada agradável ,ainda mais quando o pet costuma ser brincalhão ou alegre.
A apatia ocorre devido a dores, incômodos e decorrentes insatisfações do animal. Ela pode ser o início de uma doença mais grave.
Se tentar brincar com o cachorro, alimentá-lo e ele não corresponder, preferir ficar deitado em seu canto, é um motivo de preocupação.
Vômitos
Os vômitos são comuns a todos os cachorros, eles podem vomitar por ter comido alguma coisa que não lhe caiu muito bem, como também pode estar com alguma doença, aí a história já é outra.
O vômito junto à diarreia é causado sobretudo por vírus e bactérias e se o seu cachorro está passando por isso, pode ser que ele esteja infectado.
Fique atento e não hesite em buscar ajuda de profissionais. O seu pet agradece.
Coçar ou Lamber
Quando o cachorro se lambe se coça com frequência é sinal que ele está incomodado com alguma coisa, pode ser doença, carrapato ou outra coisa que lhe causa incômodo.
Não é natural os cachorros se lamberem com frequência, apesar de muitos sim. Porém, se notar que o cão se coça com frequência, fique atento, pois pode ser o indício de alguma outra doença.
Existem alguns outros sintomas, mas esses são os principais, se precisar de informações profissionais, busque por um veterinário e faça um diagnóstico da saúde do seu cachorro.
O Que a Febre Pode Causar?
A febre é causada, principalmente por manifestações de vírus e bactérias. Elas são as principais causadores de doenças e são muito prejudiciais ao cachorro.
A febre é um sintoma comum de diferentes doenças, e elas se manifestam através da febre para demonstrar uma variação no organismo do animal.
É preciso atenção, pois se ignorar a febre, a doença pode se agravar e em pouco prejudicar gravemente o cachorro.
Doenças como meningite, virose, lepstopirose, cinomose, babebiose, vasculite, lupus se manifestam através da febre.
Algumas possuem um grau de perigo maior, outras, menor. Por isso quando a febre se manifestar no corpo do animal, não demore a tratar. Pois é sinal que o pet está com alguma doença e você só descobrirá se levá-lo ao veterinário.
A ajuda de veterinário dá uma melhor amplitude e aprofundamento sobre o que está acontecendo com o cachorro, pois se trata de um especialista e sua ajuda é sempre muito bem vinda.
Não hesite em procurar ajuda, e se precisar, comprar os remédios indicados por ele. A saúde do cão não tem preço, vê-lo brincar, pular e se alimentar como de costume é o ideal para uma boa qualidade de vida.
Passeie com seu cachorro, brinque com ele, alimente-o com ração de qualidade, de água e todo o carinho que ele precisa.
Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!