Os cachorros estão espalhadas por diversas residências, e quando choram ou uiva, podem causa grande incômodo ao dono e consequentemente aos vizinho.
Não perca noite de sono preocupado com seu cachorro! Vamos dar dicas exclusivas de como tratar tais problemas e como resolvê-los.
Confira abaixo o que fazer para o cachorro não chorar a noite, com dicas sobre comportamento canino, os cuidados e a atenção necessário para uma melhor qualidade de vida, tanto para você, quanto para seu melhor amigo.
Por que os Cachorros Choram a Noite?
Os cachorros, sobretudo quando filhotes, não estão totalmente adaptados ao novo ambiente ainda, então a tendência é ele querer ficar o mais próximo possível do dono.
Fato que faz ele arranhar portas, sofás, uivar, chorar, correr para chamar a atenção de quem ele mais gosta.
Ele faz isso exclusivamente para chamar atenção. Então você precisa fazer o seguinte:
- Sempre que ouvir seu cachorro chorando e uivando durante a noite, não vá até ele, deixe-o chorar. Pois cada vez que você vai até ele, o cachorro entende como uma recompensa, pois seu desejo foi ouvido e quem ele queria, estar perto dele.
- Então o ideal é que você deixe-o até acostumar. De forma pegue o animal e leve até sua cama (a não ser que queira ele dormindo com você sempre), pois ele acostumou e irá chorar ainda mais.
- Os filhotes são quem mais causam escândalos, pois ainda não entenderam que devem ficar ali e choram sempre que se sentem sozinhos. Eles odeiam ficar sozinhos (você pode conter isso dando brinquedos, bolas e outros artifícios).
Outro fator determinante no choro do cachorro pode ser causado por alguma dor. Pode ser que ele esteja realmente sofrendo. Aí é motivo de atenção total!
Pois se ele está sofrendo, obviamente precisa de ajuda, então você auxiliá-lo, procurar especialistas veterinários e buscar por opções para curá-lo.
Mas se o problema for atenção, não dê o que ele deseja. Pois se não ele nunca irá parar de chorar.
Os filhotes demoram um tempo para se adaptar ao novo ambiente, então é natural que chorem, afinal, acabara de deixar a mãe e toda a companhia de seus irmãos.
Fato que faz eles se sentirem solitários e sozinhos. É importante que você não “mime” o animal nos primeiros meses de vida, pois ele se acostumou de maneira equivocado e você sofrerá com consequências no futuro (bagunça, desobediência e agressividade).
Para isso, você precisa entender o comportamento canino. Confira abaixo as principais atitudes dos cachorros quando tentam “falar” com você.
Entenda o Comportamento Canino
Os cães são nossos melhores amigos e companheiros fiéis, mas infelizmente eles não falam, eles se comunicam com os humanos através de sinais, por isso é fundamental entender o que cachorro está fazendo para saber o que ele necessita e qual o seu desejo.
Veja abaixo algumas atitudes do cachorros e o seu significado para você nunca mais deixar o seu cãozinho na mão!
Virar de Barriga para Cima
Essa ação é clássica dos cachorros que desejam carinho. Eles viram a barriga para cima na espera de receber algum mimo do dono.
Pode ser também que ele esteja coçando as costas, mas o mais provável é que ele esteja esperando por atenção, carinho e alguma carícia por parte do dono. Agradá-lo é fundamental, ele se sentirá bem e seguro ao seu lado.
Olhar Fixo
Muitos cachorros olham fixo no olho do dono por longos minutos. Isso significa que ele gosta de você, que tem uma relação saudável com o dono.
Tal ato deixa os cães com confiança. Eles também olham fixo quando desejam algo que você está comendo ou apenas segurando.
Quando ficam estáticos, sentados, apenas observando é sinal que estão atentos e prontos para agir se precisar.
Muito Tempo Deitado
Não é normal os cães ficarem muito tempo deitados ou dormindo, pode ser que ele esteja com alguma doença, ou mesmo alguma dor, que o incomoda muito.
Eles deixam de caminhar, correr e brincar, ficam extremamente apáticos e até parece que não possuem energia alguma.
Eles ficam com o rabo baixo, entre as pernas. Nesse caso, a melhor opção é buscar por ajuda especializada e tratá-lo da maneira correta.
Abanar o Rabo
Essa é uma característica comum em todos os cães. Quando querem brincar, quando estão felizes, dispostos e saudáveis abanam o rabo para demonstrar toda sua alegria.
Isso acontece também quando dois cachorros se encontram e querem brincar, ambos balançam o rabo e cheiram um ao outro.
Conheça o seu Cão
Conhecer o seu cachorro é fundamental, tanto para tratá-lo em decorrentes ocasiões, para também fazer com que ele obedeça suas ordens e não faça muita bagunça.
Antes de adotar ou comprar um cachorro, procure conhecer um pouco sobre a raça, sobre as características, hábitos, e se sua casa possui espaço o suficiente para acomodar um ser vivo, independente do porte.
Se mora em apartamento, por exemplo, dificilmente um cachorro grande se adapta, é preciso saber algumas coisas antes de procurar por um cachorro.
Seja um cachorro sem raça definida ou com raça é importante saber se o animal está vacinado, livre de carrapatos, pulgas e outras doenças comuns em cachorros.
Conheça seu cachorro e leva uma vida saudável ao seu lado. Eles podem possuir diferentes características.
Alguns são mais agitados, outros gostam de correr, outros mais bagunceiros, já alguns são calmos, tranquilos e até certo ponto, apáticos.
Mas fato é que se você conhecê-lo e cuidar bem, fornecendo todos os cuidados necessários, seu cão será eternamente fiel a você e com certeza, será um grande companheiro.
Os cuidados e a atenção com cachorros é uma maneira eficiente de garantir a qualidade de vida do seu melhor amigo.
Entenda por que ele precisa de alguns objetos para brincar, de água límpida, comida saudável e muitos outros fatores que determinam na saúde e qualidade de vida do animal.
Essas foram as dicas para você fazer seu cachorro dormir a noite. Confira outros posts aqui do Mundo Ecologia para entender mais sobre os cachorros e sobre o mundo animal.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!