Criar um cão ou conviver com um pode não parecer fácil para algumas pessoas, pois alguns deles, quando são pequenos, agem como criança, destroem seus sapatos, suas roupas e até seus móveis. Então você não sabe o que fazer, se descontrola e grita com o peludo, quando não o coloca de castigo. Pronto, está tudo perdido. Você se retrai de um lado e o cão do outro, pois o cão é um espelho deu seu dono e se comporta de acordo como o tratam.
Aí tudo isso vira um círculo vicioso. Aos poucos vai percebendo que quando chega do serviço o cão já não pula em suas pernas para agradá-lo. E assim, cada um vai para seu canto e o encontro e a comunicação tão saudável entre o homem e seu melhor amigo não acontece.
Se isso está acontecendo com você, não desanime, que para tudo existe solução. Basta você entender que o cão é como um bebê, que precisa de sua atenção, cuidados e amor para que se desenvolva plenamente, de bem com a vida. Para reverter o quadro, comece por seguir as recomendações abaixo.
Ideias para Conquistar seu Cão
- Um lugar para chamar de seu
Embora muitas pessoas gostem de levar seus cães para dormir na mesma cama, o ideal é que o peludo tenha uma cama só sua, proporcional ao seu tamanho, com o seu cheiro, cobertores, almofadas e brinquedos.
Crie um espaço para ele em um espaço sem muito trânsito, mas de onde ele possa ver o movimento da casa e participar da vida em família. Assim, quando quiser dormir, sabe que há um lugarzinho só seu para fazer isso tranquilamente.
- Cuide da saúde do pet
Levar o cão ao médico veterinário deve ser uma regra periódica, mesmo que o peludo não esteja doente. É esse profissional que verificará quando deve tomar as vacinas e determinar os exames a serem feitos caso o cão apresente algum problema de saúde.
- Cuidados com a alimentação e higiene
Cachorro não vive só de carinho ou de brisa, eles amam quem lhes proporcionas comida e guloseimas. Por isso, não se esqueça de alimentar o seu cão diariamente, oferecendo refeições saudáveis e nutritivas. Dar banhos e escovar seus pelos e dentes com frequência faz parte dos cuidados que um cão deve ter para ser sempre bonito e saudável. Aproveite esses momentos para fazer carinho e brincar com ele.
- Ser social
O cão é um ser social, então não se esqueça que ele precisa conviver com outros bichos para ter um relacionamento social, com o qual se sentira feliz em contato com outros amiguinhos. A socialização de seu pet deve ser feita em um ambiente calmo, limpo e organizado. Combine com um amigo ou família que tenha um cão pacífico e coloque-os juntos para que se conheçam. Se ver que não deu certo, tente com outro cão. Afinal, antipatias existem em todas as esferas, e por certo na próxima vez será diferente.
- Carinho todo mundo gosta
Deixe que o cão invada sua vida, seus momentos de descanso. Enquanto estiver assistindo televisão, convide-o a sentar-se ao seu lado e interaja com ele. Além de carinhos, brinque de fazer cócegas em sua barriga. Ele vai reagir com mordidas leves, como se estivesse se defendendo, mas será prazeroso para os dois lados.
- Treinamento Positivo
Se você passar a dar instruções diárias e simples ao seu cão, verá que o relacionamento entre os dois vai melhorar. Ensine a ele comandos básicos como “vem”, “senta”, “fica”, “desce”, lembrando que cada comando deve ser feito sempre com a mesma palavra, de preferência uma só, pois assim soará mais forte e ele gravará melhor. Cada vez que ele obedecer, passe a mão em sua cabeça e lhe dê um petisco, dizendo palavras de incentivo, como “bom menino”, “legal”, “fechou”.
- Sem Punição
A ideia do treinamento positivo surgiu para obter bons resultados por meio de incentivos, e não de punições, pois assim ele entenderá que toda vez que fizer algo correto, terá uma recompensa. É necessário ter muita paciência, pois existem cães que demoram mais para aprender. Se o cão fizer algo errado, não bata ou grite com ele. Agindo assim você só assustará o bichinho e a conquista ficará mais distante.
- Leve-o para passear
Como diziam os antigos, esticar as canelas é sempre bom. Assim, uma o útil com o agradável e leve seu cão para passear. Além de estar em sua companhia, o peludo poderá se exercitar e socializar-se com outros cães. Quando ele já estiver acostumado, vá aumentando a distância aos poucos, assim os dois queimarão energia. O recomendado é que caminhe com o pet três vezes ao dia. Organize-se e consiga esse tempo só de vocês dois. Será um passo importante para a aproximação.
- O que o cão gosta de fazer?
Dê ao seu cão oportunidade de fazer o que gosta. Se ele gosta de cavar, reserve para ele um local que tenha terra. Se ele gosta de brincar de buscar coisas, reserve um momento do dia ou da noite para brincar de jogar bola ou outros brinquedos, de preferência um corredor, onde o objeto possa cair longe e ele se sentir desafiado a ir busca-lo.
- Crianças gostam de brinquedos
Lembre-se que os peludos são como crianças e precisam ter brinquedos para brincar. Compre diversos brinquedos macios, de diferentes formatos e vá alternando-os todos os dias. Devem ser brinquedos não muito pequenos para que não corram o risco de engasgar-se ou asfixiar-se com eles, caso os engulam. Toda vez que puder, brinque com ele para motivá-lo. Verá como o bichinho fica feliz.
- Fique sempre por perto
Fique perto e permita que seu cão seja o seu melhor companheiro. Cães adoram ficar perto dos donos e se deitam quase aos seus pés toda vez que está em atividade em um só lugar. Assim ele não ficará solitário e cada dia ficará mais apegado a você, transformando essa amizade em um amor realmente eterno.
- Lugar definido
Assim como o homem precisa pertencer a uma comunidade, o cão precisa pertencer a uma matilha. E não tendo outros cães por perto, tenha em mente que a matilha é sua família e que você tem sempre que ter o poder de mando, para que ele aprenda a amá-lo e respeitá-lo como líder.