Se você tem um cachorro como animal de estimação deve saber que alimentação é um fato muito importante no dia a dia deles. É comum que cães que não tenham uma rotina de exercícios e nem uma alimentação balanceada apresentem algum problema ligado à obesidade, isso gera muitos transtornos que poderiam ser evitados apenas controlando esses fatores. Para te ajudar a superar esse problema com seu pet, hoje listamos algumas dicas muito bacanas para você aplicar no dia a dia do seu cão.
O que Fazer para o Cachorro Emagrecer?
Alimentação
Vamos começar pela alimentação, esse é um fator muito importante para que seu cão fique saudável. Se ele comer as quantidades adequadas certamente não terá problemas com sobrepeso, muitas vezes o dono fica com medo do cão ficar com fome e exagerar na quantidade de comida ou nos petiscos. Outro ponto é saber escolher a ração, muitas vezes a ração que você oferece não nutre o seu cão como deveria.
Se o seu cachorro sofre com este tipo de problema vai precisar passar por um mudança alimentar, onde a ração deve ser cuidadosamente escolhida para nutrir o animal como se deve, oferecendo menos calorias.
É comum que alguns donos sem saber o que fazer acabam comprando rações classificadas como light, mas saiba que isso nem sempre é a melhor solução. Ela pode até funcionar caso o seu animal precise estabelecer o peso e não engordar, mas se ele precisa emagrecer isso não vai funcionar. Ou então ele até vai perder peso, mas isso não vai acontecer da forma correta e mais saudável. Por isso não é recomendado tentar fazer isso sozinho, mas sim ser acompanhado por um profissional especializado em nutrição animal para fazer uma dieta perfeita para ele.
Exercícios Físicos
Assim como nós humanos, a dupla boa alimentação + atividade física é o combo do sucesso quando o assunto é emagrecimento saudável. Mais uma vez é importante ter um profissional de olho nesse cão, um cão obeso pode se machucar facilmente ao tentar se exercitar se acompanhamento. Eles vão prescrever e acompanhar os exercícios que ele pode e deve fazer.
Dicas de Atividade Física para Cães
Caminhada leve é sempre uma boa opção, um longo passeio pode ser uma bela diversão para o seu cachorro, os cães em geral adoram passear. Mas saiba respeitar o limite do seu melhor amigo, o recomendado é um passeio de até 45 minutos. Mas caso seu cão esteja muito acima do peso, comece devagar e uns 20 minutos podem ajudar.
Corrida também é uma boa opção, elas funcionam muito bem em animais que têm mais energia e não estejam assim tão obesos. Essa atividade diminui a ansiedade, traz bem estar e ainda fortalece a musculatura do animal. Mas cuidado, verifique se seu pet está apto para isso.
Lembre-se de sempre começar de leve, não queria exagerar no começo, vá aos poucos no tempo dele. Antes de tudo, saiba que os cães também precisam se alongar e aquecer, recomendamos 20 minutos no começo, conforme houver fortalecimento, pode ir aumentando aos poucos. Deixe que ele pare para descansar uns minutos e beba água.
Buscar brinquedos também pode ser uma ótima atividade para seu animal, além de ser super divertido para eles ajudam ainda a gastar calorias já que exigem uma boa dose de esforço. Praticamente todas as raças vão se dar bem com essa atividade, a não ser que seu cão apresente alguma limitação.
Fisioterapia, esse tipo de tratamento pode ser muito bacana para ajudar cães obesos. Podemos dizer que pelo menos 60% do sucesso na perda de peso está ligada à alimentação do pet, os 40% restantes depende das atividades dele.
Por outro lado, o combo atividade física e boa alimentação apresenta um grande sucesso no resultado desses animais. Um emagrecimento saudável só traz benefícios para o animal.
Motivos Mais Comuns Para Obesidade dos Cachorros
Quando falamos em obesidade canina, a primeira coisa que devemos olhar com carinho é na sua alimentação. Na maior parte dos casos o animal está ingerindo calorias em excesso, muito cuidado com isso.
Mas sabemos que problemas hormonais também podem colaborar na hora de adicionar alguns quilos no corpo do animal, mas isso afeta apenas uma pequena parcela deles. A maioria deles não se exercita como deveria, principalmente em grandes cidades onde esses animais passam o dia sozinhos e carentes e não tem uma atividade de qualidade. O tédio pode sim fazer com que ele coma mais.
Outra parcela pode ser atribuída a cães castrados, especialmente as fêmeas. Existe uma síndrome que acomete esses animais que faz com que comam mais e fiquem menos ativos.
Malefícios da Obesidade Canina
Esses animais precisam de tratamento assim como nós humanos, quando essa condição não é tratada ele pode ter a sua saúde muito afetada e gerando uma série de doenças. Vamos conhecer os mais comuns.
- Maior risco de morte em cirurgias, pelo peso vai precisar receber uma dose maior que o comum de anestesia, sem contar que a gordura também atrapalha no processo,
- Sobrecarga dos órgãos, muitos deles ficaram sobrecarregados como é o caso do coração, dos rins, dos pulmões entre outros. É preciso um trabalho maior deles para manter esse cão vivo,
- Articulações sobrecarregadas, o excesso de peso vai atrapalhar muitas atividades que ele poderia fazer normalmente. Mas ao contrário disso pode desenvolver artrose por exemplo em cães jovens, o que ocorreria somente na velhice.
- Falta de ar, um animal acima do peso acaba exigindo mais de suas vias respiratórias, por isso ele fica mais cansado que o normal em pequenas atividades do dia a dia, principalmente em atividades que exigem mais esforço.
- Glicemia alta, o excesso de peso pode trazer doenças como a diabetes e que acaba ficando mais alta do que deveria, trazendo outras doenças como a cegueira por exemplo,
- Doenças cardiovasculares, esse animal vai ter uma pressão arterial elevada e vai acabar forçando mas o coração, desenvolvendo problemas no coração,
- Imunidade baixa, cães acima do peso ficam com o sistema imune comprometido, e por isso mais suscetíveis a doenças.