Marmota, cujo nome científico é Marmota monax ), designa uma das 14 espécies de animais considerados basicamente um esquilo gigante da América do Norte. A marmota representa um membro do esquilo da família, ciurídeos, dentro da ordem Rodentia .
Com suas garras longas e afiadas, as marmotas cavam tocas complexas de várias câmaras que eles usam para acumular alimentos, aninhar e hibernar. Essas impressionantes habilidades de tunelamento geram grandes tocas, mas também podem significar grandes dores de cabeça para os profissionais da agricultura.
Eles cavam tocas bastante extensas e os tratores podem quebrar um eixo, passando por cima das tocas. E, como os animais são herbívoros – e preferem verduras jovens e macias, podem invadir as plantações. Soja, milho, jardins da família, é tudo um banquete aos olhos de uma marmota.
Características das Marmotas
Essas criaturas redondas parecem ursinhos quando se levantam sobre as patas traseiras. As marmotas também têm garras afiadas que eles usam para cavar tocas impressionantes no chão. Durante os meses quentes, os incisivos de uma marmota crescem cerca de 1,6 milímetro por semana para acompanhar seu horário frenético de alimentação.
O pelo grosso nas partes superiores varia em cores através de vários tons de marrom; os pés são mais escuros e as partes inferiores são lustrosas. Às vezes, indivíduos melaníticos (quase negros) e albinos ocorrem em algumas populações. Marmotas apresentam corpo redondo com uma pequena cauda espessa, pernas curtas e fortes com garras curvas para escavação; olhos e orelhas pequenos e redondos, dois incisivos longos e sempre crescentes.
Da cabeça à garupa, as marmotas têm de 45 a 61 centímetros de comprimento, pesam cerca de 6 kg, que é aproximadamente o dobro do peso médio de um bebê humano recém-nascido. Como outros esquilos, as marmotas têm caudas longas que crescem em torno de 18 a 25 cm.
Habitat das Marmotas
As marmotas são encontradas apenas na América do Norte. Eles gostam de áreas florestais que se chocam com áreas mais abertas. Eles cavam tocas que podem ter 1,8 metro de profundidade e 6 m. de largura. Essas casas subterrâneas também podem ter de duas a uma dúzia de entradas. Normalmente, eles têm uma toca na floresta para o inverno e uma toca em áreas gramadas nos meses mais quentes. As marmotas mantêm suas tocas arrumadas, alterando o ninho encontrado de vez em quando.
Comportamento das Marmotas
Esses roedores são herbívoros, o que significa que comem vegetação. A dieta de uma marmota pode incluir frutas, plantas, casca de árvore e gramíneas. Eles são conhecidos por danificar plantações e jardins e muitos os consideram pragas. As marmotas não comem durante a hibernação. Eles usam gordura que acumularam durante o mês de verão e inverno.
As marmotas são diurnas da primavera ao outono. A maioria das atividades ocorre durante o início da manhã e o início da noite, quando as marmotas emergem de suas tocas para coletar alimentos.
Marmotas são verdadeiros hibernadores, entrando em sono profundo em outubro e emergindo no início da primavera. Durante a hibernação, a temperatura de uma marmota cai e seu batimento cardíaco diminui de 80 batimentos por minuto para 5. Durante esse período, as marmotas sobrevivem das reservas de gordura que acumulam em suas pesadas dietas de verão e outono.
Hábitos das Marmotas
Embora as marmotas cavem sistemas de escavação profundos e extensos, eles também são bons nadadores e podem escalar arbustos altos e árvores de tamanho considerável .
Eles são mais ativos de manhã e à noite, comendo gramíneas e outras plantas verdes, além de algumas frutas, cascas e brotos de árvores. Eles se alimentam muito no verão e no início do outono, acumulando enormes reservas de gordura para o inverno. O animal é um verdadeiro hibernador.
Durante os meses de inverno, a toca também pode fornecer abrigo para raposas (Vulpes), gambás (Mephitis), gambá da Virgínia (Didelphis virginiana), guaxinins (Procyon) e outros animais, principalmente coelhos (Sylvilagus). As marmotas já foram objetos de caça esportiva e são consideradas bastante comestíveis.
A estação de acasalamento começa no início da primavera, quando as marmotas emergem da hibernação. As mães dão à luz 2 a 4 filhotes e essas marmotas permanecem com a mãe por 2 meses antes de se tornarem independentes.
As marmotas são principalmente animais solitários, procurando apenas outras marmotas para acasalar. No entanto, como espécie, eles trabalham para se proteger. Por exemplo, eles se comunicam usando gritos estridentes para avisar um ao outro sobre ameaças que se aproximam.
O Que Faz Uma Marmota?
Alguns sinais que as marmotas deixam depois de causar danos a uma cultura, incluem:
Marcas de dentes com ¼ a 3/4 polegada de largura na madeira, nas plantações e nos galhos mais baixos das árvores;
Montes de terra fora de uma entrada de toca;
Furos profundos no chão ou no gramado;
Culturas danificadas ou escavadas;
Fundação de construção enfraquecida (um sinal de uma toca invasora);
Tubulações, fios ou sistemas de irrigação mastigados;
Pegadas da marmota: cinco dedos no pé da frente e quatro na parte de trás; marcações de garras geralmente profundas.
O Que é o Dia da Marmota?
Segundo a lenda popular, as marmotas saem da hibernação a cada ano em 2 de fevereiro, designado como Dia da Marmota, e se vir sua sombra, o inverno durará mais seis semanas.
A tradição de contar com roedores como meteorologistas pode remontar aos primeiros dias do cristianismo na Europa, quando se dizia que o céu limpo no dia de Candlemas (2 de fevereiro) anunciava o frio.
As origens relatadas do Dia da Marmota são diversas, mas acredita-se que o conceito esteja ligado à tradição germânica do Dia da Vela.
Talvez seja apropriado confiarmos previsões para a duração do inverno às humildes marmotas. Afinal, eles exibem um talento extraordinário para um bom meteorologista. As marmotas precisam saber exatamente quando sair da hibernação para acasalar, para que seus filhos tenham a melhor chance de sobrevivência.
A maioria dos acasalamentos acontece em um período de dez dias no início de março. Se [os filhotes] nascerem tarde demais, não terão peso suficiente para o inverno e, se nascerem cedo demais, a fêmea não terá comida suficiente para alimentá-los. Em outras palavras, a janela de oportunidade é muito pequena e a marmota astuta precisa acertar.