Home / Animais / O que é uma Lagartixa Cotó? Por que Ela Fica Assim?

O que é uma Lagartixa Cotó? Por que Ela Fica Assim?

Lagartixa cotó é o nome dado para aqueles animais que, por algum motivo, não possuem mais o seu rabo. Seja isso apenas temporariamente (pois muitas lagartixas soltam o seu rabo quando estão ameaçadas) ou algo permanente. Descubra o porquê isso acontece no decorrer deste artigo no Mundo Ecologia!

A cauda de lagartixa é um corpo interessante, uma parte peculiar do mundo da criatura. Alguns tipos de lagartixas, têm um componente de proteção que lhes permite “largar” a cauda quando se sentem em perigo por algum motivo. Esta infelicidade da cauda será, em geral, cada vez mais comum nas lagartixas mais jovens.

Caso você tenha uma lagartixa de estimação, você pode amenizar este problema que acontece com muitas. E, este texto também serve para você que está apenas curioso em saber como funciona esse processo. Vamos lá?

Por que Razão a Lagartixa Perde a Cauda?

Você pode se surpreender com uma queda de cauda no caso de você tentar pegar sua lagartixa pelo seu rabo ou segurá-la com muita firmeza quando ela está tentando fugir. A cauda desengatada irá contorcer-se e se remexer de uma forma muito frenética no chão, tal como se estivesse ainda associada ao corpo da lagartixa. Embora isto possa ser impressionante, é significativo não congelar.

Perder uma parte específica do corpo é um meio de defesa muito comum no reino animal. Várias criaturas, principalmente anfíbios e répteis fazem isso.

As caudas de lagartixa são explicitamente destinadas a cair: Dentro da cauda está um tecido conjuntivo único que faz uma área que pode ser rapidamente cortada quando necessário.

No momento que isso ocorre, suas veias se contraem. Depois, rapidamente, sua cauda sai por completo. Esta é uma dia importante, pois você pode notar se a lagartixa se livrou da cauda por medo ou se ela está com algum ferimento. Quando está ferida, seu sangue aparece junto com o rabo.

Em longo prazo, uma lagartixa rebrota a sua cauda, mas, não se parece com a original. A nova cauda é frequentemente mais curta, com uma coloração mais pálida do que a primeira cauda.

Apesar de ser um procedimento característico, a queda da cauda põe peso sobre uma lagartixa e pode afetar o seu bem-estar. É significativo que você dê uma olhada nas condições que a levaram à isto, para que você possa tentar esquivar-se dessas questões mais tarde.

Reação a Ameaças

Quando a cauda está se retorcendo no chão, dá um espaço maior para que a lagartixa consiga fugir de seus predadores. É uma alternativa que, na maioria das vezes, dá certo.

Lagartixa Perde a Cauda

No período em que a lagartixa está sem o seu rabo, ela não possui mais nenhuma outra arma para se defender. Ela precisa esperar com que a sua cauda cresça novamente. Só assim, ela se sente mais segura. Por mais que seja um método de defesa, a falta de seu rabo faz com que todo o bem-estar deste animal fique arruinado.

Stress e Medo

A pressão do dia a dia (luzes muito fortes, barulhos ensurdecedores e aglomerado de pessoas) pode atrapalhar e muito a vida desses animais. Somente por estar em um ambiente mais badalado ela perde a sua cauda! As lagartixas sofrem um grande estresse emocional. Por isso, é cada vez mais comum encontrar esses animais pela cidade sem o seu rabo.

Sabendo dessas informações, tome muito cuidado caso você tenha uma lagatixa de estimação. Elas são sensíveis. Não ache que por apenas tê-las em um aquário é o suficiente. Os cuidados com o ambiente — principalmente iluminação, habitat e os sons — são indispensáveis para uma boa vida.

Caso não seja possível encontrar outra razão para a queda da cauda da sua lagartixa, pode ser por causa de uma doença ou contaminação. Independentemente de a contaminação influenciar legitimamente a região da cauda ou o infortúnio ser um efeito colateral relacionado à pressão de uma doença aleatória, é ideal chamar o seu veterinário.

Tratamento

Normalmente, as lagartixas se desenvolem sozinhas. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para garantir que o procedimento do recrescimento seja fácil:

Use toalhas de papel em vez de roupa de cama depois que a sua lagartixa deixar cair a cauda. A roupa de cama pode fazer com que alguns germes e bactérias entre no tecido que está em crescimento, levando ela a ter algum tipo de doença. Mudar para toalhas de papel até que a cauda volte a crescer pode ajudar a manter este território ferido limpo. Troque as toalhas de papel regularmente para cuidar do asseio.

Lagartixa Perde a Cauda Tratamento

Observe o coto da cauda para ver se há indícios de doença. Aconselhe-se com o seu veterinário se houver algum crescimento, vermelhidão ou liberação no local da cauda que está perdida.

Avalie as temperaturas ecológicas e a umidade para garantir que as condições na área cercada da sua lagartixa sejam perfeitas. A infelicidade do recrescimento da cauda são desagradáveis para este animal, e você precisará garantir que seu recanto seja tão agradável quanto possível durante o procedimento de regeneração.

Certifique-se de que a sua lagartixa está comendo de forma saudável. Seja como for, certifique-se de que quaisquer grilos e outras presas que não são comidos dentro de 15 minutos sejam expulsos do tanque, pois podem tentar lanchar na ferida da cauda da sua lagartixa.

Instruções para Evitar que a Cauda Caia

Há alguns passos que podes dar para evitar que a tua lagartixa perca a cauda.

  • Mantenha um domínio perfeito: Certifique-se que a temperatura, luz e umidade estão em perfeitas condições. Mantenha um plano de limpeza normal e abstenha-se de colocar objetos na área cercada que possam prejudicar a sua lagartixa. É um pensamento inteligente fazer também uma verificação do bem-estar de forma intermitente.
  • Separe as lagartixas: Se tiver mais do que uma lagartixa, pode precisar isolá-las. Isto é especialmente válido no caso de notar alguma prática mais agressiva de qualquer uma delas.
  • Limite-se a dar poucos cuidados a ela: As lagartixas não apreciam regularmente uma tonelada de cuidados, por isso o ideal é minimizá-los. Isto pode diminuir o perigo de você puxar a cauda da sua lagartixa incidentalmente.

Saiba-se que, mesmo com todo o seu cuidado, ainda sim, elas podem deixar a cauda. Não é culpa sua. Se você fazer o seu melhor e, ainda sim não conseguir ajudá-la, lembre-se de que o que estava em suas mãos foi feito.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *