Hoje vamos entender um pouco sobre o que significa um cavalo redomão. Mas para isso precisamos entender algumas coisas importante antes, como por exemplo o dialeto gaúcho, porque nossos amigos do sul tem uma linguagem própria, seja no Rio Grande do Sul, seja no Paraná ou em Santa Catarina
O que acontece que nesses estados eles sofreram grandes impactos da colonização pelos espanhóis, e por isso muitas vezes gera um pouco de confusão pois tem palavras, gírias, frases um pouco diferentes do nosso português padrão com o qual estamos acostumados. Dois gaúchos conversando certamente gerarão estranheza em outras partes do país, muitas vezes fica até difícil mesmo de entender.
O dialeto muda de região a região dependendo do tipo de colonização, principalmente por alemães e italianos,
Outras influências são encontradas na linguagem como inca e africana. O filósofo Batista Bossle inclusive publicou um dicionário chamado gaúcho – brasileiro onde ele traduz diversas expressões da região e seus significados no português padrão.
O Que É Um Cavalo Redomão
Vamos começar falando da marca registrada do Rio Grande do Sul o Crioulo, é um cavalo cheio de curiosidades. Inclusive termos especiais são utilizados pelos gaúchos para se referirem as seus cavalos. Se você não conhece essas gírias precisa conhecer para não ficar perdido no assunto. Vamos falar de algumas termos utilizados pelos criadores de cavalos crioulos, também chamados de crioulistas.
Um cavalo redomão para os gaúchos é um cavalo recém domado.
Mas eles utilizam essa palavra para se referirem também a roupas novas e que incomodam por este motivo, como por exemplo sapato redomão.
O Que Significa Cavalo Redomão
Como vimos acima uma cavalo redomão para nossos amigos gaúchos é uma cavalo recem domado, um cavalo jovem , fica ali entre um potro não domado a um cavalo já domado.
Cavalos Crioulos
Não tem como não falar sobre o cavalo preferidos dos gaúchos, ele que é um fenômeno no seu estado. Ele é responsável pela união das pessoas, junta família, faz pessoas se conhecerem e se tornarem amigas todos em um objetivo em comum. Alguns levam isso apenas como uma hobby, outras pessoas já se profissionalizaram no assunto e partiram para as competições onde esse cavalo costuma se destacar.
Muito começam apenas montando aos finais de semana para passear, com o tempo vão pegando gosto pelo esporte. Esse animal é símbolo do Rio Grande do sul.
A Origem dos Cavalos Crioulos
Esse cavalo é descendente de outras raças como lusitano e andaluz, que vieram na época da colonização, vieram junto com os espanhóis e com os portugueses e foi se espalhando pelo do Brasil e também de outros países como Paraguai, Argentina, Chile e Argentina.
Atravessar o oceano atlântico não era fácil e era preciso muita resistência para dar conta, poucos cavalos aguentaram, os crioulos foram alguns deles que facilmente foram se adaptando ao novo ambiente, a nova alimentação e foram se reproduzindo.
O que houve foi uma verdadeira seleção natural, os sobreviventes começaram a se reproduzir em grande volume até além do que era possível que os homens dessem conta, chegou uma hora que perdeu-se o controle e isso aconteceu por todos os países pelos quais ele se espalhou.
Acabaram se tornando selvagens, pois não era possível domesticar tantos animais. Esses começaram a desenvolver ainda mais, ficaram ainda mais fortes e rústicos. A raça foi ficando ainda melhor, com uma estrutura ainda mais resistente.
Esses animais mesmo antes de serem reconhecidos como uma raça já eram amigos inseparáveis dos colonizadores da época, inclusive era o único tipo de transporte terrestre que existe, era utilizados pelas tropas de guerra e pelos fazendeiros na região sul do nosso país.
Dicionário Gaúcho do Cavalo
Agora vamos entender um pouco mais sobre quais são os nomes que eles usam a se referirem aos seus cavalos.
- Afixo: É o nome ou mesmo uma sigla que venha antes do nome do animal, ele identifica de qual fazenda ou criador aquele cavalo pertence.
- Andadura: É a forma do cavalo andar, pode ser galope, pode ser trote ou tranco.
- Aporreado: Assim é chamado um cavalo que não aceitou ser domado.
- Baio: Esse é o nome do cavalo de pelagem amarela.
- Bayard-Sarmento: Esse nome é de um movimento que se dá em uma das etapas das provas que acontecem no Freio de Ouro, o nome é uma homenagem às pessoas que criaram a prova. O animal gira 180º em volta do seu corpo.
- Box: Também dizer respeito ao Freio de Ouro, Box é o número em que o cavalo está inscrito, no caso sempre em ordem cronológica.
- Caborteiro: Esse é uma cavalo que não é submisso é oferece dificuldade para ser manuseado.
- Colorado: Corresponde a coloração da pelagem do animal, no caso castanha clara, puxando para o avermelhado.
- Esbarrada: Mais um movimento que faz parte das provas do Freio de ouro. Nesse movimento cavalo deve frear bruscamente após uma corrida curta se apoiando nos seus pés de trás.
- Figura: Nessa etapa da prova, o animal precisa circular diversos fardos de feno que estão dispostos na raia.
- Funcionalidade: Se refere a habilidade que o cavalo tem para executar as provas de forma funcional.
- Galope: É uma das formas de andar do cavalo, uma forma rápida de andar em que ele se após apenas em duas pernas.
- Gateado: Se refere a cor da pelagem do cavalo, nesse caso amarelo escuro, parecido com a cor do leão.
- Ginete: Ginete é o cavaleiro.
- Giro sobre as patas: Nesse movimento o cavalo precisa girar 360º em torno do seu corpo, apenas apoiado nas pernas de trás.
- Mangueira: É o curral
- Morfologia: Essa é a formação do corpo físico do animal
- Mouro: Se refere a pelagem preta com alguns pelos brancos.
- Pechar: Fazer com que o cavalo choque seu peito com um novilho.
- Picaço: Se refere a pelagem preta, onde o cavalo possui uma listra branca na testa e outras partes na cor branca.
- Rosilho: Se refere a pelagem bem escura, com alguns pêlos mais claros.
- Sestroso: É o animal que repulsa ou tem medo de alguma coisa
- Tordilho: É o animal com pêlo branco
- Tostado: É o animal que possui a sua crina cobre e o restante da pelagem com castanho escuro mais queimado.
- Tranco: É a forma como o cavalo começa a a
ndar antes de trotar, nesse tranco ele anda apoiando apenas em tres pernas. - Trote: Depois do tranco o cavalo começa a trotar, saltando, se apoiando apenas em duas pernas.
- Zaino: Se refere a pelagem do animal mais escura.