O Que é Crocodilia?
A Crocodilia é uma ordem dos répteis que agrupa todos os crocodilianos, que são representados basicamente pelos crocodilos, jacarés e gaviais, sendo mais de vinte espécies dessa ordem. Esses animais vivem em locais quentes e moram em rios e lagos de água doce, sendo somente algumas espécies encontradas em águas salgadas.
Os crocodilianos são animais que se alimentam de outros animais, ou seja, carnívoros e que têm escamas nos olhos bem estruturadas por células ósseas dérmicas, e quando desgastadas são trocadas por outras.
Seu coração é separado em quatro cavidades e possuem os sentidos muito bem desenvolvidos. Possuem em média mais de sessenta dentes, e esses assim como nós humanos, também perdem alguns que são trocados por outros, e o osso do palato se prolonga, separando o nariz, ou cavidade nasal da sua boca. Quando está debaixo da água, os orifícios nasais desses animais se fecham e os tímpanos são protegidos por uma espécie de prega que é revestida por uma pele. Também possuem uma cavidade no palato, que é utilizado para respiração quando os crocodilianos estão mastigando sua comida.
Crocodilianos
Com sua cauda cheia de músculos e meio achatada dos dois lados, o animal consegue se defender de suas presas com violentas rabadas, além de utiliza-la para se deslocar com precisão na água.
Grande parte do seu dia, os crocodilianos se encontram embaixo da água, porém gostam de se estender vez ou outra nas margens de rios e lagos para tomar um pouco de sol. Geralmente se alimentam embaixo da água, porém algumas espécies preferem observar suas presas em silencio e ataca-las quando estão as margens das águas dos rios.
No Brasil, o crocodiliano mais conhecido é o jacaré que pelo calor do país, ele pode ser facilmente encontrado em várias regiões. Infelizmente, muitos comerciantes utilizam de sua pele para venda para fabricação de bolsas, sapatos e até mesmo casacos, entre outros, por isso algumas espécies como o jacaré-de-papo-amarelo têm corrido risco de serem extintos.
Curiosidades Sobre os Crocodilianos
Crocodilianos tem uma espécie de simbiose junto com certos tipos de pássaros. Ao manter sua boca aberta, os pássaros pousam perto dele e limpam seus dentes, dessa forma, os pássaros se alimentam dos restos encontrados em seus dentes e para eles isso é um benefício, pois mantém seus dentes limpos e saudáveis para continuar consumindo suas presas, além de evitar a presença de outros animais que não fazem bem para eles como sanguessugas e outros parasitas em suas gengivas.
Outra curiosidade bem interessante sobre os crocodilianos é a definição do sexo desses animais. Os crocodilianos são ovíparos, e é a temperatura da água e do ambiente em que os ovos se encontram que decide qual será os sexos dos recém-nascidos, ou seja, águas e ambientes quentes produzem machos e ambientes e água mais frias produzem fêmeas.
Embora seja um animal fácil de ser encontrado atualmente e possua algumas especificações bem diferentes que mantém seu bom desenvolvimento nos ambientes que vivem como vimos acima, sua estrutura é bem parecida com dinossauros e alguns outros animais que viveram na Terra no período Cretáceo. Ou seja, são animais que foram encontrados há mais de oitenta milhões de anos e não possuem nenhuma restrição quantos aos ambientes atuais, a não ser pela própria caça humana.
Se formos analisar sua evolução, apesar sua estrutura e grandes músculos, os crocodilianos possuem mais características com aves, pois são extremamente parentais e cuidem de seus filhotes por um grande período, constroem uma espécie de ninhos para seus ovos, além da trituração de alimentos para consumo de seus filhotes.
Também emitem sons para se eco localizarem como aves e assim marcarem territórios, além de pedir socorro em casos de ameaças e juntamente com as aves, biologicamente falando, fazem parte dos grupos do Arcossaura.
Podem chegar até oitenta anos e ao contrário das maiorias dos animais, principalmente os mamíferos, se torna mais forte conforme vai envelhecendo e também com maior poder reprodutivo. São um dos maiores animais da Terra, e durante a época dos dinossauros, segundo alguns fósseis encontrados para estudo, chegaram a medir trinta metros.
Exemplos de Crocodilianos
-
Crocodilo
Os crocodilos habitam em áreas mais úmidas como margens de rios, lagos, mares e mangues. São muito similares com os jacarés, mas existem algumas diferenças que são elas: um focinho mais estreito, a visualização do quarto dente inferior de cada lado da boca mesmo quando a boca se encontra fechada. Nos crocodilos esses dentes podem ser vistos facilmente, enquanto nos jacarés somente quando estão com a boca aberta. Os crocodilos são encontrados facilmente em alguns continentes, como na África, América Central e sul da Ásia. Existem alguns crocodilos que podem viver até cem anos, e apesar até mil quilos, além de medirem até seis metros. Não existem crocodilos no Brasil, apenas jacarés.
-
Jacaré
São animais típicos de água doce que moram, principalmente, em margens de lagos e rios. No Brasil são facilmente encontrados na região do Pantanal Mato-grossense. Vivem, principalmente, em regiões mexicanas e outros países da América do Sul. Seu tamanho pode variar de cem centímetros até seis metros, assim como seu peso, podendo pesar de cinco quilos até mesmo sessenta. Os jacarés são da família Alligatoridae e assim como os gaviais, possuem muitas espécies extintas ou em processo de extinção.
-
Gaviais
Gaviais são muito encontrados nas áreas de rios e lagos da Índia e território nepalês. Estes répteis possuem focinho alongado e estreito assim como os crocodilos e sua diferenciação está em não ter o quarto dente visível com a sua boca fechada. Os gaviais correm grande risco de extinção atualmente, sendo em média apenas quinhentos animais livres e se reproduzindo em habitat natural, os demais se encontram apenas em lugares que são protegidos por ongs e também habitat não natural que graças à ciência se assemelha com seu habitat comum.
Espécies de Crocodilianos
Alguns exemplos de cada tipo de crocodiliano.
Crocodilo:
-
Crocodilo-americano;
-
Crocodilo-do-nilo;
-
Crocodilo-cubano;
-
Crocodilo-poroso;
-
Crocodilo-anão;
-
Crocodilo-do-orinoco.
Jacarés:
-
Jacaré-americano;
-
Jacaré-da-china;
-
Jacaré-de-óculos;
-
Jacaré-de-papo-amarelo;
-
Jacaré-do-pantanal;
-
Jacaré-açu;
-
Jacaré-coroa;
-
Jacaré-anão.
Gaviais:
Atualmente devido à extinção dessa espécie, podemos encontrar apenas,
-
Gaviais
-
Gavial da malásia, também conhecido como Falso-Gavial.