Confira nesse post todas as informações sobre essa raça tão fofa e curiosa, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
O que Devo Saber Antes de Comprar um Yorkshire?
Antes de comprar ou adotar um melhor amigo é importante saber que todos os pets precisam de muito cuidado além de amor e carinho é claro! Confira aqui alguns cuidados com essa raça que você deve ficar bem atento.
- Unhas do Yorkshire – As unhas desta raça precisam estar sempre curtas, isso evita acidentes em que ele se machuque à toa. Mas saiba que o ideal é procurar um profissional para fazer isso, pois a unha dele é preta e você pode enganar e acabar machucando o animal.
- Dentes do York – Os dentes desta raça precisam ser frequentemente escovados, a fim de impedir o aparecimento de problemas bucais como o tártaro. Para que fique mais fácil esse processo, é um ato que deve ser praticado desde filhote para que ele se acostume com a escovação. O ideal é a escovação diária, mas caso não seja possível ao menos uma vez na semana já ajuda bastante.
- Alimentação do York – Essa é uma raça de pequeno porte, mas apesar disso é muito agitado e precisa gastar toda sua energia. Por este motivo é muito recomendável que ele tenha uma alimentação de alta qualidade para repor todas as vitaminas que ele precisa. Muito cuidado com a quantidade de comida ofertada, pois caso ele coma depois pode enfrentar problemas com excesso de peso que pode prejudicar seus ossos. Fique atento a idade do seu pet para escolher uma ração própria para aquela fase. Os filhotes têm uma ração diferenciada para ajudar no desenvolvimento.
Problemas Comuns na Raça Yorkshire
Esse animal pode desenvolver alguns problemas relacionados a sua raça, um deles são problemas ortopédicos por serem pequenos, infelizmente esse tipo de problema é comum em raças de pequeno porte. O problema mais comum é a luxação patelar, para evitar esse problema é importante que ele evite locais altos como sofás, escadas e etc para diminuir a chance de quedas. Preste atenção nos passeios para que ele não se machuque em degraus, por exemplo. O cuidado deve ser redobrado nos animais chamados micro, pois eles têm ainda maior propensão.
Outra patologia comum nessa raça é chamada dentição dupla, isso ocorre no momento que seu dente permanente começa a aparecer ainda antes dos dentes de leite saírem. Isso torna a região sensível para gengivite e também tártaro, caso perceba esse problema leve ao veterinário o mais rápido possível. Problemas de visão também são conhecidos, como é o caso da atrofia progressiva de retina que requer tratamento para que ele não fique cego.
Quanto Tempo Vive a Raça Yorkshire
Esse animal tem um ciclo de vida em torno de 17 anos, inclusive é famoso por ser considerado raça de cão que mais vive.
Algumas pessoas acreditam que a versão micro vive menos, mas isso não é verdade, a expectativa de vida é a mesma. O que acontece é que a versão micro inspira mais cuidados, pois são mais frágeis.
Quando Adestrar o Yorkshire?
O melhor período de adestramento para essa raça é na fase de filhote.
Cuidados com o Filhote
Essa já é uma raça de pequeno porte nos adultos, os filhotes são ainda menores e bem mais frágeis, por isso precisam de cuidados especiais.
Sua alimentação deve ser adequada para cada fase, assim ela vai se desenvolver muito mais saudável. Seja criterioso com a carteira de vacinação do seu melhor amigo, não esqueça também da vermifugação, cuide evitando doenças prevenidas por vacinas disponíveis.
Essa é uma raça que late bastante, característica do terrier, o filhote segue o mesmo padrão. Aproveite essa fase para investir pesado e adestramento, treinamentos e socialização para ter um melhor convívio com seu pet.
Qual o Valor de um YorkShire?
Saiba que o valor dessa raça pode variar bastante principalmente se tratando do tamanho do cão. No mercado, quanto menor o cachorro, mais caro ele custa. Estipulando um valor médio para essa ração podemos levar em consideração um york de 20 cm e que pesa até 3,4 Kg custará cerca de quatro mil reais. Já a versão micro da mesma raça sai ainda mais caro por serem considerados mais raros, podem custar até seis mil reais. Os animais machos são mais em conta do que as fêmeas.
A principal dica é que antes de comprar um cão dessa raça e realizar diversas pesquisas a fim de encontrar um canil confiável, sério e bem recomendado. Assim você vai realizar a sua compra de forma tranquila, sabendo que lá os animais são respeitados e bem tratados.
Curiosidades da Raça
- O york assim como outras raças crescem muito rápido comparados a raça de grande porte. Por esse motivo, quando ele atinge seis meses de vida, ele já tem o tamanho de adulto. Ele até pode continuar crescendo até os 12 meses, mas muito pouco. Assim fica fácil de identificar o tamanho do seu animal, entre seis e doze meses ele já tem o tamanho de um york adulto.
- É uma raça que adora nadar, você sabia disso? Por isso, caso decida por esta raça, pense na possibilidade de levá-lo para uma boa aula de natação canina, ele vai amar, pois aprendem rapidamente e gostam de água. A única observação é que não curte água gelada.
- Para essa raça, tamanho não é documento. Não é uma raça medrosa, muito pelo contrário é um animal muito valente, às vezes até demais. Dizem que antigamente essa raça era utilizada para caçar ratos em algumas minas de carvão. Ele era a escolha perfeita, já que são pequenos, rápidos e corajosos.
- De cada gestação, poucos filhotes são gerados, em média são três por ninhada. Pode ocorrer de nascer menos que isso, ou muito raramente chegar a seis.