Os ratos são tecnicamente herbívoros, mas se adaptaram às áreas urbanas onde comerão a maioria dos restos de comida e insetos ainda menores. Dada a opção, eles preferem uma dieta mais vegana. Isso significa que, embora um rato faminto coma a maioria das coisas que você coloca na frente dele, sua melhor aposta em pegar um rato seria usar um alimento que ele deseja. Pense assim: você comeria brócolis se fosse a única coisa disponível, mas atravessaria a cidade para comer uma boa fatia de pizza. O que queremos fazer aqui é usar o equivalente a pizza de ratos como o melhor alimento para capturar ratos. Claro que eles comerão um pedaço de queijo, mas há alimentos melhores para usar como isca que um rato terá mais dificuldade em passar. Manteiga é um dos alimentos favoritos dos ratos. Os desenhos animados, do Tom perseguindo o Jerry, inundando a casa de ratoeiras cobertas de queijo, nos parecem mais distantes da realidade do que nunca. A manteiga, assim como o amendoim, são dois alimentos extremamente usados em iscas contra os roedores, em contrapartida ao queijo.
Se você tiver um problema com um rato em sua casa, precisará das melhores maneiras de capturá-lo rapidamente. Você pode definir todas as armadilhas que desejar, mas se você não usar as melhores iscas para armadilhas do rato, terá muita dificuldade em colocar o rato nas armadilhas. A quantidade de armadilhas que precisará usar depende do nível de infestação. Se você não tem muitos ratos por perto ou se reúnem em pequenas áreas, a captura é a maneira mais eficaz de se livrar deles. Lembre-se de que é crucial colocar armadilhas suficientes e usar iscas atraentes para fazer as coisas. Caso seu quintal sofra uma infestação severa, colocar iscas venenosas é a maneira mais eficaz de matar um grande número de ratos em pouco tempo.
Quando a temperatura cai do lado de fora, os ratos entram, diminuem a velocidade e se concentram na construção de ninhos, para que você possa atraí-los para armadilhas com materiais como bolas de algodão, fio dental, fio e barbante. Se estiver usando armadilhas de pressão, amarre ou enrole as fibras ao redor do gatilho da armadilha do rato para forçar os ratos a puxar ou roer a isca, saltando a armadilha. As armadilhas para controle de roedores são encontradas em muitos tipos de estilos. As armadilhas para ratos mais comuns e eficazes são armadilhas instantâneas, armadilhas múltiplas para ratos e armadilhas de cola. O tipo de armadilha de ratos já existe há muito tempo. Novos tipos de interceptações estão constantemente chegando ao mercado. Prender ratos requer habilidade e tempo.
Os ratos também são grandes acumuladores. Mesmo que não estejam com fome o momento, planejam com antecedência e levam comida de volta ao ninho, caso desejem um lanche mais tarde. É por isso que algumas iscas menores funcionam bem, já que um rato pode vê-lo no caminho de volta ao ninho e buscá-lo para levar para casa. Felizmente, os ratos não têm sabor caro em alimentos. A seguir algumas dicas de como montar sua armadilha.
1. Coloque a Ratoeira No Lugar Certo
É fácil colocar as armadilhas do rato no lugar errado – não cometa esse erro. Por causa de seu medo inato de áreas abertas, os ratos correm pelo perímetro dos quartos e pelos recantos escuros de sua casa, perto das paredes, onde seus bigodes os ajudam a navegar. Para pegar pragas onde estão ativas, coloque armadilhas para ratos ao longo das paredes onde elas viajam principalmente. A extremidade da isca e do gatilho das armadilhas do rato deve estar voltada para a parede, para que os ratos sejam tentados a explorá-las, em vez de passear por elas. Sempre que possível, coloque
as armadilhas do rato em áreas ocultas, como as costas dos armários ou atrás do fogão (puxe a gaveta sob o forno para facilitar o acesso).
2. Mantenha as Mãos Longe Da Isca
Os ratos podem detectar seu cheiro nas armadilhas que você manipulou e podem ficar longe delas. Para evitar isso, use luvas ao manusear a isca de armadilha do rato e ao montar as armadilhas. Luvas usadas para preparação de alimentos, cuidados de saúde ou lavagem de louça funcionam bem. (Certifique-se de usar luvas para lidar com uma armadilha depois que ela pegar uma praga para se proteger de doenças).
3. Não Use Muita Isca
Quando você carrega armadilhas para ratos com muita isca, as pragas podem roubar algumas delas sem serem apanhadas na armadilha. Uma quantidade de tamanho pequeno de isca de ratoeira é perfeita – o suficiente para atrair ratos, mas não tanto que eles possam comê-la sem saltar a armadilha. Os roedores são principalmente comedores de nozes e sementes; portanto, a isca de ratoeira pela qual são mais atraídos é a manteiga de amendoim ou avelã. A fome de calorias também os leva a experimentar o chocolate. Os ratos são naturalmente cautelosos com novos objetos nas áreas que freqüentam. Você pode adaptá-los colocando armadilhas do rato com isca, mas não configuradas, por alguns dias, esteja usando armadilhas clássicas para rato, armadilhas eletrônicas ou armadilhas ativas. Depois de ver os ratos mordendo a isca de armadilha, você sabe que as armadilhas estão no lugar certo e que as pragas retornarão a eles. Então é hora de definir as armadilhas do rato.
4. Nunca É Só Um
Os ratos se reproduzem rápida e furiosamente – eles podem produzir de seis a sete bebês em uma ninhada tão rapidamente quanto a cada 21 dias. Portanto, você pode quantas delas estão em sua casa, mas pode ter quase certeza de que existem mais de uma. Para interromper uma invasão de ratos, você precisa de mais algumas armadilhas para eliminar o problema rapidamente. A estratégia mais eficaz é colocar uma ratoeira a cada 4 a 6 centímetros ao longo da parede, onde você vê sinais de atividade. Nas áreas de maior tráfego, coloque as armadilhas do rato em pares o mais próximo possível de uma polegada. Os ratos são pegos, em maioria, na primeira noite em que você coloca armadilhas em sua casa. Portanto, inicie sua campanha para se livrar dos ratos, colocando armadilhas para ratos onde quer que você veja sinais de suas atividades e use ratoeiras bem posicionadas, além de alguns tipos diferentes de iscas para garantir eles desapareçam.