Vamos falar um pouco hoje sobre as formigas, elas são insetos muitos comuns que com certeza você já viu por aí. Elas integram a família das Formicidae e fazem parte da ordem das Hymenoptera. As formigas são muito conhecidas e tem uma fama de extrema organização, essa organização foi classificada como eusocialidade e elas fazem parte desse grupo e são consideradas uma das espécies mais evoluídas nesse sentido. Elas fazem parte também do grupo eusociais que integram também outros animais como as abelhas e as vespas que são do tipo himenópteros. Já foram catalogadas ao em torno de 13.500 espécies de formigas separadas em 334 gêneros e também em 17 subfamílias.
O único local que você não encontrará as formigas será nos polos. Resistentes e organizadas elas são ditas como a espécie de grande sucesso na ecologia, já que sozinhas correspondem a 15 a 20% de toda matéria animal atual. Agora você não vai acreditar nessa informação, tem estudos que afirmam que se pesarmos todas as formigas que existem no mundo teremos um valor maior que se pesarmos todos os seres humanos, dá para acreditar? Logo eles acreditam que existam atualmente no planeta cerca de dez quatrilhões de formigas.
O Brasil ocupa uma posição de destaque no estudo sobre as formigas, temos pessoas especializadas que só fazem isso e brilham internacionalmente, o nome desse tipo de estudo é mirmecologia.
Estudiosos afirmam que as formigas estão na terra há muitos anos já, cerca de 140 milhões de anos lá no período Cretáceo, foi evoluindo e se diversificando com o tempo e acompanhando o período conhecido como Jurássico que foi quando começaram a surgir as flores e plantas.
O Que Atrai As Formigas?
Os alimentos que mais atraem as formigas podem variar bastante, o mais comum e mais fácil de se ver por aí é o açúcar. O motivo é simples, é muito fácil de ser encontrado em nossas casas e também muito fácil para elas carregarem, ele e ótima fonte de energia para elas que precisam de muita para trabalhar todos os dias.
Mas se formos falar da preferência alimentar das formigas isso vai variar de espécie para espécie. Podemos citar por exemplo as formigas chamadas de cortadeiras, elas costumam ser vistas carregando folhas que elas levam para seu formigueiro e usam para dar de alimento a um tipo de fungo que criam dentro do formigueiro e depois o comem. Alguns outros tipos são capazes de guardar alimento dentro de seu abdômen.
Saiba que as formigas saem a caça diariamente. O que acontece é algo bem organizado, todos os dias um grupo de formigas chamadas de operárias deixa seu ninho e saem para encontrar alimentos, elas fazem o reconhecimento de pequenas moléculas presentes no ambiente através de suas antenas, nelas elas possuem sensilas que são receptores do tipo olfativos. Quando esse grupo detecta que existe em algum canto comida elas voltam para o ninho em busca de ajuda para trazer o alimento para casa.
Estratégia das Formigas
Elas são espertas o suficiente e para não perderem o caminho elas liberam um tipo de substância química que é natural delas mesmo chamados de feromônios que deixam um rastro até onde elas querem chegar.
Hora de Organizar a Comida
Quando o grupo de formigas que saíram para buscar comida chegam no formigueiro, outros grupo já está preparado para separar a comida que chegou. Os alimentos de suas larvas vão para um canto, o que será alimento do dia para outro e por fim vai para dispensa os alimentos a ser estocados.
Formigas Domésticas
Aquelas formigas que você sempre vê dentro da sua casa atacando seu pote de açúcar são chamadas de formigas – fantasma. Geralmente são pequenas mesmo cerca de 1 a 1,5mm no máximo, por isso também fica bem fácil de se esconderem. Os esconderijos favoritos são batentes de porta, ou pisos soltos, também em partes ocas das paredes, embaixo de eletrodomésticos e móveis.
Curiosidade Sobre as Formigas
As formigas podem ser empáticas, e elas são capazes através de seus próprios feromônios se tocarem as antenas de outros formigas descobrir se sua parceria está bem alimentada ou ainda com fome.
O Que É Bom Para Matar Formiga?
Em primeiro lugar é legal que tenhamos consciência de que as formigas têm papel importante no correto funcionamento do nosso ecossistema. E saber que na natureza ela é muito importante e indispensável, mas quando se trata de formigas dentro de casa isso já muda de figura, inclusive tem o ônus que colaborar para que bactérias se propaguem em alimentos que estão na sua casa. A maneira mais tranquila de eliminar as formigas em casa é usando coisas mais naturais e que temos em casa, pois é mais seguro. Inclusive se você possui crianças ou animais de estimação em casa é preciso muito cuidado. Um cuidado simples já vai ajudar a mantê-las longe de sua casa, procurei não deixar restos de alimentos na pia por exemplo, ou farelos espalhados pela mesas e armários. Se isso acontecer logo você vai perceber uma fila de formigas operárias prontas para buscar alimento.
Mas de qualquer forma saiba que é possível controlar isso com coisas que você provavelmente tem em seu armário, produtos naturais que não oferecem perigo a ninguém mas para as formigas serão letais certamente.
Uma Mistura de Açúcar e Bicarbonato de Sódio
Realize uma mistura simples dos dois em partes iguais, você pode colocar em tampas de garrafa pet ou em outros potes que preferir e serem colocados dentro dos armários onde você desconfia que elas andam frequentando. O papel do açúcar é o de atrair as formigas, mas é o bicarbonato que as mata. O bicarbonato vai reagir com uma substância mais ácida que existe dentro das formigas, isso acontece logo após a ingestão. Ela não vai morrer na hora, vai levar um pouco de tempo, o que ajuda que elas levem essa mistura para dentro do formigueiro, assim outros formigas vão consumir e você vai conseguir eliminar boa parte dos insetos de sua casa.
Farinha de Milho Contra Formigas
Você pode colocar a farinha de milho dentro da dispensa e também próximo dos formigueiros para facilitar que elas encontrem e possam consumir esse alimento. Pode ser que elas não consumam ou carreguem muito facilmente, já que não é o alimento preferido delas. Se você perceber que não está havendo interesse, a técnica é misturar um pouco de açúcar a farinha o que vai ajudar a torná-la mais atrativa. A função da farinha de milho nesse caso é prejudicar a digestão das formigas, elas não vão morrer na hora, mas morrerão depois de alguns dias por não conseguir se alimentar, e sempre levam uma porção para dentro do formigueiro onde outras formigas serão atingidas.
Outras dicas são vinagre e cereais que levam na base sêmola de trigo.