Você Conhece o Carcará?
O Carcará é uma ave cujo nome cientifico é Caracara Flancus, e também é conhecido popularmente no Brasil como Caracaraí, Gavião-de-queimada, Carancho; é uma espécie de gavião, presente na família das Falconidas, onde estão presentes diversas outras espécies de falcões, existem em média outras 60 espécies nesta família.
Existe um grande numero de Carcarás no Brasil, é umas das aves de rapina mais presentes no país. Ele está distribuído em diversas áreas tropicais, principalmente da América do Sul, estando presente na Bolívia, na Argentina, no Chile, no Paraguai, no Peru e até o Sul do Uruguai; no Brasil ele está presente desde o Amazonas (Norte) ao Rio Grande do Sul (Sul).
Características do Carcará
Ele possui em média, de 50 a 60 centímetros de comprimento, ainda que sua envergadura possa ultrapassar os 100 centímetros facilmente; seu peso varia entre o macho e a fêmea, as fêmeas são mais pesadas, com cerca de 950 gramas e os machos pesam em torno de 840 gramas.
Quando adulto, o Carcará possui a coloração marrom, com variações para o preto em todo o corpo, no peito, nas asas, nas costas, exceto sua cabeça que é branca, seu pescoço que possui a mesma coloração da cabeça, porém com listras, rajadas pretas, e seu bico é amarelo vibrante. A ponta das suas asas possui coloração mais clara do que o corpo, muitas vezes sendo branca e acinzentada; essa é uma das maneiras de identifica-lo quando ele está voando, muitas pessoas o confundem com os urubus, devido a coloração semelhante, mas basta olharmos para a cabeça (branca) e para a ponta das asas, para identificarmos essa bela ave plainando sobre nossas cabeças.
O Carcará vive em lugares abertos, seja em campos, em praias, em pastos, nas savanas ou ainda em áreas urbanas. Ele vive grande parte de sua jornada sozinho, solitário; em meio a vegetações, margens de rio, sendo que caça suas presas próximo ao solo, onde possa encontrar algum alimento;
Estão presentes em locais de pastagem, áreas de colheita e de lavoura, em busca de invertebrados que supram suas necessidades alimentares. É uma ave conhecida por estar sempre no solo, onde suas patas, que são muito grandes dão suporte e agilidade a ele; estão presentes em queimadas, entre as estradas procurando alimentos, buscando carniças; mas também são conhecidos por ser aves de extrema qualidade de voo, devido a sua envergadura que passa dos 100 centímetros.
Ele prefere temperaturas tropicais, como foi dito a cima, gosta do calor e do sol, porém, nas horas que quer um “descanso” do sol na cabeça ou nas horas que o sol já se pôs e o dia está virando noite, vai para a copa das mais altas arvores, em busca de alguma sombra e tranquilidade para depois seguir sua jornada.
Quando vai se reproduzir, o Carcará tende a mudar a coloração do seu rosto, de uma coloração avermelhada passa para amarelada, devido a estar excitado; eles buscam se reproduzir em seus ninhos e nos locais onde possam criar sem riscos seus filhotes.
Pode ser facilmente avistado em diferentes regiões do Brasil, caçando, procurando lugares ideais para formarem seus ninhos e criarem seus filhotes. Mas alguma vez você já viu um ninho de Carcará? Já pensou em como o Carcará desenvolve o seu ninho?
Ninho de Carcará
Buscando a reprodução de sua espécie, o Carcará desenvolve seu ninho entre os galhos de árvores muito grandes, como eucaliptos, palmeiras, e outras espécies que ele se adapte com facilidade.
Eles fixam seu ninho nas denominadas bainhas das árvores, que é onde o galho se prende ao tronco, bem nesta parte específica da planta, por quê eles escolhem este lugar da árvore para dispor seu ninho? Bom, por que ali a chance do ninho cair e de ser atacado por outras aves é bem menor do que se ele estivesse na ponta dos galhos.
Seu ninho é composto por gravetos, folhas secas e até alguma terra ou barro. É um ninho grande, lembre-se, o carcará possui em média de 50 a 60 centímetros, tem que caber ele e ainda mais dois ou três ovos, que é a média que bota por reprodução.
Seus ovos são grandes, brancos e levemente avermelhados, chegam a medir cerca de 40 milímetros de largura e 55 milímetros de comprimento, onde ambos os pais podem participar da incubação, está que demora cerca de um mês. Os filhotes saem do ninho quando já estão com asas e podem alçar voos, isso pode demorar em média três meses.
Alimentação do Carcará
O Carcará, de fato é uma ave que espera a hora certa para atacar suas presas, sendo um pássaro oportunista. Ele espera animais ficarem indefesos para atacar, alimenta-se de pequenos mamíferos, animais invertebrados e até dos que já morreram, seja atropelado, na beira da estrada, ou que já foram mortos por outros animais. Sendo assim, podemos considera-lo como animal onívoro, que come de tudo, insetos, mamíferos, peixes, lagartos pequenos e ainda a polpa de alguns frutos, como a do coco.
Tudo bem, ele tem uma alimentação normal, como a de muitos outros pássaros, mas por que eu disse acima que ele é oportunista? Devido ao fato deles saquearem outros ninhos, em busca de ovos e da alimentação dos outros pássaros, ficando em baixo dos ninhos esperando alguma comida (ou filhote) cair para ele comer; porém essa ação não é exclusiva do Carcará, outras aves, tipo o Tucano, também fazem isso.
O Carcará ainda pode estar presente ao lado de bois, vacas, capivaras e alguns outros mamíferos, “limpando-os” dos carrapatos e de outros parasitas que existem nesses animais, mas essa “limpeza” ele não a faz simplesmente por que gosta dos bois e das capivaras, eles a realizam justamente para se alimentarem; eles adoram esses pequenos parasitas, sendo uma fonte de alimento fácil e sem perigos. Oportunista e inteligente assim podemos dizer.
Pode ainda se alimentar de carniça, chegando próximo ao urubu nas horas de voo para poder identificar uma carniça. Ele não briga com o urubu, porém, qualquer um que “roubar” a comida do outro é capaz de iniciar um conflito.
O fato de ele comer tantas coisas deve-se ao seu poderoso intestino, que tem o poder de digerir os alimentos com facilidade; e devido a essa alimentação intensa e com grandes variedades é que o Carcará está presente em vários cantos do Brasil.