Os textos científicos estão cada vez mais sendo deixados de lado quando o assunto é um estudo mais dinâmico e popular; principalmente porque os textos científicos costumam utilizar uma linguagem nem tão simples de se entender, o que pode acabar causando uma dificuldade de aprendizagem nas pessoas.
Por esse motivo, muitas pessoas preferem estudar por meio de curiosidades sobre os seres vivos, já que dessa maneira podemos aprender mais sobre esses seres e ao mesmo tempo conseguimos entender todo o assunto de uma maneira mais dinâmica e simples.
A mula é um animal que pode ser difícil de se estudar, já que ela se trata de um híbrido com características bem específicas, mas talvez aprender mais sobre esse animal por meio de algumas curiosidades pode ser uma excelente saída para quem precisa conhecer mais sobre a mula.
Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais profunda sobre as curiosidades existentes sobre a mula. Continue lendo o artigo para aprender 4 curiosidades muito interessantes sobre esse animal tão diferente e importante!
Curiosidade: O Hibridismo
Animais híbridos nada mais são do que o resultado da união de duas espécies de animais diferentes. Na grande maioria da vezes o hibridismo é resultado da ação humana, já que principalmente em laboratórios costuma-se unir diversas espécies de animais diferentes para que os “resultados” sejam avaliados.
No caso da mula isso não foi diferente. Isso porque esse animal, apesar de muitas pessoas não saberem, também se trata de um híbrido – e, consequentemente, é o resultado da união de duas espécies diferentes de seres vivos.
Essa é uma curiosidade muito interessante sobre a mula porque a grande maioria das pessoas não sabe que esse animal não é natural, mas sim resultado de pesquisas científicas e uma união feita pelo ser humano em busca de uma espécie mais forte para carregar grandes cargas (que foi o que aconteceu).
Nesse caso, podemos dizer que a mula é um híbrido resultado da união do macho do asno com a fêmea do cavalo, ou seja, a égua. Esse hibridismo reflete principalmente em seu nome científico, que é Equus asinus × Equus caballus; ou seja, é o nome científico do asno e o nome científico do cavalo.
Portanto, agora você já conhece o hibridismo da mula e sabe também quais espécies acabaram resultando nesse animal que temos hoje espalhado ao redor de todo o mundo.
Curiosidade: A Esterilidade
Seres vivos estéreis são aqueles que “nada produzem”, ou seja, que não conseguem se reproduzir e gerar descendentes na natureza, e isso é exatamente o que acontece com os híbridos que são resultado da união de diferentes espécies.
Na Zoologia, quando paramos para analisar se um animal é resultado do cruzamento de espécies iguais nós analisamos a fertilidade. Isso porque quando o cruzamento resulta em um animal fértil isso significa que as espécies que cruzaram eram a mesma; porém, quando o cruzamento resultado em um animal estéril isso significa que as espécies que cruzaram eram diferentes.
Já dissemos anteriormente que a mula é resultado da união do asno com a égua, o que mostra que esses são animais de espécies diferentes que acabaram cruzando. Unindo esse raciocínio com a explicação anterior, podemos perceber que a mula é um animal estéril, já que ela é resultado da união de duas espécies diferentes.
Dessa maneira, todas as mulas que temos no mundo são resultado da ação humana de unir o asno com a égua, já que esse é um animal que não tem capacidade de se reproduzir por si só e continuar a espécie.
Portanto, agora você já sabe essa outra curiosidade interessante sobre a mula: ela é um animal estéril, ou seja, infértil!
Curiosidade: A Utilidade
Você pode estar se perguntando por qual motivo o ser humano se deu ao trabalho de criar uma espécie nova de animal por meio do hibridismo; e também porque os animais escolhidos para essa união foram justamente o asno e o cavalo.
A verdade é que o cavalo é conhecido justamente por ser um animal forte e veloz, já que ele possui uma estrutura corpórea realmente resistente e ao mesmo tempo pode correr bem rápido quando essa é a sua intenção.
Além disso, o asno é conhecido como um animal de carga há muito tempo, o que significa que ele é utilizado desde os primórdios da humanidade como um ser vivo que leva cargas de um ponto a outra, servindo como um meio de transporte principalmente de produtos.
Assim, o ser humano viu na união dessas duas espécies uma excelente maneira de se criar um animal de carga, que seria utilizado principalmente para transportar produtos, unindo a utilidade do asno com a resistência do cavalo e criando um animal muito forte, já que o asno não é tão forte assim naturalmente.
Dessa maneira, nos dias de hoje a mula é utilizada como um animal de carga e essa é justamente a utilidade que os cientistas pensaram para essa espécie há muito tempo.
Curiosidade: Reprodução Atual
Como já dissemos anteriormente, as mulas não conseguem se reproduzir por conta própria, o que significa que o ser humano tem a capacidade de decidir quantas mulas existirão no mundo em que vivemos.
Nesse caso, podemos dizer que a reprodução de mulas vem diminuindo com o passar do tempo, já que a criação dos veículos utilizados para transporte fez com que ela acabasse ficando deixada de lado.
Apesar disso, em muitas zonas rurais a mula ainda é utilizada como um meio de carga, e é por isso que essa espécie ainda não desapareceu da natureza.
Portanto, podemos dizer que as mulas vêm sumindo com o passar do tempo, mas elas ainda existem. É difícil mensurarmos a população de mula existente atualmente, já que a IUCN não faz a contagem de exemplares dessa espécie justamente por conta de seu hibridismo.
Gostou de aprender todas essas curiosidades que você ainda não sabia sobre a mula? É por isso que defendemos o estudo por meio de curiosidades! Quer aprender mais sobre outros seres vivos? Confira aqui: Onde Estão os Olhos das Borboletas? Quantos Olhos Tem?
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as mulas, então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Fatos Interessantes Sobre a Mula
Nome Científico
Equus asinus × Equus caballus
Conhecida popularmente como mula, esse é um mamífero resultado da cruza de dois animais de espécies diferentes, nesse caso do asno macho com a égua.
Outra possibilidade de cruzamento de espécies diferentes é um cavalo com uma fêmea de asno, o resultado é um animal chamado bardoto. Quando esse tipo de cruzamento ocorre, gera um número irregular de cromossomos, dessa forma os filhotes são estéreis.
Curiosidades da Mula
É um animal robusto e que se adapta com facilidade, é considerado um animal para montaria, também utilizada como tração e carga no mundo inteiro, tem sido muito comum também em planos militares.
Um resultado positivo dessa cruza é que as características positivas de cada espécie se encontram agora em um só, um animal preparado para realizar transportes e cargas, foi muito utilizado para esse fim até metade do século XX, mais ainda em regiões de terreno pedregoso. Além de tudo esse animal é mais resistente ao cansaço e a doenças que o próprio cavalo.
Porque a Mula Não Gera Filhotes?
Tanto a mula quanto o burro são filhotes que nasceram com algumas problemas devido a cruza de espécies diferentes, um desses problemas é nascerem estéreis. A mistura de asno e com a água não funciona bem. A mula ou burro é um animal forte, excelente para trabalhos pesados, mas não gera filhotes. A égua possui cerca de 52 células sexuais, já o asno possui 56, o burro e a mula nascem com apenas 54 cromossomos em seus gametas. Esse número reduzido de cromossomos leva a dois problemas, o primeiro é que a mula não nasce com óvulos e o burro não gera espermatozoides, por isso não se reproduzem. Além desses problemas, os órgãos genitais destes não se desenvolvem de forma correta. Existem raros registros antigos de mulas e burros que geraram filhotes, mas até hoje ninguém conseguiu uma explicação.
Esse não é o único caso de animal híbrido, o cavalo cruzado com jumenta gera o barboto, outro caso é a cruza da zebra com o cavalo que gera o zebróide. Dentre essas opções a única cruza estimulada é a do burro e mula, pois servem para o trabalho pesado. No caso de cruzamento de zebra com o cavalo, isso só acontece acidentalmente. O filhote zebroide não tem serventia alguma, além de ser um animal agressivo.
Quais as Diferenças entre o Asno, o Jegue, a Mula e o Jumento?
Alguns deles são apenas nomes diferentes para o mesmo animal, é o caso do jegue e asno que tem o mesmo nome científico Equus asinus, possui uma expectativa de vida de 27 a 40 anos é um parente do famoso cavalo. Já o jumento é muito conhecido por ser muito forte e resistente, ela habita todo o planeta, com exceção de lugares mais frios.
Na história, desde muitos anos atrás essa espécie tem como função carregar carga, usado como tração e sela, sempre exerceu um importante papel no campo com trabalho pesado. Esse animal possui cerca de 1,30 m de altura, e pode chegar a 400 Kg de peso.
Já o burro e a mula são outra espécie de animal, resultado do cruzamento do asno e da égua. Sendo burro ou mula esses animais se parecem com a mãe fisicamente, do pais vem a sua resistência e força.
Ambos possuem um equilíbrio muito bom, além de aguentarem carregar uma carga pesada passam com facilidade por terrenos acidentados e íngremes. Além de tudo isso, ambos possuem uma personalidade bem forte, por este motivo não é trabalho fácil domar esses animais, o trabalho vai exigir muito esforço e muita perseverança.
Cruzamentos de Espécies Diferentes
Confira agora as espécies de cruzamento possíveis, lembrando que a cruza entre alguns geram sempre filhotes inférteis.
- Cavalo – Macho ( Nome Científico: Equus caballus ) – Égua – Fêmea.
- Asno – Macho ( Nome Científico: Equus asinus ) – Jumenta – Fêmea.
Resultado dos Cruzamentos
- Égua com Jumento – Mula (Fêmea) ou Burro ( Macho);
- Jumenta com Cavalo – Bardoto ( Independente de ser macho ou fêmea);
*O jumento pode ser chamado de jegue e asno.
Tanto a mula como o jumento são utilizados para carregar carga pesada, mas a mula é bem maior que o jumento.
Características da Mula, Burro e Jumento
Orelhas
Uma característica forte para diferenciar o junto da mula e do burro é o tamanho de suas orelhas, pois as orelhas do burro/mula são menores.
Porte
Os jumentos são animais mais baixos que a mula e o burro. O porte desses animais vem do tamanho da égua mãe, geralmente maior que 1,50 m.
Pelagem
A pelagem da mula e do burro é bem parecida com a do cavalo, pois é baixo. Já o jumento possui uma pelagem abundante e pode ser preta, branca e até cinza.
Mais Curiosidades da Mula
A relação do homem com a mula sempre existiu, por serem animais bem fortes há muitos anos são utilizadas como transporte de cargas, também para lavrar o campo, retirar água de poços entre outros.
Esse animal é muito famoso por sua teimosia, isso originou a expressão teimoso como mula. Mas a teimosia também está ligada a sua forte resistência contra algumas doenças comuns no cavalo.
Também possui cascos bem resistentes, por esse motivo seus tutores preferiam usar as mulas em solos mais argilosos e arenosos. Até metade do século XX o número de mulas nos EUA era na casa dos milhões, mas com a introdução dos carros no mundo, elas acabaram ficando para trás.
Curiosamente as mulas não se relacionam lá muito bem com cachorros, principalmente aqueles que latem excessivamente ou sou hiperativos, podem se irritar e responder com coices;
Existem alguns registros sobre esses animais usarem coices como defesa contra outros animais mais ferozes, como é o caso de leões. São muito habilidosas com coisa, dessa forma elas podem chutar com as duas quatro patas em qualquer direção, como são muito fortes basta isso para lançar animais ou pessoas a metros de distância.