Hoje você vai saber tudo sobre a mosca varejeira, de nome científico Dermatobia hominis, mas no nosso país conhecemos como mosca varejeira já é um um inseto muito comum nas áreas urbanas.
Características da Mosca Varejeira
É um animal muito fácil de ser identificado e vemos de longe, pois ela tem uma coloração azul meio esverdeada e metálica, mede algo em torno de 1,5cm no total de comprimento. É popularmente chamada de mosca berneira, pois deposita seus ovos no corpo de outro animal para ser hospedeiro.
É importante saber dos perigos que esse tipo de mosca pode oferecer, já que pode levar doenças aos animais mas também a nós humanos, doenças que inclusive podem levar a morte. Ela já é considerada uma praga no ambiente urbano também, todo cuidado é pouco. Para não marcar bobeira procure tomar atitudes de prevenção, como por exemplo nunca deixar alimentos expostos sem proteção.
Habitat da Mosca Varejeira
Saiba que os locais onde essa mosca pode ser facilmente encontrada são ambientes com muita sujeira, locais com matéria orgânica já em estado de decomposição, lixões, esgotos e inclusive aterros sanitários. Pois ela está sempre em locais onde é mais fácil de alimentar e que facilitam sua reprodução, outros locais que elas podem estar é locais com cadáveres humanos, locais onde se matam gados, onde tem resto de comida, até fezes e urina de animais em quintais podem atrair com facilidade esse tipo de mosca.
Doenças Causadas pela Mosca Varejeiras
Todas as bactérias desses ambientes ficam alojados no corpo dessas moscas, então quando elas pousam sobre o alimento que você deixou descoberto em cima do fogão por exemplo contaminar com todo tipo de bactéria. Em seu corpo uma mosca varejeira é capaz de carregar cerca de 300 tipos de bactérias, protozoários, fungos e etc que são capazes de causar diversas doenças em nós humanos. Podemos citar como exemplo de doenças transmitidas pela mosca varejeira como berne, diarréia, pneumonia, infecção estomacal, gastrite e úlceras. As moscas desse tipo usam de qualquer mamífero de sangue quente, incluindo humanos, neles é que as moscas colocam seus ovos especialmente onde houver feridas não cicatrizadas.
Quando esses ovos dão origem às larvas de aparência esbranquiçada elas mergulham na pele do atual hospedeira e começa a se alimentar de cartilagem, nervos e ossos. As larvas se desenvolvem e infestam o tecido do hospedeiro, causam uma doença vulgarmente conhecida como “calcanhar de maracujá”, já quando existe uma proliferação de parasitas da moscas varejeiras acontece o berne.
O calcanhar de maracujá é conhecido como miíase, é causada por este tipo de mosca e pode acontecer de duas formas: Quando o ataque é cutâneo traumática leva esse nome pois prejudica a pele. A segunda forma é a nasofaringeana é quando ataca a via nasal e causa muita secreção. Esse segundo caso é bem sério e precisa de tratamento urgente, caso não receba tratamento em tempo hábil pode levar a pessoa a morte.
Ciclo Da Vida Da Mosca Varejeira E Fotos
Esse inseto possui uma vida bem curta, não vivem mais de 30 dias. Nesse dias ela passa por quatro fases de desenvolvimento, inicia como ovo, depois como pupa até se tornar uma mosca adulta. As fêmeas costumam colocar seus ovos sobre feridas do hospedeiro escolhido e também em alimentos ou carnes em estado de decomposição. Durante esse ciclo de vida, uma mosca varejeira pode por cerca de mil ovos em sua vida, que logo depois de ser colocado já viram larvas em cerca de dezoito horas. As larvas depois de eclodirem de seus ovos começam a se alimentar do que tiver mais fácil e mais perto. Lá pelo terceiro dia de larva uma casulo começa a se formar em sua volta, uma camada endurecida e firme, assim mergulham na terra. Ficam por lá por quase uma semana, ficam ali sem comer e sem se mexer nesse período todo. Essa fase se chama pupa, após ela a mosca já é adulta e a mosca varejeira está completamente desenvolvida inclusive com suas asas. Depois desse período ela vive em média por uns 25 dias.
Como Evitar a Mosca Varejeira
Agora vamos dar algumas dicas para você evitar esse tipo de mosca e também se prevenir das doenças que ela pode transmitir. Se você tiver algum machucado na pele não cicatrizado procure não deixá-lo expostos e trate sempre com antisséptico. Pois se você deixá-lo aberto e sem proteção e principalmente se tiver sangue no local vai se tornar o local perfeito para que esse tipo de moscas adotem o local para hospedar larvas de berne. E assim que você perceber qualquer sinal de que possa estar com berne, vá urgente ao médico e nunca tente tratar em casa.
Muito cuidado com os animais de estimação, pois é muito comum que sejam picados e geralmente são os que mais são vítimas de berne. Nesse caso a prevenção se dá deixando o ambiente em que ele fica sempre bem limpo, nunca deixe fezes no local, não deixe restos de comida, insetos mortos e recolher seu lixo com frequência. Pode ajudar também caso você goste de plantas manter no seu jardim alguns tipos de plantas que têm poder de repelir insetos. A forma mais eficiente de dar fim nesse tipo de moscas ainda é a dedetização química. Todo o processo é necessário ser feito por um especialista no assunto, pois é utilizado produtos químicos e precisam de equipamentos de segurança e muita técnica específica e não tente fazer em casa. Nesse caso ele vai acabar diretamente com o foco e ainda vai prevenir que futuramente você volte a ter problemas com essa praga.
Formas Naturais de Repelir Mosca Varejeira
Nesse caso vai ser uma boa ideia ter uma jardim em casa ou uma simples horta pode resolver seu problema,vai fazer bem para mente e também ter muita utilidade. Confira nossas dicas de plantas que manterão insetos indesejados longe de você:
- Citronela
- Lavanda
- Manjericão
- Crisântemo
- Alecrim
Elas não precisam de muito espaço e nem de muito tempo, então não perca tempo.