As moscas tem um ciclo bem curto de vida, cerca de apenas 30 dias, nesse processo elas vão do ovo até ficarem adultas e totalmente formadas. Elas possuem hábitos diurnos, por isso é comum vê-las por aí durante o dia, de noite elas costumam dormir. O principal alimento das moscas é material orgânico já em processo de decomposição que podemos encontrar no lixo e até em fezes. Elas derramam saliva sobre seus alimentos para facilitar na hora de ingerir já que eles não possuem dentes. Por isso é importante sempre estar com os alimentos cobertos, pois as moscas estão contaminadas e saem pousando e contaminando tudo, dessa forma acaba disseminando doenças como febre tifóide, cólera e até diarréia. São pertencentes à ordem Diptera já que possuem um par de asas, uma visão aguçada de trezentos e sessenta graus, e entre todos os insetos têm a batida de asas mais ágil.
Mosca Doméstica
Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie
- Reino da Mosca Doméstica: Pertencente ao reino animal.
- Filo da Mosca Doméstica: Arthropoda
- Classe da Mosca Doméstica: Insecta
- Ordem da Mosca Domestica: Diptera
- Família da Mosca Doméstica: Muscidae
- Subfamília da Mosca Doméstica: Muscinae
- Gênero da Mosca Doméstica: Musca
- Espécie da Mosca Doméstica: Musca Domestica
Esse tipo de mosca em especial é do tipo que não pica, pois a parte que serviria para isso nem tem firmeza o suficiente. Os ovos dessa espécie são bem brancos e no formato ovóide, geralmente possuem um de seus lados um pouco mais largo, medem cerca de 1mm no total de comprimento. O número de ovos colocados por vez é bem alto, cerca de 120 a 150 ovos cada fêmea, eles são postos em matéria orgânica que já está em decomposição como por exemplo esterco de animais, lixos entre outros. As larvas surgem rapidamente após a colocação dos ovos, cerca de 8 a 24 após, esse tempo vai variar com a temperatura do ambiente.
Assim que elas saem dos ovos tem um aspecto branco e são bem espertas já, daí em diante ela passará por 3 fases de desenvolvimento, que também são chamados de ínstares ou estádios. É justamente nessa fase ainda em larva que a mosca crescerá, dessa forma podemos dizer que o tamanho que a mosca adulta terá vai depender do quanto a larva conseguirá crescer. Na fase entre larva e mosca adulta, também conhecida como pupa pode acontecer ali no mesmo lugar onde os ovos foram colocados ou elas vão em busca de algum lugar mais seco, como por exemplo uma terra mais arenoso,mais fofa onde elas possam penetrar.
A camada externa que protege a pupa tem características de um material endurecido, é de uma coloração escura e tem o formato pequeno. Essa fase pode variar o tempo de acordo com o clima, por exemplo no verão isso pode durar um período de três a seus dias, já nos períodos mais frios isso pode se estender bastante e pode levar semanas. Depois que ela já se desenvolveu completamente e se transformou em uma mosca adulta lá dentro mesmo da pupário ela consegue com a cabeça abrir uma fenda nessa camada, esticar suas asas e sair dali sozinha. As fêmeas já estão aptas a se reproduzir logo assim que saíram do período de pupa, e já começam a copular no máximo até vinte e quatro horas após. É tudo muito rápido, os ovos já começam a ser postos em dois ou três dias, e passam todo sua vida assim por isso elas se reproduzem com tanta rapidez. Uma mosca fêmea é capaz fazer até seis posturas de ovos, durante todo seu período de vida elas colocam uma média de quatrocentos a novecentos ovos no total.
Cada espécie tem um tipo ou característica diferente de comportamento, sempre buscando locais com alimento mais fácil e onde seja mais fácil também sua reprodução.
Mosca Varejeira
Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie
- Reino da Mosca Varejeira: Pertencente ao reino da animalia.
- Filo da Mosca Varejeira: Arthropoda
- Classe da Mosca Varejeira: Insecta
- Ordem da Mosca Varejeira: Brachycera
- Família da Mosca Varejeira: Cuterebridae
- Gênero da Mosca Vrejeira: Dermatobia
- Espécie da Mosca Varejeira: Dermatobia hominis/Cochliomyia hominivorax
É um nome popular dados a diversos tipos de moscas, de várias famílias inclusive, são insetos com um par de asas, esse nome foi dado porque seus ovos são apelidados como “vareja” pelos estudiosos. Outros nomes comuns dados a ela são beronha, ou biru, também chamada de mosca da carne, ou mosca de bicheira, mosca vareja e também moscas berneiras.
Ela é facilmente reconhecida por aí, pois são moscas grandes e sua cor chama muito a atenção pois é metálica, um verde azulado. Sua parte bucal é atrofiada, nas fêmeas o órgão que deposita os ovos não fica visível, elas colocam seus ovos em diversos lugares, também em matéria orgânica que já está em processo de decomposição, mas inclusive em animais vivos. A larva necessidade de um hospedeiro, já as moscas adultas vivem livremente. As larvas precisam estar na pele preferencialmente de mamíferos, elas causam uma infecção de parasitas no animal hospedeiro seja na pele e em todo o corpo.
Podemos citar algumas espécies como a Dermatobia hominis que são capazes de colocar uma larva por lesão, também chamada de berne causando uma infecção na pele. Tem também outra espécie Cochliomyia hominivorax, nesse tipo ela consegue deixar diversos ovos, o que leva a muitas larvas e causa bicheira.
Em ambos os casos existem grandes prejuízos, já é considerado um dos piores ectoparasitos na região que vai do México até a Argentina no gado bovinos, causando doenças, baixando a produção de leite, prejudicando ganho de peso, causando a morte de bezerros e prejudicando a qualidade do produto couro.
Ou seja, ela é um problema sério para os animais ( inclusive os domésticos) , e para o ser humano. Importante salientar que o inseto que produz a berne por exemplo dificilmente colocam seus ovos de forma direta no animal hospedeiro, elas precisam que outros levem até ele.
Portando moscas são um caso de saúde pública, fique de olho!