Vamos conhecer um pouco hoje sobre a Mosca Negra do Citros.
Nome Científico da Mosca Negra do Citros
Ela foi nomeada cientificamente como Aleurocanthus woglumi.
Fotos da Mosca Negra do Citros
Essa espécie é nativa da Ásia, mais especificamente da região sudoeste, mas hoje em dia já é encontrada na maior parte do planeta. Considerada uma praga já tem passagem pela África, também pelas Américas como a do Norte, a América Central e a América do Sul. Em nosso país sua primeira aparição se deu no ano de 2001, mais precisamente no mês de julho no estado do Pará.
Uma Praga
Essa mosca infelizmente oferece grandes riscos a produção de frutas no Brasil, e as formas de combate a ela acaba interferindo ainda mais no nosso ecossistema, onde seja é um looping infinito de problemas gerados.
Danos às Plantas
O que acontece é que o tipo de alimentação dessa mosca baseia-se em seiva, e elas precisam de muita quantidade, dessa forma as plantas que são sugadas acabam ficando fracas, elas começam a murcham perdendo a vitalidade e na maioria das vezes morrendo.
Uma doença causada por fungos conhecida como fumagina acaba se desenvolvendo onde as moscas deixam seus excrementos, esses fungos tomam completamente essas folhas atrapalhando o processo de fotossíntese, dessa forma a respiração fica prejudicada com a menor quantidade de nitrogênio nas suas folhas.
Essas infestações em larga escala prejudicam as frutas, porque dessa forma elas não conseguem de desenvolver e produção acaba caindo drasticamente. Essa redução é alarmante e pode chegar a 80%, portanto os prejuízos econômicos são realmente visíveis.
Esse problema afeta um número maior que trezentos tipos de plantas, sendo os mais atacados o abacate, o caju e o citros que são os principais hospedeiros. Mas quando o número de moscas é grande eles acabam se espalhando e escolhendo outros tipos de hospedeiros como o marmelo, o româ, a pêra, o mamão, a uva, a banana, a goiaba, o figo, a manga, o café e a maçã.
Controle da Mosca Negra do Citros
Infelizmente essa mosca já foi declarada uma praga e é uma ameaça direta a produção de frutas em nosso país. As formas de controlar essas infestações ainda é pouco conhecida o que acaba tornando difícil a vida de todos, para piorar a situação quase não existem predadores na natureza para essas moscas, um estudo ainda está sendo realizado para tentar identificar quais são. Ainda assim o que se sabe é que o controle de forma biológica tende a ser mais eficaz que o realizado através de produtos químicos, inclusive pouco se conhece a respeito de inseticidas que funcionem nesses casos, nem o próprio ministério da agricultura foi capaz de encontrar algo que funcione. Os fortes candidatos a predadores são as vespas parasitas, como a Encarsia perplexa e a Amitus hesperidum que são esses tipos de vespas parasitas.
Características da Mosca Negra do Citros
Curiosamente essa espécie apesar do nome é uma mosca branca pertencente a família Aleyrodidae. Mundialmente conhecida como mosca negra já é uma praga presente na fruticultura. Seu nome se dá a sua aparência de cor azul bem escura. Já tem presença garantida por toda parte do mundo.
Hospedeiros Favoritos da Mosca Negra do Citros
Elas possuem uma vasta lista de espécies de plantas favoritas para se hospedar, as espécies do tipo cítricas estão entre as mais escolhidas, podemos citar a laranja natal, a laranja comum e o limão. As plantas sem frutas e que não são do tipo cítricas raramente será infestadas por esse tipo de mosca, mas não é impossível quando a quantidade de moscas é muito grande pode acontecer sim. Já existem registros como no Havaí por exemplo de proliferação em pés de cereja, abacate e manga.
Ciclo da Vida da Mosca Negra do Citros
A fêmea coloca um grande número de ovos por vez em formato espiral em baixo das folhas das plantas. A aparência desses ovos são de uma coloração marrom puxado para o dourado, e vão escurecendo ao longo do tempo até eclodirem o que leva de uma semana a dez dias.
A prole vai passar por três processos de mudanças, iniciar pelo estágio de larva onde ela tem uma coloração marrom e um formato mais comprido e oval, pode alcançar até 0,30mm no total, possui dois riscos incolores no seu corpo. A segunda fase larval ela tem uma coloração de marrom mais escura e tem algo como espetos pequenos no corpo e chega a medir 0,40mm no total. A terceira fase larval ele já aparenta uma coloração ainda mais escura, agora preto e com brilho aparente e com muitos espetos fortes pelo corpo e já alcança 0,87mm, e uma largura de 0,74mm. Esses processos em formato de larva levam um total de três até nove semanas para se completarem.
Já o está intermediário, que vem depois da larva é vem antes da fase adulta também conhecida como fase de pupa tem aparência oval e bem escura, possui pequenas cercas e libera uma secreção de aparência de cera.
Agora a mosca já está adulta, assim que ele está pronto para essa fase tem a aparência diferentes, a cabeça é de uma cor amarelo claro, suas pernas um pouco mais esbranquiçadas e seus olhos tem uma coloração marrom puxadas para o vermelho. Conforme o tempo vai passando ela vai mudando, vai ficando mais escura, uma cera vai se formando em volta e sua cor vai mudando para um azul mais escuro. Suas asas são do tipo anguladas. O tempo de vida dessas coisas é até longo com relação às outras, de 45 a 130 dias no total, variando de acordo com a temperatura.
Principal Danos Causados Pela Mosca Negra do Citros
Como citamos acima no texto os principais dano que elas causam são na vitalidade das plantas que acabam morrendo pois elas sugam toda seiva, as plantas não conseguem se desenvolver e gerar frutos pois ficam fracas. Inseticidas ainda precisam ser estudados e formas de controle também, para que consigamos controlar melhor nosso ecossistema.