Sabe aquelas moscas pequeninas que rondam todas as frutas, composteiras e até os alimentos? Elas são conhecidas como mosca-do-vinagre e muitas vezes, podem incomodar.
Mosca-do-vinagre é apenas um dos tantos nomes populares que o inseto recebe. Já que está espalhada em praticamente todos os cantos, em todas as casas.
Continue conosco, pois vamos mostrar como deixar sua casa livre desses pequenos e incômodos seres vivos.
Você conhecerá as principais características, o habitat, e encontrará fotos exclusivas para nunca mais confundir a mosca-do-vinagre com outros dípteros! Confira!
Conheça a Mosca-do-Vinagre
A mosca-do-vinagre é um inseto díptero, ou seja, que possui um par de asas e capacidade para alçar longos e contínuos vôos.
Cientificamente, ela recebe o nome de Drosophila Melanogaster e está presente na família Drosophilidae.
Porém, quando falamos no seu nome popular, uma grande quantidade aparece e talvez você conheça-a por outro nome, que também pode ser:
- Mosca-das-frutas
- Mosca-da-Banana
- Drosófila
Esse último menos popular, porém, os nomes já indicam alguns hábitos do inseto. Ela adora sobrevoar e pousar em alimentos que estão “quase” apodrecendo.
As frutas são os principais alimentos pelos quais a mosca tem uma maior atração e desta maneira, basta deixar algumas em cima da mesa, ou na fruteira por alguns dias e você notará as “mosquinhas” se aproximando aos poucos.
Elas adoram frutas, sobretudo a banana, o mamão e outras que possuem o interior amolecido, com um tempo curto de vida antes de ficarem estragadas.
Mas por que essas pequenas moscas pousam sobre as frutas? Simples, elas são seres que se alimentam de matéria orgânica em decomposição.
Além disso, alimentam-se também dos fungos e bactérias, estes que são capazes de se desenvolver a partir da fermentação do açúcar presente nas frutas.
Ou seja, as moscas sempre procuram por alimentos apodrecidos ou “apodrecendo”, também buscam por locais úmidos, como pias, ralos, e ainda podem ser encontradas em carcaças de animais em decomposição, fezes e lixos.
Isso mesmo, por isso muitas pessoas tem “nojo” dessas moscas, que antes de entrar na sua casa, sobrevoa diversos outros lugares, com certeza mais sujos e poluídos do que a residência de qualquer pessoa.
Conheça a seguir as principais características da mosca-do-vinagre, para quando encontrá-la saber exatamente de qual espécie se trata e evitá-la sempre que possível!
Mosca-do-Vinagre: Características
É importante você saber que ela é muito pequena, bem menor do que a mosca doméstica (a mais comum de todas!).
A mosca-do-vinagre mede apenas 3 milímetros de comprimento e muitas vezes passa despercebida por nossos olhos.
Além disso, dificilmente será possível ver a coloração do seu corpo, que é basicamente composta por castanho escura, com diferentes tons de amarelo, além das listras presentes por todo abdômen.
Você irá ver apenas quando tocar no alimento em que elas estão pousadas. Instintivamente, elas alçam vôo e podem ser vistas sempre em grande quantidade (pelo menos mais de 3).
Elas voam lentamente e estão longes de serem grandes voadoras.
Um fato que contribui para isso, é o seu abdômen, que fica “pendurado” quando elas começam a voar, e consequentemente, faz mais peso para as minúsculas asas suportarem.
Por isso, a tendência natural da mosca é apenas “pairar”, ou seja, voar vagarosamente, e apresentar quase um imobilidade no ar.
A mosca-do-vinagre possui um ciclo de vida tão curto quanto o seu tamanho. Ela demora apenas 7 dias para transformar-se da fase larval até a fase adulta.
Um adulto da espécie vive apenas 2 semanas, ele alimenta-se, obtém energia, reproduz e libera os ovos, dando origem a mais um ciclo de vida. A fêmea coloca cerca de 500 ovos por período reprodutivo.
Haja espaço para tanto mosca, não é mesmo? Mas fique tranquilo!
Existem algumas estratégias que você pode utilizar para evitá-las e manter sua casa um ambiente mais limpo e seguro. Veja a seguir!
Como Evitar a Mosca-do-Vinagre?
Há algumas maneiras eficientes de combater a procriação das moscas-do-vinagre. E basicamente tudo gira em torno da limpeza do ambiente.
Você pode também utilizar alguns artifícios para que elas não se aproximem das frutas, dos ralos, etc.
Vale destacar que elas se reproduzem facilmente em resíduos fermentados, como vegetais, frutas e até em cervejas.
Então confira abaixo 5 maneiras para evitar a mosca-do-vinagre!
- Evite deixar frutas – sobretudo banana e mamão – em cima da mesa, em locais com fácil circulação de ar, expostos às moscas.
- Evite também o acúmulo de água e a umidade dentro da sua casa, em pias, banheiros, ralos e tanques de lavar roupa, procure deixá-los sempre secos, assim você evita a propagação da mosca.
- Canos, telhas, baldes também devem ser evitados, eles facilitam – e muito – a procriação do inseto.
- Você também pode fazer algumas “armadilhas”, por exemplo, experimente colocar vinagre com algumas gotas de detergente em um recipiente. As moscas serão atraídas pelo cheiro do vinagre, porém, o sabão irá matar elas.
- Outra excelente alternativa é ter por perto uma planta carnívora, isso mesmo! Elas são muito eficientes quando se trata das moscas-do-vinagre, que são um fácil banquete para as plantas.
Essas são algumas maneiras eficientes de combater as drosófilas, que muitas vezes incomodam todos nós.
Existem outras formas de evitá-las com armadilhas, como por exemplo, utilizar mel e banana, enquanto as moscas são atraídas pelo odor da banana, ficam “presas” ao melado do mel.
Mas como dissemos acima, se você deixar o ambiente limpo, sem frutas “podres” na mesa, dificilmente elas irão pairar na sua casa.
A seguir confira algumas imagens desse ser vivo presente em praticamente todos os cantos do mundo!
Mosca-do-Vinagre: Fotos
A mosca-do-vinagre é um ser vivo que facilmente se adapta em locais úmidos, e elas procuram justamente lugares com essa característica para procriarem.
Devido seu pequeno tamanho, ela é quase imperceptível para nós, podemos vê-las apenas quando estão sobrevoando nossas cabeças.
Para manter sua casa um local tranquilo, limpo e longe de qualquer espécie de mosca, lembre-se de deixar o ambiente limpo, evitar o acúmulo de lixos e de umidade.
Essas foram as dicas para você que deseja evitar as moscas-do-vinagre na sua casa! Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais.