Como já falamos acima ele tem esse nome e não é a toa, o que os atrai com certeza é a umidade que facilita sua procriação. Eles também gostam de lugares silenciosas e sem muita luz, por isso é muito comum encontrar moscas dentro dos boxes do banheiro, é o ambiente perfeito para eles. De dia você vê eles ali na parede quase que imóveis, mas a noite elas começam a voar sob os ralos, das pias e os vasos. Dias de chuva quando o tempo fica mais úmido facilita ainda mais a sua proliferação.
As moscas de banheiro são bem conhecidas, inclusive odiada por muitas pessoas. Pertencentes a família das Psychodida também são conhecidas como mosca de ralo ou mosca de filtro. Inclusive na classificação elas estão mais para mosquitos do que para moscas.
Características da Mosca de Banheiro
Em nosso país foram registradas cerca de quatro tipos de moscas de banheiro, três desses tipos são do gênero Psychoda. São eles:
-
A Psychoda Alternata
-
A Psychoda Cinerea
-
A Psychoda Satchelli
Existe também o gênero, Telmatoscopus o que também faz parte a Telmatoscopus albipunctatus que também é chamada de mosca do banheiro. Quando elas infestam seu banheiro, colocam seus ovos sempre perto de locais com água, então perto das gretas dos ralos são seus lugares favoritos.
Mesmo a mosca de banheiro adulta é muito pequena, não ultrapassa 5mm no total, elas são bem escuras e não tem habilidade de picar. O tempo de vida delas é bem curto, cerca de duas semanas de vida. Elas são nojentas, mas não existe nenhum relato de doenças transmitido por elas. São insetos muito pequenos, corpo forte e cheio de cerdas, suas asas são revestidos por pêlos muito fininhos, elas se assemelham a miniaturas de mariposas, com relação as cores podem ser marrom mais claro ou até acinzentadas.
Habitat da Mosca de Banheiro
Apenas pelo nome já é possível deduzir qual é o local favorito das famosas moscas né, o banheiro da sua casa e de outros locais é seu habitat. Pois gostam de lugares úmidos, ralos e sanitários.
Essas moscas não voam por muitos lugares e nem a muita distância, costumam ficar próximo dos locais onde ficam seus ovos. Os canos que saem dos banheiros são ambientes perfeitos para serem infestados, e elas ficam voando por ali e paradinhas perto do seu ralo e das paredes do banheiro. Além de ficarem nas paredes tem o péssimo hábito de pousar em nós quando estamos no toilete.
Elas se alimentam ali mesmo nos encanamentos, e no esgotos com fungos que se reproduzem naquele ambiente. A reprodução é muito rápida, as moscas colocam seus ovos no ralos, e nos canos, o principal predador é a aranha. Depois que colocaram os ovos eles se rompem em uma semanas, as larvas vão se desenvolvendo e ficam maduras entre 10 e 50 dias de vida, já as pulas podem levar de 1 a 3 dias para ficarem prontas.
Hábitos das Moscas de Banheiro
Durante o dia vemos elas sempre paradinhas em algum lugar, pois são insetos noturnos. As fêmeas colocam muitos ovos, cerca de 10 a 200 unidades, por isso se reproduzem tão rápido. Após a postura dos ovos eles se rompem em no máximo 48 horas. Os três estágios de ovos, depois larvas e depois pupas ficam no meio do material orgânico em ambientes úmidos. Esse material orgânico que as protegem são células humanas mortas como cabelo, pele morta, pelos entre outros. Essa podem estar também em cozinhas, mas especialmente em banheiros, canos de esgoto, vasos sanitários, azulejos e outros.
Como Evitar a Mosca de Banheiro
Primeira coisa a fazer é identificar os eles estão colocando seus ovos, que provavelmente serão nos ralos do banheiro mesmo, como dissemos não estarão longe dali. Se puder tampar os ralos ótimo, mas se não for possível você pode optar por adicionar cloro todos os dias ali naquele local para que eles não se proliferem, porque é muito fácil para que eles sobrevivam nesses ambientes. Já existem hoje em dia para vender ralos que possuem esquema de abre e fecha, dessa forma você pode abrir quando for usar e fechar quando não precisar mais, isso pode ser bem mais prático. Para ter certeza todos os dias além de cloro adicione também água fervente para tentar deixar o ambiente desfavorável.
A forma mais segura e mais eficaz que recomendamos sem dúvida alguma é acionar um profissional em dedetização de pragas, prático, rápido e eficaz.
Fotos das Moscas de Banheiro
Elas causam grande incômodos, e dão um aspecto ruim ao ambiente, mas com relação a transmissão de doenças você pode ficar tranquilo que não será um problema. Outra dica básica, mas não menos importante é manter a limpeza regular do ambiente, quanto mais limpo menor a chance de encontrar essas mosquinhas chatas. Aliás quando elas começam a aparecer é um mal sinal, quer dizer que está na hora caprichar mais na limpeza. A limpeza precisa ser feita de forma criteriosa, limpar as bordas dos ralos utilizando escovas apropriadas, e sempre depois que tomar banho seque o chão. Se notar vazamento seja na pia ou no vaso, procure resolver rapidamente o problema. Prevenção é sempre melhor remédio. Mas caso a infestação já tenha acontecido você precisa partir para limpeza pesada utilizando claro e produtos de limpeza pesada, dando atenção aos ralos, frestas, rejunte dos pisos, boxes e todo local que possa acumular água e ficar úmido. Azulejos, pisos e também vasos sanitários precisam estar sempre perfeitamente rejuntados, nada de água acumulando. Com relação a inseticidas, desses que compramos em supermercado não resolvem seu problema, pois eles até matam as moscas adultas, mas não impedem a reprodução. É preciso agir na raiz do problema que são as larvas e seus ovos, e forma mais eficaz de atingir isso é contratar empresas específicas e que entendam de dedetização. Não tente fazer isso sozinho, os produtos são altamente tóxicos e precisam muito conhecimento e medidas de segurança.
Porque a Mosca de Banheiro Gosta dos Banheiros?
Como já falamos acima ele tem esse nome e não é a toa, o que os atrai com certeza é a umidade que facilita sua procriação. Eles também gostam de lugares silenciosas e sem muita luz, por isso é muito comum encontrar moscas dentro dos boxes do banheiro, é o ambiente perfeito para eles. De dia você vê eles ali na parede quase que imóveis, mas a noite elas começam a voar sob os ralos, das pias e os vasos. Dias de chuva quando o tempo fica mais úmido facilita ainda mais a sua proliferação.