As moscas são insetos incômodos e que podem transmitir doenças perigosas. O seu mundo é cheio de curiosidades e fatos interessantes. Por isso, nesse post, vamos falar sobre esse inseto tão persistente e cheio de características interessantes. Acompanhe abaixo:
Curiosidades Sobre as Moscas
Abaixo, nós listamos algumas das principais curiosidades sobre as moscas. Confira!
- As moscas enxergam em 360°. E o que faz com que isso aconteça são as centenas de lentes que formam os seus olhos.
- Elas são mais ativas durante o dia, e dormem durante a noite.
- Três dias depois que as larvas nascem, elas próprias se enterram no solo, onde permanecem até virarem moscas. A essa fase do ciclo de vida da mosca, dá-se o nome de pupa.
- Como as moscas possuem duas asas, elas fazem parte da ordem Diptera, da mesma forma que os mosquitos.
- Ao todo, existem mais de 150.000 espécies de moscas diferentes. Sendo que a mosca doméstica, a mosca-da-fruta e a varejeira são as mais comuns.
- Para limpar as patas, as moscas esfregam uma na outra. Existem alguns receptores nas patas desse inseto que servem para captar sabores e aromas. E eles devem estar limpos para permitir que a mosca reconheça o alimento.
- Em quase todas as vezes, as moscas são as primeiras a descobrirem um cadáver. Nos países quentes, como é o caso do Brasil, o consumo do cadáver é feito por cerca de 60 espécies diferentes de insetos.
- A vida das moscas é bem curta. Uma mosca doméstica, por exemplo, vive entre 25 e 30 dias somente.
- A mosca fêmea bota cerca de 120 ovos, sendo que todos eles medem menos que 1 mm.
- As asas das moscas batem 330 vezes por segundo, 4 vezes mais rápido do que o beija-flor.
- Para se alimentarem, as moscas utilizam duas técnicas: a primeira delas é lançar saliva em cima do alimento para que ele se dissolva, e elas possam sugá-lo, pois elas não conseguem comer nada sólido. A segunda técnica que as moscas utilizam, é comer e vomitar o alimento mais mole, para que possa consumi-lo novamente.
- Algumas pessoas costumam usar as moscas no controle das pragas. Enquanto que outras são usadas para fazer experimentos genéticos, como é o caso da mosca-da-fruta (Drosophila), por exemplo.
- Para os cientistas, as moscas podem ter surgido na mesma época em que os dinossauros foram extintos, cerca de 65 milhões de anos atrás.
- O estágio referente ao desenvolvimento de larva das moscas pode ser útil para que os peritos descubram o que chamam de “intervalo pós-morte”, que é o período que decorre entre a morte de alguém e a descoberta do corpo.
- As moscas conseguem carregar inúmeras bactérias que causam doenças. Elas contaminam os alimentos pousando sobre eles, depositando as bactérias presentes em suas patas, e que estavam na matéria orgânica em decomposição, onde elas pisaram. É dessa forma que as moscas transmitem doenças para os seres humanos.
- As moscas depositam os seus ovos em matéria orgânica em decomposição, como é o caso de restos de alimentos, cadáveres de animais, fezes, dentre outros.
- Em 2012, foi descoberta uma espécie diferente de mosca, que recebeu o nome de Scaptia Plinthina Beyoncea, como uma forma de homenagear Beyoncé, uma cantora norte americana. Essa mosca possui um enorme traseiro, da mesma forma que a cantora. Outra coincidência é que a essa mosca foi descoberta em 1981, que também é o ano de nascimento da Beyoncé. Outro fato é que essa mosca possui os pelos do abdômen na cor dourada, o que lembra muito a roupa que a cantora usou no clipe da música “Bootylicious”.
- Durante a picada, a mosca tsé-tsé transmite o Trypanosoma brucei, um parasita capaz de causar sonolência e letargia. A essa doença, dá-se o nome de “Doença do Sono”. Ela provoca dores muito intensas, convulsões, tremores, febre alta, e pode causar até a morte do indivíduo.
- O nascimento da larva se dá entre 8 e 24 horas depois os ovos são depositados na matéria orgânica.
- O ciclo de vida das moscas é semelhante ao de uma borboleta. Nascem de ovos, de onde elas eclodem como larvas. Em seguida, passam para fase de pupa, nascem as suas asas e elas chegam à fase adulta.
- O corpo das moscas é composto por três partes principais. São elas: a cabeça, o tórax e o abdome. Para recobrir o seu corpo, há uma espécie de membrana bem fina e com aspecto elástico, e a presença de pelos delicados.
- Algumas moscas se alimentam de sangue, como é o caso da mosca-dos-estábulos e da mutuca.
- O olhos das moscas constituem-se de milhares de lentes hexagonais. No caso da mosca doméstica, ela apresenta, em cada olho, 4 mil lentes. Cada uma delas funciona de maneira independente. Dessa forma, tudo o que uma mosca visualiza, parece se fragmentar em pequenas imagens.
- As moscas não possuem boca. Elas possuem um tubo digestivo, que é por onde elas vomitam uma espécie de líquido estomacal no alimento que irão consumir. Em seguida, o líquido é sugado novamente pelo mesmo tubo, juntamente com os nutrientes do alimento.
- Não são todas as moscas que picam. Não é por meio da picada que a mosca contamina o indivíduo. E também não são todas as moscas que irão injetar ovos, que se transformarão em berne mais tarde. Para que a mosca contamine uma pessoa, basta que ela pouse, de forma leve, na comida, na pele, na água ou na sua roupa.
- As moscas são muito sensíveis a movimentos no ar. Quando acontece algum movimento com a mão ou com algum objeto, ocorre uma espécie de flutuação no ar, fazendo com que a mosca voe antes de ser atingida por um golpe.
O Que Atrai Moscas
Para saber o que está atraindo a mosca para a sua casa, é preciso conhecer, antes de mais nada, qual é a espécie da mosca invasora.
A moscas domésticas e as moscas varejeiras, por exemplo, são atraídas por restos orgânicos, lixo úmido nas lixeiras, dentre outros. Já as moscas-das-frutas, essas são facilmente atraídas por doces, alimentos açucarados, frutas expostas, sucos e refrigerantes derramados, e etc.
Saber identificar o tipo certo de mosca é fundamental para poder usar o método de controle de pragas mais apropriado, bem como encontrar os locais onde esses insetos tendem a se reproduzir.
Como Espantar Moscas
Além de todo o inconveniente que as moscas causam, elas também apresentam um alto potencial de transmitirem doenças. Por isso, é muito importante mantê-las bem longe.
Algumas atitudes simples são muito eficazes para afastar as moscas, como manter a lixeiras sempre fechadas, não deixar restos de alimentos expostos, não deixar frutas podres na fruteira, e coisas do tipo.