Moscas crisopas (chrysopidae) são uma família de insetos da ordem neuroptera. As diferentes espécies atingem um comprimento de corpo de cerca de dois centímetros e uma envergadura de cerca de três centímetros.
Todas as espécies têm asas relativamente grandes e transparentes, com células de asas um tanto semelhantes. Apesar das asas grandes, todos os tipos voam esvoaçantes. A parte do peito e o abdômen estão completamente descansados sob as asas em repouso, mas, como as asas são transparentes, o corpo é sempre claramente visível. As moscas crisopas têm olhos relativamente grandes e convexos, que geralmente têm um brilho metálico.
São conhecidas em todo o mundo cerca de 1200 espécies de moscas. Uma nova espécie é descoberta regularmente ou a taxonomia é ajustada com informações recentes. Várias fontes às vezes fornecem informações desatualizadas sobre a taxonomia das moscas crisopas. As moscas crisopas são vistas como insetos muito úteis, tanto as larvas quanto os adultos.
Mosca Crisopas: Características e Fotos
As moscas adultas comem pulgões e néctar e pólen das plantas. As larvas semelhantes a vermes se alimentam principalmente de pulgões. Algumas espécies são usadas mundialmente como pesticida biológico em estufas.
As moscas crisopas geralmente permanecem pequenas. A maioria das espécies atinge um comprimento de um a dois centímetros e uma extensão ou vôo de asa que é aproximadamente metade do tamanho. Algumas espécies crescem mais e atingem envergadura de até 65 milímetros.
Comparadas a outros insetos, as moscas crisopas têm asas muito grandes que são dobradas umas sobre as outras em repouso e que estão escondidas sobre o abdômen como um dossel. As asas são providas de uma rede de veias de malha fina, as chamadas veias das asas.
As moscas crisopas são muito semelhantes, tornando-as facilmente reconhecíveis como tais. No entanto, não é fácil trazer uma cópia para nome ou sexo. O formato das asas e o padrão da asa se aproximam, em combinação com os padrões de cores na cabeça e na peça do peito, podem ajudar o pesquisador no caminho.
Uma determinação definitiva (em particular do sexo) geralmente só é possível através do estudo dos órgãos genitais no abdômen. As moscas crisopas geralmente têm uma cor verde a marrom. Várias espécies têm uma cor diferente, como preto, cinza ou azul. As amostras fixadas em uma coleção de insetos tornam-se de cor amarelada.
Uma característica notável da mosca crisopa, no entanto, é que elas podem mudar de cor. Elas não podem fazer isso muito rapidamente, como camaleões, mas as cores ficam mais frias lentamente até o marrom. Essa mudança de cor ocorre quando a mosca entra em hibernação e mais tarde quando o inseto se torna ativo novamente.
O inseto é menos perceptível com uma cor marrom ao se esconder em rachaduras na casca das árvores durante o inverno. Uma cor verde se destacaria mais. Assim que a mosca acorda novamente na primavera, o animal lentamente volta ao verde. A cor marrom é causada por uma concentração de corantes vermelhos no corpo da mosca, devido ao metabolismo reduzido.
Mosca Crisopas: Distribuição e Habitat
As moscas crisopas ocorrem como um grupo em todo o mundo, exceto em áreas muito frias. Algumas espécies de moscas crisopas ocorrem até em todo o mundo como espécie porque são cultivadas como pesticidas contra pulgões. No entanto, a maioria das moscas tem um modo de vida especializado e, portanto, está vinculada a uma área específica.
Diferentes gerações se desenvolvem em áreas temperadas. A última geração do ano tem que passar pelo inverno frio. As moscas crisopas não hibernam como ovos ou larvas, mas como pupas ou insetos adultos. A mosca recua em fendas e rachaduras nas árvores, mas os cantos e fendas dos edifícios humanos também são muito adequados.
As moscas crisopas são geralmente ativas à noite e são atraídas pela luz, de modo que as casas têm uma forte atração para as moscas crisopas. Por esse motivo, elas são freqüentemente encontradas em ambientes fechados durante o inverno, e são insetos bastante conhecidos. As moscas crisopas que entrarem tentarão escapar pelas janelas.
Mosca Crisopas: Inimigos e Defesa
As moscas crisopas são comidas por uma variedade de insetívoros, como pássaros, sapos e mamíferos comedores de insetos. Vários invertebrados também comem moscas se tiverem a chance. As moscas crisopas também têm um número de inimigos especializados que caçam especificamente moscas crisopas.
Alguns são parasitários, mas outros são parasitoides, que destroem completamente a mosca crisopa ou a larva. Um exemplo de parasita que vive na mosca crisopa é o forcipomyia eques, um mosquito muito pequeno que busca uma mosca crisopa e suga sucos corporais, da mesma forma que os mosquitos sugam sangue dos seres humanos.
As moscas crisopas são desajeitadas que têm um vôo esvoaçante; só podem se mover lentamente e não podem fazer curvas rápidas, podem ser facilmente arrancadas do ar. Além disso, as moscas crisopas destacam-se bem quando voam durante o dia devido ao brilho iridescente das asas.
As moscas crisopas têm mandíbulas muito pequenas e não podem morder e também não têm ferrão e, portanto, não podem arder. A defesa mais importante contra vários tipos de moscas crisopas na fase adulta é a disseminação de um odor desagradável. Esse odor difere um pouco por espécie e pesquisadores experientes podem até determinar quais espécies estão com odor.
Moscas Crisopas: Morcegos e Aranhas
As moscas adultas são ativas à noite e, portanto, evitam insetívoros ativos durante o dia, como aranhas e pássaros. No entanto, devido ao estilo de vida ativo na noite, elas entram em contato com os morcegos, que também são ativos à noite. Como alguns outros insetos, como louva-a-deus e mariposas, as moscas crisopas têm órgãos auditivos em seus corpos que podem detectar os sons ultrassônicos dos morcegos.
O alcance desse tímpano é de aproximadamente 13 a 120 kHz. Os órgãos são conhecidos de todas as espécies que pertencem à subfamília chrysopina e corretamente. As espécies das outras subfamílias apochrysinae e nothochrysinae não possuem essas estruturas. Se uma mosca crisopa percebe um morcego correndo, o inseto mantém as asas juntas e cai do céu.
O tímpano não está localizado no corpo ou na cabeça, mas na parte inferior da base da asa dianteira. O órgão tem um tamanho de aproximadamente 0,1 por 0,3 milímetros e é, portanto, um dos menores órgãos auditivos conhecidos no mundo dos insetos. Como outros insetos voadores, às vezes acaba em uma teia de aranha com razão.
As moscas crisopas estão entre os poucos insetos que podem trabalhar efetivamente fora da rede sem alertar a aranha, por causa de seu baixo peso, as moscas crisopas causam poucas vibrações. Uma mosca crisopa presa em uma teia de aranha morde primeiro os fios que grudam nas pernas, no corpo e nas antenas. Então a mosca, que agora só gruda com as asas na teia, cai no fundo.
Os muitos pêlos pequenos nas asas impedem que as próprias asas entrem em contato com a rede. Com o tempo, a aranha desliza pelos cabelos para que a mosca caia. Testes de laboratório mostram que a mosca crisopa geralmente escapa sob circunstâncias diferentes, exceto quando a aranha está no meio da teia. A mosca então tem pouco tempo para escapar e, portanto, é geralmente consumida.