As moscas caçadoras, cujo nome científico é Asilus crabroniformis é uma das espécies mais enigmáticas e incríveis do planeta, sendo uma das maiores espécies de moscas e a mais fabulosa. A família se adaptou comportamental, morfologicamente e fisiologicamente para garantir que permaneçam no topo do mundo dos insetos. Elas são predadoras mortais, máquinas peçonhentas, assassinas furtivas, além de possuírem os melhores bigodes sensores do mundo das moscas.
Asilidae é uma família de moscas verdadeiras pertencentes à superfamília Asiloidea dentro da subordem Brachycera. Até o momento, existem aproximadamente 7.003 espécies descritas de Asilidae distribuídas em todo o mundo. Existem cerca de 1.000 espécies norte-americanas de moscas caçadoras, com mais de 100 espécies ocorrendo na Flórida.
Habitat das Moscas Caçadoras
A mosca caçadora é um predador, sentado e esperando em um poleiro adequado (como uma pedra ou uma pilha de esterco de animais) para que insetos menores passem, capturados na asa. Prefere besouros de estrume, mas também come abelhas e gafanhotos. Produz esterco animal nas charnecas e terras baixas, as larvas eclodem e se alimentam de larvas de besouros no solo.
As moscas caçadoras são uma família abundante e diversificada, conhecida por seu comportamento predatório. A diversidade de Asilidae pode ser atribuída à sua ampla distribuição, pois a maioria das espécies tende a ocupar um nicho seletivo. Como o próprio nome indica, as moscas têm apetites vorazes e se alimentam de uma vasta gama de outros artrópodes, que podem ajudar a manter um equilíbrio saudável entre as populações de insetos em vários habitat. Os adultos Asilidae atacam vespas, abelhas, libélulas , gafanhotos, outras moscas e algumas aranhas. As moscas caçadoras são particularmente abundantes em habitats áridos e ensolarados, que são as condições ideais para observar seus muitos comportamentos.
Características das Moscas Caçadoras
Todas as moscas caçadoras têm um divoto característico no topo da cabeça, localizado entre os olhos compostos especialmente proeminentes. Em geral, asilídeos adultos têm um corpo alongado com um abdômen cônico. No entanto, algumas espécies são robustas e peludas, imitando as abelhas, e outras ainda podem ser esbeltas e com aparência de mosca donzela (libélula). Os adultos variam em tamanho, de pequeno 3 mm. a muito grande acima de 50 mm., com média de 9 a 15 mm. de comprimento. As moscas-caçadoras têm pernas longas e fortes, cerdas para ajudar na captura de presas. Os dimorfismos sexuais não são extremos, embora as fêmeas tendam a ter um abdômen um pouco mais amplo que os homens.
A maioria das moscas caçadoras tem uma coloração marrom, cinza ou preta e possuem outras características distintas que ajudam a identificá-las. Os adultos têm enormes olhos bulbosos, uma das muitas ferramentas que os tornam predadores tão eficientes, e o distinto mergulho entre os dois olhos, ambos característicos não apenas desta espécie, mas de toda a família.
Outra característica dessa espécie (e a maioria da família) é um bico robusto e bem formado, muitas vezes escondido em um bigode luxuoso ou, mais corretamente denominado, em uma mystax . São as peças bucais em forma de agulha chamadas hipofaringe que perfuram suas presas.
Com mais de um centímetro de comprimento com marcações em preto e amarelo, a mosca-caçadora assemelha-se a uma vespa ardente (na verdade, o nome latino “crabroniformis” significa “forma de vespa”). Essa imitação ajuda a protegê-los dos predadores enquanto se delicia ou se empolga ao ar livre, enquanto a parte de baixo marrom os camufla em suas aglomerações noturnas de vegetação alta.
Reprodução das Moscas Caçadoras
Asilídeos fêmeas depositam ovos de cor esbranquiçada em plantas e ervas baixas, ou em fendas no solo, casca ou madeira. Os hábitos de postura de ovos dependem da espécie e de seu habitat específico; a maioria das espécies deposita seus ovos em massas, que são cobertas com um revestimento protetor de giz. As larvas de moscas caçadoras vivem no solo ou em vários outros materiais orgânicos em decomposição que ocorrem em seu ambiente.
As larvas também são predatórias, alimentando-se de ovos, larvas ou outros insetos de corpo mole. A mosca voa no inverno como larvas e pupa no solo. As pupas migram para a superfície do solo e emergem como adultos, muitas vezes deixando para trás o revestimento da pupa. O desenvolvimento completo varia de um a três anos, dependendo das espécies e condições ambientais. Especula-se que o crescimento larval é acelerado em regiões mais quentes e que muitas espécies de Asilidae não vivem mais que um ano.
Os machos têm partes genitais grandes e visíveis, mas pela primeira vez é a genitália das fêmeas que é a característica mais visualmente atraente, dando a ela a característica aparência de vespa. E timidamente, é um impressionante ovipositor grande e brilhante (tubos de postura de ovos) para permitir que ela insira seus ovos em um belo pedaço de esterco fresco.
Comportamento das Moscas Caçadoras
Asilidae apreendem suas presas em voo e injetam suas vítimas com saliva contendo enzimas neurotóxicas e proteolíticas. Esta injeção, infligida por suas peças bucais modificadas (hipotaringe), imobiliza rapidamente a presa e permite a digestão do conteúdo corporal. A mosca caçadora logo tem acesso a uma refeição líquida, que geralmente é consumida ao retornar a uma posição empoleirada.
Moscas caçadoras exibem comportamento mínimo de cortejo. Em vez disso, o macho ataca a fêmea como um ato de aquisição de presas. A cópula é realizada de maneira cauda a cauda com os órgãos genitais masculino e feminino interligados. O voo não é completamente inibido durante o acasalamento.
Adornados com bigodes e peças bucais perfurantes poderosas, esses predadores são nomeados apropriadamente, pois são realmente os predadores aéreos mais cruéis e eficazes.
Eles podem girar a cabeça e os olhos também podem ver o que está acontecendo atrás deles – é difícil passar despercebido por esse predador
Elas frequentemente tentam perfurar as partes moles do inseto, como o pescoço ou, às vezes, os olhos. Felizmente para a mosca, este bigode ajuda a proteger suas peças bucais de serem danificadas pelas presas que se agitam.
As toxinas são desagradáveis para insetos, aranhas e, ocasionalmente, um beija-flor muito infeliz, mas, além de dar um gosto desagradável, não são perigosos para nós, humanos.
Como Evitar Moscas Caçadoras
Na fase reprodutiva os machos também estão observando os companheiros que passam. Quando chega a hora, a fêmea deposita seus ovos no esterco de vaca, cavalo ou coelho. Pensa-se que as larvas jantam em larvas de besouros no chão, onde passam três anos de suas vidas. Eles então se reproduzem e emergem como adultos no verão seguinte, com apenas cinco semanas frenéticas para iniciar o ciclo novamente.
O fato de depender de animais em pastagem e habitats ricos em insetos torna a mosca vulnerável a mudanças nas práticas agrícolas e a higienização de ambientes em geral. A conversão de charnecas e prados em terras aráveis ”melhoradas”, pobres em espécies, substituindo o gado por ovelhas e até mesmo sub-pastando nas reservas naturais, reduz o alcance das moscas.
Uma ameaça particular às moscas caçadoras é o uso de inseticidas em geral, como as avermectinas para desparasitar o gado, que também matam os besouros de esterco que as moscas caçadoras atacam.