A espécie cresce cerca de 1,2 m de comprimento. A Moreia-Pintada pode ser reconhecida por suas finas manchas pretas que às vezes se juntam para formar pontos difusos. A espécie ocorre nas águas marinhas tropicais do Indo-Pacífico e nas ilhas do Pacífico oriental tropical. Sabe-se que a espécie ocorre em águas muito rasas em apartamentos de recife.
Nos recifes de águas rasas, alimenta-se principalmente de crustáceos, mas também de peixes. Foi observado totalmente exposto à medida que a maré diminui, às vezes pulando da água para capturar caranguejos nas rochas acima da superfície.
Características das Moreias
As moreias variam consideravelmente em tamanho, dependendo da espécie, desde a enguia da faixa de cerca de 25 cm. até a moreia gigante, que pode ter até 4 metros de comprimento. Da mesma forma, a diversidade e a cor da pele têm tantas variações quanto as espécies. Sua pele pode ser manchada, listrada, sardenta ou tatuada e colorida em uma variedade de tons, incluindo marrom, verde, esbranquiçado, amarelo, preto e azul.
Apesar de todas essas variações, normalmente é bastante fácil dizer quando você está olhando para uma moreia, já que as semelhanças são tais que não costumam ser confundidas com outras criaturas marinhas. As moreias têm uma barbatana dorsal que percorre quase todo o comprimento do corpo, da cabeça às barbatanas caudal e anal, e são feitas para parecer uma cobra pela ausência de barbatanas peitorais e pélvicas.
A cabeça da moreia é grande, com olhos pequenos localizados bem à frente e uma boca larga com dentes grandes para rasgar a carne, em vez de triturar ou manter no lugar. Eles têm um conjunto secundário ou mandíbulas dentadas na garganta, chamadas mandíbulas faríngeas, que são empurradas para a frente para agarrar e arrastar as presas pelo sistema digestivo. Eles são a única criatura conhecida a usar mandíbulas da faringe para agarrar e segurar presas.
As moreias secretam um muco sobre a pele lisa em quantidades maiores que as outras, permitindo-lhes nadar rapidamente em torno do recife sem medo de abrasão. Além disso, os moreias que habitam a areia podem tornar sua toca mais forte e permanente, pois os grânulos aderem ao muco e aderem aos lados das tocas. Muitas vezes, existem parasitas na superfície da pele da moreia, tornando-os populares com camarões e gramados limpos.
Comportamento das Moreias
Devido ao pequeno tamanho das brânquias, os moreias precisam abrir e fechar continuamente a boca de uma maneira aberta para manter um fluxo de água e facilitar a respiração. Isso muitas vezes é confundido com uma postura agressiva dos inconscientes e faz parte do motivo da reputação temível da moreia. Outra pode ser sua incapacidade, devido à falta de visão, para distinguir onde termina a comida e onde começam os dedos humanos. Além de atacar quando ameaçadas, sabe-se que as moreias mordem e engolem dígitos daqueles que as alimentam.
As moreias são carnívoros e sua dieta consiste principalmente em outros peixes ou cefalópodes, além de moluscos e crustáceos. Eles vão caçar principalmente à noite e o principal instrumento de caça é o excelente olfato, que compensa a falta de visão. Isso significa que criaturas enfraquecidas ou mortas tendem a ser fáceis de detectar e são, portanto, o alimento preferido da moreia.
Caso contrário, eles se escondem nas fendas, esperando até que a presa esteja perto o suficiente, e então se lançam da toca e agarram a presa com suas poderosas mandíbulas. Seus ataques rápidos são devastadoramente impressionantes, como o mergulhador que viu um ataque de moreia irá verificar.
Estudos científicos mostraram hermafroditismo em moreias, algumas sendo sequenciais (são do sexo masculino, mais tarde se tornando femininas) e outras são síncronas (com testículos e ovários funcionais ao mesmo tempo) e podem se reproduzir com ambos os sexos.
O namoro entre os moreias compatíveis começa quando as temperaturas da água atingem o nível mais alto e elas começam a posturar sexual sob a forma de grandes escancarados. Depois, os moreias envolverão os corpos delgados um do outro, como um casal ou dois machos e uma fêmea. Eles simultaneamente liberam esperma e óvulos no ato da fertilização, o que sinaliza o fim de seu relacionamento.
História Natural das Moreias
Na eclosão, os ovos assumem a forma de larvas de leptocefalia, que parecem objetos finos em forma de folha, que flutuam no oceano aberto por cerca de 8 meses. Depois nadam como elvers para começar a vida no recife e eventualmente se tornar uma moreia, vivendo entre 6 e 36 anos, dependendo das espécies em um ciclo de vida natural.
Seus principais predadores são outras moreias, mas também grandes garoupas, barracudas e pessoas. Na verdade, isso representa muito poucos predadores, o que explica por que eles têm a confiança necessária para viver em tocas ou fendas nos recifes dos quais os vôos rápidos podem ser difíceis.
Moreias são pescadas, mas não são consideradas ameaçadas. Isso se deve em grande parte à sua toxicidade. A ciguatoxina, a principal toxina da ciguatera, é produzida por um dinoflagelado tóxico e acumula-se na cadeia alimentar, da qual as moreias são as principais, tornando-as perigosas para a alimentação humana. Aparentemente, esse fato foi a causa da morte do rei Henrique I da Inglaterra, que morreu pouco depois de se deliciar com uma moreia.
Moreia-Pintada: Características, Nome Cientifico e Fotos
É uma espécie muito comum e sempre interessante de observar. Alimenta-se principalmente de peixes, ocasionalmente de crustáceos e polvos, vivem em buracos e geralmente caçam à noite. Podem ser vistas ritmicamente abrindo e fechando a boca. Eles fazem isso para manter uma corrente respiratória além das brânquias. Elas passam por uma mudança de sexo durante o crescimento, passando de masculino para feminino.
Elas tem um corpo longo com uma barbatana contínua ao longo das costas. Como outros moreias, tem narinas alongadas, podem ser reconhecidas facilmente pelas linhas tracejadas que modelam sua face. Elas vivem em profundidades de até 40 m. em corais e recifes rochosos. Você pode ver grupos de até 10 enguias jovens abrigadas em fendas rochosas. As manchas negras no rosto e no corpo desta moreia marcam seus poros. Eles fazem parte de seu sistema de linha lateral que detecta mudanças na pressão e, portanto, pode ser usado para detectar movimento e vibração na água circundante.