Com o corpo esguio e longo, assemelhando-se a uma serpente, sabe-se que este animal habita algumas cavidades rochosas. No entanto, algumas pessoas criam a espécie em aquários domésticos, tendo a dúvida sobre se a moreia é venenosa ou não.
Da família das enguias, as moreias não são agressivas, mas podem atacar mergulhadores e criadores ao se sentirem ameaçadas. Como sua extensão não tem escamas e nem couro, a defesa está na mordida e na toxina que expele.
Quer entender mais sobre o perigo das moreias para nós, seres humanos? Então não deixe de ler esse artigo todo!
A Moreia é Venenosa e Perigosa Para os Humanos?
Sem dúvida, as moreias estão entre os peixes que você chamaria de excêntricos se fossem de água doce. A maioria dos exemplares geralmente esconde seus corpos compridos em brechas e buracos estreitos o dia todo. Contudo, quando deixam seus esconderijos para fins alimentares ou exploratórios, são definitivamente atraentes.
Elas não apenas chamarão nossa atenção pelo formato, mas, às vezes, se tiverem a possibilidade, também agarrarão nossos dedos, mãos e braços! Afinal, se estiverem se sentindo ameaçadas, têm que se defender de alguma maneira.
A Toxidade da Moreia
Existe uma grande divergência quanto à definição se a moreia é venenosa e mortal ou não. Mas, o que se pode garantir é que esses animais são sim, venenosos. Entre todas, cinco espécies podem até dar uma mordida mortal. Uma delas é a moreia mediterrânea Muraena helena.
Toxinas Mucosas Produzidas por Moreias
Várias pesquisas já confirmam que a picada de uma moreia pode ser muito dolorosa. Muito mais do que a picada de outros peixes predadores de tamanho semelhante. Isso pode ser explicado por um “efeito de retração”. Este efeito significa que alguém retira automaticamente um membro mordido e aumenta a ferida, empurrando com força os dentes da moreia pela carne.
Além da dor, as feridas causadas pela mordida desse animal geralmente sangram muito. O sangramento e a dor estão relacionados a uma toxina na camada de lodo da pele e na mucosa da boca.
Existem várias substâncias tóxicas encontradas nas diversas espécies que nos fazem afirmar que a moreia é venenosa. Uma dessas substâncias é a hemaglutinina. Esta é uma glicoproteína que causa a acumulação de glóbulos vermelhos.
Outra toxina encontrada na mucosa da moreia mostrou-se hemolítica, o que significa que ela destrói os glóbulos vermelhos. Uma vez que essas toxinas estão relacionadas às glândulas da pele, elas também são chamadas de crinotoxinas.
Toxinas no Sangue
As moreias, bem como muitos outros peixes semelhantes às enguias da ordem Aguilliformes, têm proteínas tóxicas no sangue. Elas são geralmente referidas como ictiostoxinas, que simplesmente significa “veneno de peixe”.
Essas estão entre as substâncias tóxicas mais antigas de criaturas marinhas conhecidas pela humanidade. Os pescadores e chefs de cozinha, em geral, estão cientes do fato de que certos peixes precisam ser aquecidos acima de 75° C para destruir as toxinas. Consequentemente, fazer sushi de moreia não é uma boa ideia.
O envenenamento por ictiotoxina pode levar a espasmos e respiração pesada. Essas substâncias também são hemolíticas e não devem tocar seus olhos, boca ou feridas abertas. A moreia é venenosa a esse nível, dependendo da espécie, portanto, deve ser manuseada com cuidado.
Toxinas de Tecidos
As moreias, como muitos outros peixes predadores, têm a possibilidade de armazenar toxinas específicas em sua carne/órgãos. As duas substâncias mais importantes são ciguatoxina e maitotoxina. Essas toxinas não podem ser destruídas aquecendo-a, como citado acima. Elas podem levar a um tipo de intoxicação alimentar conhecida como ciguatera.
A ciguatoxina não é produzida pelas próprias moreias, mas pelos dinoflagelados (por exemplo, Gambierdiscus toxicus). Estes são protozoários microscópicos e estão na extremidade inferior da cadeia alimentar. Ou seja, a moreia se alimenta deles.
A ciguatoxina é uma neurotoxina – inibe os canais de sódio necessários para a transmissão do sinal nos nervos. Os sintomas são doenças, espasmos, irritações da pele e paralisia parcial.
Infecções Secundárias
Sim, a moreia é venenosa. Entretanto, os efeitos das suas crinotoxinas são atualmente mínimos. As toxinas do sangue e dos tecidos dificilmente podem afetar os humanos mortalmente. As infecções secundárias é que são uma séria ameaça à nossa saúde.
Moreias não têm barbatanas peitorais ou mãos. Mesmo se pudessem ser treinadas para usar uma escova de dentes, teriam grandes problemas com a limpeza dos numerosos espaços entre os dentes multi-seriais. Pedaços de comida apodrecidos proporcionam um ambiente perfeito para bactérias desagradáveis, que adorariam ser transferidas para um pedaço de carne fresco com uma mordida.
A coisa mais importante a fazer quando se é mordido por uma moreia é limpar a ferida com cuidado. Segure o local embaixo da torneira e lave bem, desinfetando em seguida. Não deixe de visitar um médico se a ferida estiver muito inchada ou vermelha. Septicemia não é legal e pode levá-lo ao hospital rapidamente.
A Moreia é Venenosa, Mas é Possível Prevenir
Pode-se concluir que as mordidas de moreias estão longe de serem inevitavelmente letais. Mas elas são desagradáveis, potencialmente perigosas e devem ser evitadas o máximo possível. Algumas regras gerais podem ajudar a não sofrer acidentes.
Sem Alimentação Manual
Pode ser uma grande atração alimentar a moreia, mas, em geral, é a maneira mais óbvia de correr o risco de ser mordido pelo animal. É especialmente arriscado fazer isso, seja em seu habitat natural ou quando são “domesticadas”.
Fique Longe das Espécies Maiores
Uma coisa é ser mordido por uma moreia pequena e jovem, mas ser mordido por um exemplar grande é uma experiência bem diferente. Moreias de grande porte são capazes de arrancar grandes pedaços de carne de seus braços. Podem até arrancar dedos inteiros e mutilar aqueles que são mais descuidados.
Portanto, esses animais devem ser evitados de todas as formas. Deixe a aproximação somente para as pessoas que realmente sabem o que estão fazendo, por exemplo, funcionários de aquários ou profissionais estudiosos.
Em resumo, as moreias são, de fato, perigosas para os humanos de várias maneiras, inclusive quando mordem. A toxicidade exata de suas picadas é desconhecida até o momento e empiricamente considerada bastante baixa. Infecções secundárias e perda maciça de tecido e sangue provavelmente constituem um perigo maior.
No entanto, apenas porque a moreia é venenosa, não significa que deve ser maltratada ou caçada sem intenção nobre. Essa é apenas uma razão para se ter cuidado e prestar atenção, duas ações benéficas para todas as situações.
me fi kksksksk hj minha perna quase ia ser arrancada fora, pq essa merda, a cabeça dela era do tamanho do meu antebraço. Aqui no lugar onde eu moro, tem uma praia e várias pedras(enormes). Eu tava com vontade de cagar aí eu fui para pedra bater um cagao. meu fi, quando eu tava quase perto da pedra eu vi embaixo aquele demônio me esperando na maciota doida pra arrancar minha perna fora. E era daquelas marrom que são adultas e enormes. eu agradeço há Deus por ele não arrancar minha perna e nunca mais vou cagar nas pedras