Muitas pessoas têm medo de moreias, porque as veem se movimentando como cobras. Moreias não são cobras. Na verdade, são peixes e vivem em buracos ou cavernas, se mostrando altamente territoriais. Elas defenderão sua caverna dos intrusos e só se aventurarão fora brevemente para pegar presas que passam. Mas, nesse âmbito, a moreia dá choque?
Não! As moreias não dão choque. Geralmente não são nem agressivas e só podem mordê-lo se você chegar à caverna na qual elas estão escondidas.
Caso queira entender mais sobre o assunto, no artigo abaixo terão muitas informações. Não deixe de ler até o final!
O Que é Uma Moreia?
As moreias pertencem ao grupo dos peixes teleostei, o mesmo grupo em que encontramos os pargos, atuns e garoupas. Ao contrário destes, entretanto, a forma da espécie não respeita os típicos “cânones da beleza dos peixes”, mas lembra a de uma cobra.
Tais animais possuem um corpo alongado em forma de serpentina que é ligeiramente comprimido lateralmente. As barbatanas pélvica e peitoral estão frequentemente ausentes. Já a barbatana dorsal se estende da cabeça ao longo de toda a parte de trás, até que se junte e se funda com a cauda.
O corpo das moreias é vazio, ou seja, completamente desprovido de escamas na superfície. É coberto apenas por uma camada de muco protetor. A coloração varia muito de espécie para espécie, cobrindo uma ampla gama de cores e desenhos. Existem moreias pretas, azuis, amarelas, listradas, malhadas e listradas com zebra. Em suma, há um tipo especial para cada gosto, mesmo tendo a fama de que a moreia dá choque.
Características da Moreia: Como Ela É
O moreia é um peixe de formato alongado, que se assemelha a uma grande serpente marinha. Seu corpo é liso, enquanto a cabeça é decididamente curta e pouco proeminente em comparação com o resto.
Tal espécie se move lentamente na água, balançando como uma cobra se estivesse no mar. A cor de sua pele é marrom, na maioria dos casos, mas em muitas espécies existem desenhos e manchas de outras cores. Apenas poucos e raros exemplares têm cores iridescentes, que podem variar de amarelo a azul.
A moreia é um peixe bastante grande. Alguns tipos têm até 3 metros de comprimento. São também naturalmente as mais temidas por mergulhadores e praticantes de snorkel. Eles geralmente possuem muito medo desse espetáculo da natureza.
Muitos temem o veneno ou acreditam que a moreia dá choque, mas, na realidade, não é bem assim. O mais assustador é a mordida desse animal, que tem dentes longos e muito pontudos.
Onde Mora a Moreia? Seu Habitat Ideal
As moreias povoam principalmente mares temperados tropicais e quentes. Os praticantes de snorkel sabem muito bem que esses peixes são comuns em recifes de todo o mundo. Mas algumas espécies também podem ser reconhecidas no Mediterrâneo.
Em várias áreas, podemos encontrar o animal, que geralmente tem 80 cm de comprimento. Contudo, em todos os casos, não excede um metro e meio. Portanto, permanece em tamanho médio.
O mito de que a moreia dá choque é apenas um mito mesmo e nem é porque ela povoa as águas rasas. A espécie não gosta de profundidade. Isso a torna um peixe perigoso para a segurança humana, mesmo que, na realidade, mesmo ficando irritada, a moreia não ataca facilmente.
As Duas Mandíbulas do Animal
A mandíbula é a única parte do animal visível nas rochas, bem como outras partes do esconderijo. Isso porque esta sempre se mantém aberta, onde mostra os dentes afiados.
A boca da moreia geralmente captura a atenção dos mergulhadores. Embora permanecer com a boca aberta sugere que tal animal está pronto para atacar, a realidade por traz de tal comportamento é completamente diferente. Ao se manter assim, a moreia não dá choque, somente facilita que a água passe brânquias. É a forma como ela respira.
A característica peculiar desses animais se mostra sendo a presença do par de mandíbulas que são adicionais (da faringe). Elas são mantidas em forma de repouso lá dentro das gargantas. Só entram no jogo quando é o momento da caça.
Quando a espécie morde a sua presa, projeta a mandíbula faríngea nas cavidades orais, que se apertam em torno da presa, rapidamente arrasta para a garganta. Tal técnica é amplamente eficiente, não deixando espaço para a sobrevivência das presas. Assim, as moreias acabam se alimentam dos polvos, peixes e crustáceos.
Personagem Moreia: Ela é Perigosa Para os Seres Humanos?
A moreia dá choque ou não? Bom, esse é um tipo de peixe que sempre foi muito temido pelo homem. Isso porque sua mordida é muito dolorosa e o risco de infecção é alto.
Na verdade, esse animal marinho se alimenta de outros peixes, mas também de carniça. Tal ação acontece de modo que a carga bacteriana de sua mordida pode ser enorme. No entanto, é preciso enfatizar que a espécie não é venenosa. É verdade que toxinas estão presentes em sua saliva, mas certamente seu perigo não se deve a elas.
Em uma inspeção mais minuciosa, a fama da moreia é praticamente imerecida. Esse peixe certamente tem dentes afiados e sua mordida pode, sem dúvida, ser muito dolorosa. Contudo, se não estiver aborrecida, é praticamente impossível atacar o homem.
Basicamente, portanto, a moreia é um peixe absolutamente inofensivo para nós. Apenas fique à distância certa e não faça nada que possa deixa-la com a sensação de perigo.
Uma Terrível Fama
O fato de se a moreia dá choque ou não é absolutamente um mito. Ela desfruta da reputação de animal agressivo e perigoso, que não hesita no ataque aos humanos com mordidas dolorosas.
Entretanto, a realidade se mostra bem diferente, com a origem da má reputação sendo o descuido de determinados mergulhadores. Estes, sem ter conhecimento do comportamento desses fascinantes animais, os abordaram de forma errada. É bem importante entender que os exemplares dessa espécie, como diversos outros peixes, compreendem um comportamento territorial.
Eles moram dentro das fendas, em rochas e recifes, onde emergem somente à noite no intuito de comer. Portanto, cabe aos mergulhadores, respeitar o espaço dessas criaturas.
Você seria capaz de entrar na residência de um estranho sem que seja convidado? Não! A reputação ruim de que a moreia dá choque não passa de uma confusão com outro animal.