O nome é morcego ferradura porque esses morcegos tem uma ferradura na cara. Calma, não é nenhum pingente ou piercing… Mas o formato característico de seu focinho se assemelha a ferradura e por isso o nome.
Morcego De Ferradura Pequeno E Grande: Características E Fotos
A ferradura na verdade são protuberâncias nos narizes desses morcegos, importantes na função de ecolocalização. São importantes na identificação de espécies, e são compostos de várias partes. A lanceta é triangular, pontuda e encaçapada e aponta para cima entre os olhos dos morcegos.
A sela é uma estrutura plana, semelhante a um cume, no centro do nariz, que se ergue por trás das narinas, que indica a perpendicular da cabeça. A sela geralmente tem menos cabelo do que a lanceta ou o osso da perna. Eles emitem chamadas de ecolocalização através dessas estruturas, o que pode servir para focalizar o som.
Seus membros posteriores não estão bem desenvolvidos, portanto não podem andar de quatro; por outro lado, suas asas são largas, tornando seu vôo particularmente ágil. A maioria dos morcegos ferradura é de cor parda ou marrom-avermelhada. Eles variam em tamanho entre 2,5 a 14 cm de comprimento da cabeça e 4,0 a 120 g de peso.
As fêmeas têm um par de glândulas mamárias e dois “mamilos falsos” acima e ao lado da abertura genital, aos quais os morcegos recém-nascidos se agarram por alguns dias após o nascimento. Fêmeas de morcegos ferradura se acasalam durante o outono e armazenam os espermatozóides durante o inverno, concebendo e gerando jovens começando na primavera.
Morcegos ferradura habitam regiões temperadas e tropicais do sul da Europa, África e Ásia do sul ao norte e leste da Austrália. Todas as espécies são insetívoros, capturando insetos em vôo. Seus hábitos são diversos; algumas espécies são encontradas em grandes colônias em cavernas, algumas preferem árvores ocas e outras dormem a céu aberto, entre os galhos das árvores.
Os membros das populações do norte podem hibernar durante o inverno, enquanto alguns são conhecidos por sua estabilidade; pelo menos uma espécie é migratória. Vamos conhecer um pouco duas espécies: o grande e o pequeno.
O Morcego Ferradura Menor
Este é o rhinolophus hipposideros e é um dos morcegos mais pequenos do mundo, pesando apenas 5 a 9 gramas, com uma envergadura de 19 a 25 cm e um comprimento de 3,5 a 4,5 cm. Estes morcegos vivem em regiões mais quentes em colinas e terras altas, áreas arborizadas particulares ou áreas de calcário. No verão, seus habitats foram registrados até 1160 m acima do nível do mar, e até 2000 m no inverno, com o maior viveiro conhecido em 950 m.
É uma espécie paleártica, que se estende longitudinalmente da Irlanda, a oeste, até a Caxemira, a leste. É amplamente distribuída latitudinalmente, e vão desde as áreas montanhosas da Etiópia e do Sudão, ao sul da Alemanha e Polônia. Preferem áreas de vegetação arbustiva e arbórea, com a presença de águas superficiais.
A base de sua pele, que é macia e fofa, é de cor cinza claro, com pêlo lateral dorsal marrom-defumado e o lado ventral cinza, com a exceção de morcegos juvenis que são inteiramente cinza-escuros. As orelhas e as membranas das asas são de um castanho acinzentado claro. Seus tipos favoritos de presas incluem moscas, traças e aranhas.
Ele emite ultrassons de alto desempenho com pulsos de longa duração a uma frequência constante de 105-113 kHz e com energia máxima no segundo harmônico. A expectativa de vida máxima é de 21 anos. O voo é ágil, altamente manobrável e realizado até 5 metros acima do solo. É uma espécie sedentária, com deslocamentos máximos de até 153 km.
No verão, refugia-se em numerosas colônias dentro dos prédios nas áreas mais ao norte da área , cavernas e túneis de mineração nas regiões mais ao sul. Neste período forma viveiros compostos por várias centenas de fêmeas e alguns machos. No inverno, entra em hibernação sozinho dentro de cavernas, galerias de mineração e adegas, com temperaturas de 4-12 ° C e alta umidade relativa. Ela permanece agarrada às paredes ou às vezes apenas pés. A atividade predatória começa ao pôr do sol.
Eles dão à luz um pouco de cada vez na segunda quinzena de junho. O feto abre os olhos após 10 dias de vida, é capaz de voar após um mês e é completamente independente após outras 2 semanas. O acasalamento ocorre no outono e, mais raramente, no inverno. Ambos os sexos amadurecem após 1 ou 2 anos de vida.
O Morcego Ferradura Maior
Este é o rhinolophus ferrumequinum e é o maior dos morcegos ferradura na Europa e, portanto, é facilmente distinguido de outras espécies. O morcego ferradura maior tem, em média, entre 5 a 8 cm de comprimento, com uma envergadura de 35 a 40 cm. Ele pesa até 30 gramas. A espécie é sedentária, viajando tipicamente até 30 quilômetros entre os poleiros de inverno e verão, com o mais longo movimento registrado sendo 180 km.
O morcego ferradura maior varia do norte da África e sul da Europa até o sudoeste da Ásia, o Cáucaso, Irã, Afeganistão, Paquistão e Himalaia até o sudeste da China, Coréia e Japão. Geralmente, vivem abaixo de 800 m de altitude (acima do nível do mar), mas também, dependendo da disponibilidade e da umidade do pântano, vivem a 3.000 m de altitude no Cáucaso. Pastagens, floresta temperada de folha caduca, matagal mediterrâneo e sub-mediterrâneo e florestas são habitats de forrageamento comuns para esta espécie.
A pele da espécie é macia e fofa, com a base de cabelos cinza claros, o lado dorsal de cabelos cinza amarronzados e o lado ventral cinza esbranquiçado, com seus filhotes tendo mais um tom cinza acinzentado em suas peles. As membranas e as orelhas da asa são castanho acinzentadas claras. A espécie se alimenta preferencialmente de lepidópteros (mariposas), compondo cerca de 41% da dieta habitual.
Os morcegos ferradura maior hibernam em locais subterrâneos frios, como grandes cavernas, durante o inverno. Os morcegos exigem um certo limite de temperatura e umidade, mas isso pode variar com a idade, sexo e condição. Os morcegos ferradura maior estão ativos durante todo o ano nas partes do sul do seu alcance. Eles costumam percorrer apenas distâncias de 20 a 30 km em média entre os abrigos de inverno e de verão.
Em geral, o morcego ferradura maior é listado como de menor interesse pela IUCN. No entanto, a população global desses morcegos está diminuindo. Já encontram-se muito incomuns em grande parte do seu alcance. Apesar disso, eles parecem ser abundantes e difundidos em pelo menos partes do sudoeste da Ásia e do Cáucaso. Também em alguns países do noroeste da Europa, parece haver alguma estabilização ou recuperação.
Fragmentação ou isolamento de habitats, mudança de regime de manejo de florestas decíduas e áreas agrícolas, perda de insetos causados por pesticidas, e perturbação e perda de habitats subterrâneos e sótãos são as principais ameaças ao morcego ferradura maior. O desmatamento, causado principalmente pelas operações madeireiras e pela conversão de terras para usos agrícolas e outros, ameaça a espécie no sul da Ásia.