As iguanas são animais que podem adoecer e o fazem facilmente se não tomarmos cuidado. O fato de que uma iguana não se mexe ou ter áreas em seu corpo de cor marrom, preto ou avermelhado pode ser devido a uma queimadura causada por uma fonte de calor.
No entanto, essa mudança de cor nem sempre é devido a uma doença ou lesão física. Esses animais podem mudar a cor de sua pele quando:
- Porque eles estão sofrendo estresse;
- Para a chegada do estágio de calor;
- Porque envelhecem.
Mas, embora possa ser devido à idade, calor ou queimadura, o estresse é geralmente a principal causa.
Minha Iguana Não se Mexe, Mas Respira, Tudo Bem?
Vamos começar com o sintoma mais preocupante que trazemos em nosso título. A primeira coisa é nos perguntar por que a iguana não se mexe ou não mexe tanto quanto antes. Existem várias explicações a esse respeito.
Ataque de Parasitas Internos
Como em muitos outros animais, as iguanas podem sofrer invasão de parasitas. O mais comum é que isso lhes cause desconforto, de modo a afastar o apetite. Ao não comer como de costume, elas perdem força e se param de se movimentar com mais frequência, o que dá a impressão de mobilidade.
Sua Iguana Tem uma Infecção Respiratória
A iguana não se mexe por causa de dificuldade para respirar, assim, ela fica com os olhos fechado. Ao apresentar esses sintomas, além de um pouco de muco, provavelmente uma infecção está afetando sua respiração. Se você tem mais iguanas sob sua responsabilidade, deve tomar cuidado, pois é uma doença muito infecciosa.
Antes de determinar se há uma infecção, é preciso consultar o veterinário. Nem pense em perder tempo pesquisando em sites que remédios caseiros você pode usar. Esse tempo é precioso e necessário para o seu veterinário tratar o animal. Não use medicamentos para humanos ou antibióticos sem receita médica. Você pode piorar a situação.
Sua Iguana Não Está na Temperatura Certa
Sendo um animal de sangue frio, uma iguana sempre deve estar à temperatura ambiente ideal. Isso faz com que seu metabolismo e atividade ocorram como deveriam. Se estiver muito frio, provavelmente terá problemas.
Se o ambiente estiver abaixo de 22º C, o pet não terá energia ou calor suficiente para se movimentar. Portanto, parará de comer, andar e se exercitar. Esta é a causa mais comum da falta de movimento das iguanas.
Se a iguana não se mexe, controle sua temperatura. Compre um termômetro e verifique se a área em que você mora fica em torno de 27 a 28º C. Não deixe exceder a 30º C. No mercado, você pode encontrar vários elementos para regular sua temperatura, de cobertores a lâmpadas específicas.
De qualquer forma, é sempre bom fazer uma consulta ao veterinário para verificar o habitar adequado e tudo o que o envolve. Mas, tenha em mente que não são todos os médicos que podem dar um diagnóstico preciso. Procure por um profissional que seja especialista em animais exóticos. Dessa forma, você pode descartar a presença de parasitas ou uma infecção respiratória.
Além do calor, as iguanas precisam de um pouco de radiação ultravioleta. Isso as ajuda a sintetizar e processar o cálcio de que tanto precisam.
Mudanças de Cor na Pele da Iguana
Alterações na pele da iguana ocorrem ao longo de sua vida. Os mais comuns são os seguintes:
Minha iguana é laranja – Os machos mudam para uma cor acobreada ou laranja quando estão com ciúme;
A pele da minha iguana é esbranquiçada – As partes que ficam brancas estão prestes a passar pelo processo de descamação;
Minha iguana está bem escura – A temperatura não é adequada, é muito fria;
Iguana amarela – Está muito quente.
Manchas pretas na pele do animal – Manchas podem indicar uma infecção;
Iguanas marrons – Pode ser um sinal de estresse. Se ficar totalmente preta é sinal grave.
Para evitar que um mal maior ocorra, à princípio será preciso fazer as devidas alterações no dia a dia:
- Melhore sua dieta;
- Corrija a temperatura da sua casa;
- Controle o relacionamento que você tem com outras iguanas;
- Mude sua casa para ficar confortável.
Iguana Não Se Mexe – Linguagem Corporal
Embora possamos pensar que a iguana não se mexe porque é comum, que ela é um animal estático que raramente mudam de posição, nada está mais longe da realidade. As iguanas, como qualquer outro tipo de animal de estimação, também possuem uma linguagem corporal com a qual as pessoas sabem sobre seu humor ou o que precisam.
É conveniente, se possuir um, que aprenda a conhecê-la para não ter surpresas.
Para conhecer sua linguagem corporal, deve-se acostumar a iguana com a su presença. Para fazer isso, crie um terrário até que ela se acostume com o dia a dia no novo lar. Para pegá-la, apoie-a no braço, como se o animal estivesse em um galho de árvore, mas sempre tomando cuidado para fazer isso por trás da mandíbula.
Se, quando você for pegá-la, observe que ela move a cabeça de cima para baixo, como se estivesse assentindo. Isso quer dizer que está se preparando para atacar porque seu território foi invadido. Por isso é melhor esperar até que fique tudo fique mais calmo.
Também deve-se prestar atenção nos olhos do pet. Quanto mais contraídas estiverem as pupilas, mais nervoso o animal ficará. Assim, provavelmente reagirá de forma agressiva se for abordado. Se a iguana não se mexe e está de olhos fechados, significa que está muito calma, mas não abuse.
A cauda é outra parte do corpo à qual se deve ficar atento, já que geralmente o animal a usa como arma defensiva. Se ela for manuseada de forma abrupta, pode usar como chicote e tem uma precisão de golpe realmente invejável.
Em resumo: Esses pets são seres muito sensíveis. Se você perceber que a iguana não se mexe e alterou sua cor normal, faça as devidas verificações. Não se esqueça de levar ao veterinário o quanto antes.