Nome Científico do Mico Leão Preto
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o mico leão preto, conhecido cientificamente como Leontopithecus chrysopygus, pertencente à família Cebidae e também a subfamília Callitrichinae. Um animal nativo do Brasil, é muito encontrado no estado de São Paulo. Antigamente era muito comum encontrá lo a beira do rio tietê e também do rio paranapanema.
Hoje em dia já não é tão fácil assim vê-lo por aí, só em alguns lugares do estado como o famoso Parque Estadual Morro do Diabo , na cidade de Teodoro Sampaio, lá existem muitos desses animais.
Habitat do Mico Leão Preto
Como dissemos esse animal vivia a margem de alguns rios da cidade de São Paulo, algumas histórias contam que ele foi visto na bacia do rio Ivinhema lá em Mato Grosso do Sul, mas isso nunca foi provado. Eles geralmente gostam de viver em lugar com bastante chuva. Embora viva em alguns lugares mais secos também.
Em florestas do tipo mata atlântica, com alta altitude, também em florestas tipo mata ciliar, onde tem árvores bem grandes, e árvores altas.
A cada dia mais tem ficado difícil encontrar esse animais por aí, a maior parte deles agora fica em Teodoro Sampaio no Parque Estadual Morro do Diabo. Outros lugares onde eles podem ser encontrados em menor quantidade são na cidade de Gália em uma Estação Ecológica e em Buri. Em Paranapanema, pode ser encontrado na Estação Ecológica Mico Leão Preto. Em algumas outras estações ecológicas. Outros em propriedades privadas.
Características do Mico Leão Preto
Esse animal possui uma grossa camada de pêlos escuros, somente a parte de baixo é mais clara puxando para o marrom um pouco esverdeado. O rosto é pelado, nem seus pés e nem suas mãos possuem pêlos, essas partes tem uma coloração acinzentada.
Sua cauda não é adaptada para agarrar objetos com facilidade. Os membros de cima tem maior tamanho que os de baixo. Suas unhas lembram foices, com elas é possível se agarrar com facilidade em árvores, apenas um dos dedos é maior que os outros e tem a unha ereta. São animais pequenos, não passam de 20 a 33,5 centímetros de comprimento, a sua cauda é longa e me de 31,5 a 40 centímetros de comprimento. Ele pode pesar de 300 a 700g.
Comportamento do Mico Leão Preto
Esse é um animal de hábitos diurnos, e inclusive se dão muito bem com humanos e outros animais. Ficam em grupos, geralmente formados por animais da família. Geralmente os grupos são formados por um casal, e seus filhotes.
Quando os machos chegam na maturidade sexual, eles deixam o grupo familiar para partir em busca de uma fêmea para se reproduzir.
É comum que diversos grupos de família diferentes se unam, assim é fácil que os filhotes que já atingiram a maturidade sexual sejam macho os fêmea encontrem parceiros para se reproduzir.
Quem lidera o grupo é o casal reprodutor. Eles são responsáveis também pela segurança de todos, e por isso lutam bravamente para proteger o grupo.
São animais territorialistas, e ocupam um espaço entre 75 a 125 acres. infelizmente com o desmatamento o habitat do animal tem sido destruído e os grupos tem se juntado.
Hábitos Alimentares do Mico Leão Preto
Esses animais costumam comer algumas frutas e alguns tipos de insetos também. De vez em quando podem caçar alguns animais pequenos, animais invertebrados, ou alguns pássaros, ovos, pequenos lagartos e algumas aves.
Reprodução do Mico Leão Preto
A maior parte desses animais quando estudados foram classificados como monogâmicos, em alguns casos pode acontecer poligamia. Em alguns grandes grupos onde existem vários machos, pode acontecer da fêmea se acasalar com diversos deles para que eles acreditem que os filhotes sejam dele, assim eles vão estar sempre cuidando da prole. A cada parto, a fêmea do mico leão preto dará a luz a filhotes gêmeos, e podem nascer trigêmeos e até mesmo quadrigêmeos. O período gestacional da fêmea leva de 125 a 132 dias em média, esses filhotes certamente nascerão por volta de setembro até março.
O casal é responsável por criar o filhote, não apenas a mãe. Os filhotes vão nascer completamente sem pêlos, e já com seus olhos abertos. Eles nascem e não são 100% dependentes dos seus pais.
Os filhotes assim que nascem ficam com sua mãe até a terceira semana, depois desse período é o pai que leve o filhote para todo lado, levando a mãe apenas para amamentar mais ou menos de duas em duas horas.
Os filhotes vão desmamar em cerca de dois ou três meses, e ficam no grupo familiar até atingir a maturidade sexual que deve acontecer lá pelos 16 ou 24 meses de vida.
Fotos do Mico Leão Preto
O Mico Leão Preto, infelizmente está correndo risco de extinção, e está na lista vermelha dos animais ameaçados. Este animal já esteve na lista avaliado como criticamente em perigo de extinção. É muito importante que essa espécie seja preservada, por isso existem muitas parques ecológicos que se esforçam para preservar a espécie. O desmatamento prejudicou muito a distribuição desses animais na natureza, hoje são encontrados em locais muito pontuais, como:
- Parque Estadual Morro do Diabo ( Onde está a maior parte 820 animais),
- Estação Ecológica dos Caetetus ( 40 animais).
Os animais que restam não ultrapassam 130 animais. Por isso alguns projetos existem para reproduzir esse animal em cativeiro, e por isso a população tem aumentado com o tempo.
O seu ambiente começou a ser invadido já por volto do século 20, durante 65 anos ela já era tida como espécie extinta, foi quando descobriram alguns animais morando no Parque Estadual de Teodoro Sampaio no ano de 1970. A região que era habitada pelo animal foi totalmente desmatada, não restando chance de vida. Assim ele teve que se concentrar em pequenas áreas para sobreviver. Além desse problema de desmatamento, a construção de uma usina causou uma enchente no parque estadual, onde o animal ficava, assim ele perdeu ainda o pouco espaço que tinha.