O cane corso é uma raça de mastin napolitano com um caráter equilibrado, com um visual bastante astuto, mas extremamente inteligente. O cane corso é uma raça canina de origem italiana do tipo molosso que não é indicado pra qualquer tipo de pessoa.
Um Pouco Sobre o Cane Corso
Seu nome deriva do latim cohors, que traduzido tem um duplo sentido: significa tribunal ou pátio, mas também significa guardião. Ambos os termos definem bem as características deste cão esplêndido, que é de fato um cão de guarda, mas definir seu caráter com poucos adjetivos seria um eufemismo.
Dissemos que o cane corso não é um cachorro para todos porque, de fato, ele não é um cachorro para todos. Isso porque esse cão não precisa apenas de muito carinho e de um mestre presente. Ele precisa de alguém que o treine com paciência e doçura.
O cane corso não é difícil de treinar, pelo contrário: é bastante fácil, porque o relacionamento próximo que ele quer com seu mestre o leva a ser absolutamente obediente, mas ele não tolera que sejam arrogante e violento com ele. Tenha certeza: se você repreendê-lo mal, ele não o atacará (ele é definitivamente inteligente, lembre-se), mas saiba que ele ficará muito ofendido.
Ele se fecha e não obedecerá às chamadas. Ele se tornará apático e indiferente. Quanto tempo? Bem, depende dele e do que você fez com ele. E até que passe, as tentativas de aproximar-se serão inúteis. Só ele vai decidir quando você merece ter sua confiança de volta.
O cane corso, infelizmente, tem sido utilizado, e ainda é, por vezes, por lutas entre cães. Isso não quer dizer que seja um cão extremamente violento e descontrolado. Se desconfiar de estranhos, por exemplo, ele torna-se imediatamente alerta, mas raramente violento. Se ele sentir perigo para si mesmo ou para sua família, ele não inicia imediatamente o ataque. Mantém a calma e inteligentemente avisa o atacante para não dar outro passo, rosnando e, no máximo, dando-lhe um alarme de advertência, porque ele, forte e maciço, não fica colérico demais.
Mastim Napolitano Cane Corso: Origem e Historia
O nome “corso” vem dos dialetos falados no sul da Itália que se referem diretamente ao conceito de “enormidade, força e virilidade”. O termo “corso” também depende do fato de ter sido usado como cão de corte do macedônio Alessandro que dominou essas terras, que uniu os cães de Dario com o cão Épiro balcânico/grego, obtendo um cão de pêlo semi-cetim, mas com sub-pêlo, que ele usaria em suas campanhas militares.
O rei Fernando II de Aragão queria uma versão desta raça de cão de pêlo curto. O resultado foi obtido cruzando-se os molossos rústicos com o cão de captura maiorquino. Queriam obter um cão de pêlo curto que se desviava do camponês e tinha características nobres.
O cane corso dos nobres era obrigado a defender o dono e a bolsa com o dinheiro (que frequentemente ficava pendurado na coleira do cachorro), enquanto com os camponeses esse cão era usado para caçar javalis e liderar os rebanhos de gado e porcos. O cane corso com seu casaco preto também foi usado para defender os cavalos de roubo.
Os cães, na verdade, camuflavam-se no escuro, confundindo-se assim com os próprios cavalos. Cada cane corso era obrigado a ser sociável com a família e com os visitantes bem recebidos, enquanto os guardiões se integravam, em vez disso, com os mal-intencionados.
Com o treinamento correto, o cane corso é equilibrado e é considerado um ótimo guardião, sem ser muito agressivo. Desde suas origens é um cão que nunca é excessivo em nenhum de seus traços e tem versatilidade como sua força. O cane corso e o mastim napolitano não são mais o mesmo animal após a seleção histórica. O trabalho, que decretou o padrão em 1946, deixou claro que o cane corso e o mastim napolitano eram dois tipos caninos distintos, embora sejam descendentes da mesma linhagem.
Cane Corso: Saúde e Características Físicas
Morfologicamente o cane corso pertence ao grupo molossóide e é um animal enorme e forte. Tem um tronco compacto e robusto, com pescoço musculoso e cabeça grande. Os olhos são grandes e escuros e dão um ar inteligente e alerta. As orelhas são triangulares, de tamanho médio e pontiagudas. A trufa, preta e grossa, dá uma aparência alegre. O focinho é largo e profundo.
O cane corso é uma raça de cães de grande porte. Os machos variam de 64 a 68 cm para um peso entre 45 e 50 kg, enquanto as fêmeas variam de 60 a 64 cm para um peso entre 40 e 45 kg. O casaco é difícil ao toque, quase desgrenhado. A cor pode ser preta, cinza ou tigrada. O cane corso tigrado também tem uma máscara preta ou cinza que se estende sobre o rosto, mas nunca acima dos olhos.
O cane corso tem uma expectativa de vida média de 10 a 11 anos. Ele está sujeito a problemas de saúde que muitas vezes são hereditários (displasia da anca, cotovelo, doença articular degenerativa, problemas cardíacos, etc). Além disso, dado o seu tamanho, é mais propenso a problemas comuns. Portanto, atividade física e movimento não devem faltar.
Cane Corso: Caráter e Atitudes
Se você não conhece essa raça e vê pela primeira vez, você vê um cachorro grande, bem colocado, com um visual quase austero. O fato de que foi, e infelizmente às vezes ainda é, usado como um cão de briga, pode nos fazer pensar que não é um cachorro ideal para mantermos em casa.
Ele é um cão astuto, com um olhar inteligente e irônico. O cane corso é calmo, raramente excessivo em suas demonstrações de agressão. Ele é um cão confiante e equilibrado. É um dócil de quatro patas, obediente, simpático, curioso, brincalhão e amoroso. Esses recursos o tornam um companheiro fantástico para as crianças. Provavelmente ainda mais divertido que as crianças.
O cane corso é um cão que absolutamente precisa criar um relacionamento próximo com seu mestre e sua família, ele precisa de contato e presença. Deixá-lo sozinho por muito tempo e sem lhe dar afeto suficiente pode deixá-lo triste e deprimido. Não se surpreenda se, mesmo dentro da casa, você o encontrar seguindo você em todos os lugares, curioso e atento. Um guarda-costas completo, em termos de defesa, com a adição de que, se não sentir perigo para si ou para você, não está protegendo você, mas está apenas procurando por mimos extra.
No entanto, lembre-se que o cane corso é um cão de guarda. Sua casa e sua família serão protegidas sem sombra de dúvida por este grande e fofo cachorro. Ele é cauteloso com estranhos, mas não agressivo, exceto que, como já mencionado, ele se sinta ameaçado. E mesmo assim, ele não iniciará o ataque instintivamente. Ele vai avisar o atacante com um grunhido e talvez com um latido forte e poderoso, dando-lhe tempo para fugir. Considere que este não é um cachorro latindo, quase nunca faz. Ele também se dá bem com outros cães, embora seja necessária alguma atenção se eles forem da mesma raça e do mesmo sexo.