O marreco spot bill (nome científico Anas poecilorthyncha) também pode ser chamado de marreco spot bill ou simplesmente “pato indiano” ou “pato de bico oriental”. Esta ave não é considerada migratória e possui como hábitat as zonas úmidas de água doce da Índia.
A palavra “spot” significa “mancha” em inglês e faz alusão à presença de uma mancha vermelha próxima às margens da porção superior do bico, sendo esta mancha ausente ou insignificante em fêmeas.
Neste artigo, você conhecerá algumas valiosas informações sobre o marreco spot bill, dentre elas suas características, hábitat e comportamento; além de conhecer um pouco mais sobre a sua família taxonômica e espécies correlacionadas.
Então venha conosco e boa leitura.
Marreco Anas querquedula
Existem várias espécies de marreco, contudo, a mais famosa e mais referida como tal é a Anas querquedula, sobre a qual há um vasto acervo de artigos neste site.
Esta espécie é considerada migratória e está distribuída em boa parte da Europa Ocidental, bem como no Oeste da Ásia.
Apresenta dimorfismo sexual entre machos e fêmeas, no qual os machos apresentam cabeça e peitos de cor marrom, com uma faixa branca acima dos olhos; sendo que o restante da plumagem é com zonas na cor branca.
Marreco Spot Bill: Classificação Taxonômica
A classificação científica para o marreco spot bill obedece à seguinte estruturação:
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Aves;
Ordem: Anseriformes;
Família: Anatidae;
Gênero: Anas;
Espécie: Anas poecilorthyncha.
Marreco Spot Bill: Características, Hábitat e Fotos
A espécie possui entre 55 a 63 centímetros de comprimento, sendo que a ‘envergadura’ das asas mede entre 83 95 centímetros. O peso geralmente está compreendida dentro da faixa de 790 gramas a 1,5 quilos.
A coloração corporal é predominantemente cinzenta. A cabeça e o pescoço geralmente são mais pálidos e possuem uma conta negra. As asas possuem a faixa branca característica, no entanto, na parte de baixo contam com algumas penas negras de voo; assim como, na parte de cima, apresentam um aspecto de verde com bordas brancas.
Quando estas aves estão em repouso, apresentam destaque para a faixa branca na plumagem e para o decote longo. Algumas subespécies podem apresentar bico com ponta amarela, assim como manchas vermelho-alaranjadas na base.
O hábitat da espécie, como já mencionado na apresentação do artigo, abrange as zonas úmidas de água doce da Índia, assim como em todo o Paquistão. É natural que a espécie evite grandes áreas de mar aberto, tendo preferência por áreas úmidas de tamanho médio com presença de cobertura vegetal.
Marreco Spot Bill: Características, Comportamento, Reprodução e Fotos
Um fato bastante curioso sobre a espécie é que esta sofre muda completa pós-reprodutiva. No caso, tanto machos quanto fêmeas deixam cair todas as suas penas simultaneamente durante o período.
Fora da estação reprodutiva, esta ave é considerada bastante gregária, sendo capaz de formar pequenos bandos, no entanto são vistos isolados de outras espécies.
Durante a noite, costumam procurar vegetais para se alimentarem. Culturas de arroz estão inclusas no cardápio vegetal.
O período reprodutivo varia de acordo com a quantidade de chuvas e oferta de água, mas, pesquisadores vêm observando o ‘padrão’ de reprodução entre Julho a Setembro para o Norte da Índia; assim como Novembro a Dezembro para o Sul da Índia.
Os ninhos são construídos, na maioria das vezes, dentro da vegetação e próximo da água. Em alguns casos, estes ninhos são vistos em galhos de árvores cobertas por trepadeiras. São depositados, em média, de 8 a 14 ovos por vez.
Após a postura do último ovo, inicia-se o período de incubação. A eclosão dos ovos ocorre simultaneamente após 24 dias.
Quando os filhotes nascem, possuem coloração predominantemente preta, sendo amarela no dorso.
Além de alimentarem-se de vegetais, alguns invertebrados também estão inclusos no cardápio (como é o caso dos caracóis). A alimentação de caracóis, no entanto, deixa estes marrecos vulneráveis a uma série de trematódeos.
Marreco Spot Bill: Caça e Predação
Quando esta espécie é atingida ou quando é perturbada de alguma maneira, tende a mergulhar e permanecer debaixo d’água de modo a evitar a captura (este comportamento é visualizado principalmente se a ave estiver em movimento).
A espécie possui um grande histórico de caça dentro da Índia Britânica, em decorrência principalmente de seu agradável sabor.
Existia um método de caça na Índia que utilizava-se de feixes flutuantes de junco.
O pato indiano pode ser predado por aves de rapina (águia, gavião, etc.), assim como por predadores terrestres (a exemplo das lontras e pitões).
Conhecendo Outras Espécies de Marrecos
A marrequinha comum (nome científico Anas crecca) é considerada o menor pato da Europa. Obedece ao padrão de sua família taxonômica, logo as espécies apresentam dimorfismo sexual. Os machos são os mais coloridos, apresentando cabeça vermelha e verde, assim como dorso cinzento. As fêmeas possuem um tom castanho quase que homogêneo ao longo do corpo. A nidificação ocorre em latitudes boreais, desde a Islândia até a Escandinávia, Polônia, Rússia e Finlândia (passando também pela Escócia). Como é uma ave migratória, milhões de indivíduos se deslocam para o Sul e passam o inverno na Bacia do Mediterrâneo.
A marreca-caneleira (nome científico Dendrocygna bicolor) é uma espécie encontrada desde de o estado norte-americano da Califórnia até a Argentina (sendo que o Brasil estão incluso nesta faixa). Pode apresentar até 48 centímetros de comprimento. A plumagem é de cor predominantemente parda-acanelada, sendo que o pescoço apresenta laterais de cor negra, os flancos possuem listras amarelas; e tanto o bico quanto os pés possuem cor cinza.
A marreca cabocla (nome científico Dendrocygna autumnalis) está presente em todo o continente americano, sendo bastante presente inclusive na Amazônia brasileira. O comprimento pode chegar a 48 centímetros. Em relação à coloração da plumagem, o dorso é de cor ferruginosa; a fronte possui coloração cinzenta; o bico e os pés são de cor vermelha; a barriga é negra; e as asas possuem grandes manchas brancas, as quais se tornam mais visíveis quando a ave voa.
Depois de conhecer um pouco sobre o marreco spot bill, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.
Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
Phillips, John C. (1923). A natural history of the ducks. Volume II. Boston and New York: Houghton Mifflin. pp. 90–96;
Tudo Aves. Anas poecilorthyncha Casal Jovem (Indian Spot Bill). Disponível em: < https://www.tudoaves.com.br/anas-poecilorthyncha-casal-jovem-indian-spot-biil>;
Wikipedia em English. Indian spot-billed duck. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Indian_spot-billed_duck >.