Os marrecos são muitos comuns no Hemisfério Norte, onde puderam se acostumar com o clima mais frio, ainda que driblando-o. Isso porque essa ave é conhecida por fazer migrações anualmente, saindo de locais frios para outros mais quentes. Dessa forma, o marreco é capaz de escolher os locais mais quentes da Europa, por exemplo, para se instalar em cada época do ano.
Era isso que acontecia com o chamado marreco corredor indiano. No passado, quando a espécie ainda era encontrada em grande quantidade livre na natureza, o animal rumava com muita frequência das partes frias do Reino Unido para locais mais amenos na região próxima. Porém, com o tempo o marreco corredor indiano foi se tornando doméstico, já que a criação de animais dessa espécie cresceu de forma incrível por toda a Inglaterra.
Na verdade, atualmente já é possível encontrar o marreco corredor indiano em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Todo esse longo processo de popularização do animal se deve ao fato de o marreco ser muito produtivo, além de bastante barato. Assim, é comum encontrar exemplares do marreco corredor indiano à venda. Em todo caso, se você quer descobrir mais sobre essa espécie, veja todas as informações sobre o animal logo abaixo.
Características do Marreco Corredor Indiano
O marreco corredor indiano é um animal nativo da Inglaterra (ao menos até onde se sabe), mas que tomou todo o mundo com o tempo. Atualmente, a espécie é muito popular no Brasil, por exemplo, podendo ser comprada com certa facilidade, até mesmo em cidades do interior. O marreco em questão se diferencia dos outros pelo fato de ter um porte elegante, caminhando quase de forma vertical.
O animal, assim, possui um caminhar elegante e que chama a atenção ao longe. Ademais, o marreco corredor indiano, diferentemente de outras espécies, possui facilidade em caminhar. Isso porque a maior parte das espécies de marrecos nada e voa muito bem, mas tem dificuldade em se movimentar sobre a terra. O marreco corredor indiano pode chegar aos 2 quilos quando adulto e bem alimentado, além de ser capaz de atingir um tamanho bastante considerável.
O animal tem grande pescoço, sendo branco, com o bico alaranjado. Na verdade, até é possível encontrar o marreco corredor indiano em outras cores, mas isso se deve às alterações genéticas provocadas após uma série de cruzamentos induzidos pelas pessoas. De qualquer forma, o marreco corredor indiano original é completamente branco e não tem detalhes em outras cores.
Preço do Marreco Corredor Indiano e Mais Detalhes Sobre a Ave
O marreco corredor indiano é um animal bastante popular no Brasil. Dessa maneira, o marreco acaba por ter baixo valor de mercado, já que as pessoas costumam ter acesso a ele com certa facilidade. Assim, o mais natural é que um casal da espécie seja comprado por cerca de 200 ou 220 reais.
Por outro lado, a fêmea vale cerca de 130 reais, enquanto o macho não costuma passar dos 120. Quando comparado a outras espécies de marreco, nota-se que o corredor indiano é bastante barato. Há quem use esse animal para a ornamentação, já que, quando na cor branca, o marreco corredor pode ser bastante bonito. Porém, a produtividade do animal é bastante considerável em relação à reprodução, sobretudo quando se considera o seu baixo valor de mercado.
Portanto, criar o animal para a reprodução e para o abate são boas alternativas. Um detalhe importante sobre o marreco corredor indiano é que esse animal gosta muito de andar em grupos, além de não lidar tão bem com as pessoas. Porém, o marreco corredor indiano não costuma atacar, mas apenas se esconder dos seres humanos quando sente que pode ser atacado de alguma maneira.
Origem do Marreco Corredor Indiano
O marreco corredor indiano é muito popular na Inglaterra e, durante muito tempo, pensou-se que o animal havia sido gerado no país europeu. Todavia, com o tempo foi possível descobrir que a origem do marreco corredor indiano é muito mais confusa. Ainda assim, para muitos objetivos é possível considerar que o animal é nativo da Inglaterra.
Isso porque a origem da espécie não é nada clara, pois carece de relatos precisos e confiáveis. No fim das contas, ninguém sabe ao certo onde o marreco corredor indiano surgiu. Muitos consideram que os ingleses importaram esse animal da Ásia, mais precisamente do Sudeste do continente, mas não há provas de que isso realmente aconteceu.
Malásia, Singapura e Índia aparecem como possíveis locais de origem do animal, ao menos seguindo a teoria de que o marreco chegou à Europa após o seu nascimento na Ásia. Em todo caso, o certo mesmo é que, atualmente, o marreco corredor indiano já é popular em todo o mundo. No Brasil, o animal pode ser encontrado em qualquer uma das regiões, mas de forma ainda mais intensa no Sul e no Sudeste.
Habitat do Marreco Corredor Indiano
O marreco corredor indiano é um animal que gosta de clima ameno e úmido para se desenvolver com qualidade. Assim, embora não seja capaz de sobreviver em locais extremamente frios, o marreco pode suportar temperaturas abaixo dos 15 graus Celsius. Essa é uma característica muito importante, pois outros marrecos não são capazes de aguentar tanto frio e, nesse caso, acabam por morrer.
Esse é um dos motivos que ajudam a explicar a popularidade do marreco corredor indiano na região Sul do Brasil, de clima muito mais frio do que as outras partes do país. Ademais, quanto à sua reprodução, o marreco corredor indiano costuma fazê-la no verão ou na primavera. Assim, a cada ano a fêmea tende a colocar cerca de 150 a 200 ovos.
Há o relato de que uma fêmea do marreco corredor indiano foi capaz de colocar 300 ovos em 12 meses, mas isso é completamente anormal. Portanto, não espere tantos ovos, mas espere uma boa produção. Além disso, os ovos do marreco corredor indiano podem chegar a ter 60 gramas, mostrando como o animal é capaz de ser produtivo para o seu dono. Portanto, se você pensa em ter uma criação de marrecos, o corredor indiano surge como uma excelente alternativa.